domingo, 7 de julho de 2013

Mundial Sub-20 De Muitas Emoções E Prorrogações

Nesse final-de-semana foram disputadas as quartas-de-final na Copa do Mundo de Juniores, torneio internacional sub-20 que está sendo realizado na Turquia. A primeira dessas quatro partidas eliminatórias foi uma goleada francesa sobre o Uzbequistão (4a0). Mas se alguém pensou em algum momento que os demais jogos também seriam definidos com tranqüilidade, não perdia por esperar os três jogos que estavam por vir. Tive a grata oportunidade de assistir todos eles - uns mais, outros menos minutos - e gostei do que vi. Vamos então, jogo a jogo, comentar cada um desses três confrontos que caminharam para dramáticas prorrogações. Sim, foram 3 prorrogações!

Uruguai 1a0 Espanha

Uruguaios e espanhóis haviam se enfrentado na estréia de ambos na Copa das Confederações, partida aquela que a Fúria dominou e venceu por 2a1. Dessa vez, porém, a superioridade espanhola não foi traduzida no placar. O Uruguai jogava retraído, tentando brechas em contra-ataques. Mas a Espanha era sólida, paciente, compacta e trabalhava a bola no campo ofensivo sem dar muitos espaços na defesa. Só quem esteve mais perto de abrir o placar foi a seleção sul-americana: no último lance dos 90 minutos, o goleiro Daniel Sotres agiu miraculosamente, realizando defesa formidável que rendeu ao jogo uma prorrogação e a ele uma substituição, pois fraturou o nariz ao chocar o rosto na trave esquerda.

Na prorrogação, o Uruguai viu a sorte lhe sorrir no final do primeiro tempo: Arrascaeta cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Avenatti, que entrara uns cinco minutos antes, abriu a contagem no centésimo segundo minuto de partida. A Espanha criou pelo menos três chances claras para empatar ou até mesmo virar o jogo no segundo tempo, mas não aproveitou nenhuma delas, dando adeus ao torneio. A Celeste avança, mas reforço aqui: não fez um grande jogo, ficando a maior parte do tempo envolvida pela adversária.

Iraque 3a3 Coréia do Sul (5a4 nos pênaltis)

E-mo-ci-o-nan-te. Imagine você um jogo que termina 2a2 no tempo regulamentar, vai pra prorrogação e as duas equipes se lançam ao ataque buscando a vitória. Imaginou? Agora pense o que seria desse jogo se uma dessas equipes alcançasse o gol de desempate aos doze minutos do segundo tempo na prorrogação. Foi isso que conseguiu o Iraque, através de Farhan Shukor. Jogando com graça, habilidade e descolando jogadas de efeito nos minutos finais, parecia que o Iraque faria a festa no apito final. Mas havia mais emoção por vir... e a Coréia do Sul, num chute de fora da área que desviou antes de chegar ao gol, igualou o resultado nos acréscimos.

Coube a iraqueanos e sul-coreanos definirem suas situações nos pênaltis. 4a4 na série inicial de cinco cobradores, com apenas um de cada seleção desperdiçando (ambos para fora). Na série alternada, Mohammed Hammed defendeu a cobrança de Lee Gwang-Hoon e Farhan Shukor, aquele mesmo dos gols no tempo regulamentar e na prorrogação, selou a classificação histórica. Histórica e memorável.

Gana 4a3 Chile

Um jogaço de bola foi o que tivemos entre Gana e Chile, em Istanbul. Assisti a partida em seus quatro tempos (dois de quarenta e cinco e dois de quinze minutos, fora os acréscimos). E sabe quando tudo pode acontecer num jogo? Pois bem, tudo poderia ter acontecido. Não foi por falta de movimentação e de oportunidades de ambas as partes. Nos últimos minutos da prorrogação, os chilenos tinham a vantagem de 3a2 no placar, mas os ganeses tinham uma vantagem mais valiosa: a determinação e a disposição física. Com um gol aos sete minutos do segundo tempo prorrogatório, empatou a partida em 3a3. E pressionou. E chutou. E criou. E chutou de novo. Até que, nos acréscimos, após linda jogada de Acheampong, Assifuah-Inkoom cabeceou para a rede.

Enfim, quem quer que faça a final, viverá uma situação especial. França enfrenta Gana, Iraque faz jogo com Uruguai. Não tenho palpites para esses jogos, mas já deixo registrada a torcida por ganeses e iraquianos. Mas, independentemente de quem serão os finalistas, o futebol sairá vencedor se tivermos partidas como aquelas três supracitadas na fase quartas-de-final.
Iraqueanos celebram gol diante da Coréia do Sul: seleção conseguiu vaga na semifinal de maneira dramática e, invicta no torneio, vai fazendo campanha histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário