sábado, 2 de fevereiro de 2013

Olha Keita Na Semifinal: É Mali, Que Elimina Anfitriã

Não teve vida longa a seleção anfitriã na Copa Africana de Nações 2013. Mas, diferentemente de 2010, dessa vez a África do Sul até teve um desempenho satisfatório, conseguindo uma participação, no mínimo, honrosa. Foram três empates e uma vitória na invicta campanha, caindo na fase quartas-de-final após desempate nas penalidades máximas com Mali.

Mali que, na maior parte do tempo nesse jogo em Durban, conseguiu controlar as investidas adversárias, mas sem demonstrar grandes qualidades ofensivas. Esperáva-se mais de jogadores como Mohamed Sissoko e Seydou Keita, mas, de toda forma, a equipe conseguiu buscar o empate (gol do próprio Keita) e arrancar a classificação nos pênaltis.

O destaque acabou sendo o goleiro malinês Soumbeïla Diakité, que defendeu duas cobranças - Dean Furman e May Mahlangu escolheram o canto direito e não conseguiram superar o arqueiro, que foi buscar. Ainda houve uma cobrança de Lehlohonolo Majoro, para fora: somente Siphiwe Tshabalala conseguiu converter pelo lado sul-africano, enquanto Cheick Diabaté, Adama Tamboura e Mahamane Traoré garantiram os 100% de aproveitamento de Mali nas penalidades.

Classificada, a seleção comandada pelo francês Patrice Canteron mostrou regularidade durante a partida, oscilando pouco diante de uma animada equipe da casa. A África do Sul, empurrada por um estádio lotado a apoiar o time, criou as maiores chances de gol, mas sem exercer uma pressão sobre o adversário. O incansável e voluntarioso defensor Furman, o versátil volante Reneilwe Letsholonyane e o dinâmico meia-atacante Mahlangu foram alguns dos destaques da equipe, que mostrou alguma evolução em relação ao Mundial, mas ainda carece de jogadores mais talentosos, principalmente no ataque. De toda forma, parece positivo o trabalho desenvolvido por Gordon Igesund, que viu em Durban, sua cidade natal, o fim de um sonho sul-africano.

Mali terá pela frente o vencedor do duelo entre Costa do Marfim e Nigéria. Pelo que vi dessas duas seleções, Mali seria zebra diante dos Elefantes e favorita diante das Águias. Independentemente de quem passe, uma coisa é certa para a seleção que acaba de eliminar a África do Sul: as vuvuzelas soprarão contra...

Um comentário:

  1. E aê beleza?!

    Apesar da Copa da África não ser aquele evento de futebol de primeiro nível, e bom ver o equilíbrio das Seleções, sendo que umas se destacam mais que as outras, como a Costa do Marfim e Gana.

    Abraços.
    Bola Furada d'Or 2012: Fim da segunda edição, confira os vencedores!

    ResponderExcluir