domingo, 18 de janeiro de 2015

Je Suis Rico Com Futebol Pobre

Sabe quando você vê um jogo entre um clube multi-milionário (talvez não o clube, mas seu proprietário) e outro de orçamento modesto, e aí se pergunta: onde está, no desempenho dentro de campo, toda essa diferença de poder econômico?

Pois bem, esse é o retrato de Paris Saint-Germain e Evian Thonon Gaillard, no Parque dos Príncipes. O time de Lucas, Pastore e Ibrahimovic, que se dá ao luxo de colocar os indisciplinados Lavezzi e Cavani no banco de reservas (ambos atrasaram na reapresentação e foram punidos pelo treinador Laurent Blanc com três jogos de afastamento, retornando no segundo tempo aos jogos oficiais) não conseguia envolver um adversário que contava com Barbosa, Benezet e N'Sikulu. Sejamos francos: você conhece algum desses três nomes? Provavelmente, ouviu falar de Barbosa, goleiro da seleção brasileira na Copa de 1950. Mas e de Cédric Barbosa, camisa 14 do Evian? Pois vai ouvir falar agora: foi dele, aos 14 minutos, o gol que abriu o placar na capital francesa.

Precisando da vitória, ambos os times estavam. O Evian para tentar sair da zona de rebaixamento. O PSG, para diminuir a diferença para o topo da tabela. Para se reafirmar. Para justificar o investimento. E os donos da casa iam para o ataque. Às vezes com tanta sede que se expunha aos contra-ataques oponentes, quase sempre perigosos. Acredite: o Evian TG sabia rodar a bola com mais inteligência que o Paris SG. Era veloz e objetivo. Causava dificuldades. Mas, na defesa, não tinha muitos recursos para aguentar o monte de craques que vestiam azul. Aliás, tinha um grande recurso: o goleiro Leroy, que teve atuação sensacional. Suas intervenções em chutes de David Luiz, Ibrahimovic e Lucas foram algo extraordinário. Leroy já era o herói com menos de meia hora de jogo. Mas a bola parada castigou o Evian e seu ótimo arqueiro: Thiago Motta cobrou escanteio pela direita e David Luiz, que acabara de cumprimentar Leroy pela defesa em chute de Lucas (defesa que gerou esse escanteio), cabeceou firme uma bola indefensável. E olha que Leroy quase conseguiu espalmar para além do travessão. Um a um no placar.

Se com bola rolando nada feito, foi novamente na bola parada que o PSG achou o caminho da rede. Dessa vez, foi de Verratti o gol da equipe mandante. Ida para o vestiário com maior tranqüilidade, pois o placar era favorável. Porém, se formos pensar na atuação, o time de Blanc tinha todos os motivos para se preocupar. E não deu outra: aos dezessete, após cruzamento, Van der Wiel mandou contra o próprio patrimônio e marcou um irônico belo gol de cabeça. Consciente, diria, para incrementar a ironia. Consciente que, a partir dali, jogar melhor que aquilo virou uma questão de dignidade para o PSG. Imagine no final-de-semana seguinte à vexatória derrota de virada por 4a2 para o Bastia, um tropeço diante do Evian em pleno Parc des Princes? Com todo respeito ao Evian, é claro. Mas é aquela conversa do início do texto: "Sabe quando você vê um jogo entre um clube multi-milionário (talvez não o clube, mas seu proprietário) e outro de orçamento modesto, e aí se pergunta: onde está, no desempenho dentro de campo, toda essa diferença de poder econômico?"

Blanc resolveu mexer. E optou por colocar Cavani no lugar de Matuidi. Dessa forma, Verratti e Motta protegiam a defesa enquanto Ibrahimovic ganhava um companheiro de área. Matuidi era mais participativo que Pastore, mas o prêmio para o treinador por manter o meia argentino veio cinco minutos após a alteração: aos vinte e oito, Lucas fez o passe a Pastore mandou para a rede. Comemorou homenageando o filho, colocando a bola sob a camisa e simulando a gravidez. Talvez anunciando que estava para nascer uma boa atuação do PSG naquele jogo. Aos quarenta e três, já sem Lucas (que saiu de campo ovacionado pela torcida) e Pastore (entraram Lavezzi e Rabiot), brilhou a estrela de Cavani, que simplesmente empurrou a bola para a rede após boa jogada de Ibrahimovic.

Agora, o "poderoso" PSG vai torcer. Com 41 pontos e a quatro do líder Lyon, o clube mais rico da França torcerá pelo Rennes diante do Saint Éttiene e, mais tarde, para o Guingamp diante do Olympique de Marseille. É que Saint Éttiene e Olyimpique aparecem com 39 e 41 pontos, respectivamente. Mas, mais importante que essa "torcida contra", é torcer a favor. Torcer a favor do futebol. E isso quer dizer o seguinte: começar a jogar de maneira condizente ao nível técnico do elenco montado para essa temporada. Coisa que, pelo visto diante do Evian, parece estar longe de nascer.
Imagem extraída de Goal.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário