domingo, 4 de agosto de 2013

Clássico De Golaços

Podemos - e devemos - reclamar de muita coisa no cenário nacional atual. Especificamente nos esportes, já há muito o que contestarmos. A concessão do Maracanã é uma delas. Explicações precisam ser dadas a uma população que paga pelo estádio e que, repentinamente, vê-se usurpada de usufruir de suas instalações devido a uma política privatizatória encabeçada pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes, atuais colegas de partido.

Mas há uma coisa que não podemos - nem devemos - reclamar: a qualidade do jogo entre Vasco e Botafogo, em ótimo confronto realizado nesse domingo, pela décima primeira rodada no Campeonato Brasileiro 2013. Com a vitória por 3a2, o Alvinegro de General Severiano mantém-se na condição de líder na competição, agora com vinte e três pontos conquistados - dois a mais que o Cruzeiro e três de frente em relação ao Coritiba. O Vasco aparece em décimo lugar, com catorze pontos.

Foi uma partida corrida, bem disputada, com muitos lances de ataque e diversas disputas pelo domínio territorial no meio de campo. No final, fez diferença o talento do maestro holandês Clarence Seedorf e o poder de decisão do outrora bastante criticado atacante Rafael Marques (autor de dois gols, sendo o último deles uma pintura). André marcou dois para o Vasco, Juninho apareceu bastante, mas o time de Dorival Júnior acabou derrotado no Maracanã.

Aliás, se cinco gols num clássico já é um indicativo interessante, esse jogaço entre Vasco e Botafogo foi especial pela qualidade dos gols marcados. Seedorf foi categórico para marcar 2a0 com um toque encobrindo o goleiro Diogo Silva. Juninho foi ágil para girar sobre a bola e servir André, descontando no final do primeiro tempo. E Rafael Marques anotou um golaço após deixar Nei deitado no gramado e mandar a bola em direção ao ângulo esquerdo, logo depois de os vascaínos celebrarem o gol de empate.

Vitinho teve grande atuação (especialmente no primeiro tempo) e os jovens Dória e Gabriel vão confirmando se tratarem de dois grandes jogadores vindos da base botafoguense. O lateral-direito Gilberto, também cria alvinegra, foi outro a ter atuação interessante. André foi o destaque cruz-maltino, tendo ido às redes por três vezes - a primeira delas invalidada sob alegação de centimétrico impedimento.

O blogueiro tem grandes expectativas em relação ao time comandado por Oswaldo de Oliveira. Mesmo após a saída de Fellype Gabriel - jogador importante para o esquema tático do treinador, negociado com o exterior -, a equipe não perdeu o equilíbrio e vem se mostrando forte em todos os setores. Genial, Seedorf consegue conduzir o time ao ataque pela sua técnica apurada e liderança, atuando como um legítimo auxiliar técnico dentro das quatro linhas. As coisas poderiam ter sido mais fáceis para o Botafogo se o uruguaio Nicolás Lodeiro tivesse tido uma atuação pelo menos razoável. Já o Vasco, que fez começo de campeonato preocupante, parece evoluir desde as chegadas de Dorival e Juninho. Sabe-se lá em que parte da tabela o Clube da Colina irá terminar, mas se André mantiver o faro de gol, já é um começo para o time almejar coisas maiores do que uma mera fuga de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Vasco recebe a Ponte Preta (quinta-feira) e o Botafogo visita o Atlético Mineiro (quarta). Alvinegros pra tudo quanto é lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário