domingo, 27 de janeiro de 2013

Napoli Vence Parma No Ennio Tardini E Encosta Na Juventus

Que jogão!

O Napoli foi até a cidade de Parma para tentar diminuir a distância que o separa do topo da tabela no Campeonato Italiano 2012-3, afinal, a Juventus havia empatado com o Genoa no dia anterior. Só que o Parma, em 10º lugar na tabela de classificação, planeja se aproximar da zona de classificação para as competições européias. De quebra, a equipe comandada por Roberto Donadoni estava invicta jogando em seu estádio, o Ennio Tardini. Pois é, estava. O Napoli foi lá é quebrou essa invencibilidade, vencendo o jogo por 2a1. Jogo não, jogão de bola.

Escalado ofensivamente, o Parma logo imprimiu um ritmo intenso na busca pelo gol. Belfodil, Biabiany e Sansone eram os atacantes que a todo momento procuravam se infiltrar na bem postada defesa napolitana. Recuado para atrair os donos da casa e preparado para avançar em contra-ataques, o Napoli era objetivo quando com a posse de bola. E conseguiu abrir o placar aos dezenove minutos: Dzemaili enfiou a bola rasteira e Hamsik, de carrinho, desviou a trajetória para tirar do goleiro Mirante. 1a0 para os visitantes.

Se o jogo já estava bom antes do primeiro gol acontecer, ficou ainda melhor depois disso. Morgan de Sanctis e Antonio Mirante fizeram defesas sensacionais, cada qual pelo menos duas vezes, evitando ou o empate ou a ampliação do resultado, respectivamente. E, num jogo tão frenético e de tanta busca pelo gol, não foram só os goleiros que realizaram intervenções salvadoras: o zagueiro Cannavaro, num determinado momento, foi heróico para tirar com a cabeça uma bola que já havia passado por De Sanctis, afastando praticamente em cima da linha final.

Veio e a etapa complementar e a partida continuou interessante. É sempre legal ver um jogo onde as duas equipes atuam pelo gol. O Parma, com a posse de bola. O Napoli, contra-atacando. Mas sempre buscando o gol. As chances mais agudas eram dos donos da casa que, aos vinte e quatro minutos, tiveram um reforço em seu ataque: entrou o centroavante brasileiro naturalizado italiano Amauri no lugar do meio-campista Rosi. E, cinco minutinho depois de entrar, Amauri fez o passe na esquerda, Sansone cruzou fechado e Cannavaro teve a infelicidade de desviar para a própria rede. 1a1.

Cannavaro tinha crédito, fazendo grande partida e, ao lado de Campagnaro e Britos, formando uma defesa de gigantes diante de um adversário que parecia não cessar de atacar. Só que, após chegar à igualdade no placar, o Parma diminuiu o ritmo - ou talvez a intenção de se expôr aos contra-ataques adversários, quase sempre perigosos. E passaram a ser do Napoli as chances mais acentuadas de chegar ao gol. Edinson Cavani, que na rodada passada atingiu a marca de 100 gols na Série A italiana, desperdiçou pelo menos três oportunidades nessa partida. Coisa rara para o uruguaio.

Walter Mazzarri fez uma última substituição onde conseguiu ampliar a velocidade de transição pelos dois flancos do campo numa tacada só: tirou Mesto e colocou Armero para fazer sua estréia, deslocando Zúñiga para o outro extremo de campo e deixando seu compatriota atuar pela esquerda, seu setor de origem. Mirante e Cavani faziam partidas opostas: o goleiro fechava o gol e o goleador ou parava na muralha ou errava a mira. Mas no futebol, nada é para sempre. E, aos trinta e nove, Cavani recebeu ótima enfiada de bola de Insigne, fintou Mirante e mandou pra rede. 2a1 Napoli.

As chances de gol continuaram acontecendo nos minutos finais de uma das melhores partidas na temporada italiana. Na maior delas, Cavani chutou longe. Mas, se alguém tem crédito com essa camisa azul celeste, esse alguém é Edinson Cavani. Agora, com quarenta e seis pontos, o Napoli fica a apenas três da Juventus. Na próxima rodada, recebe o Catania no estádio San Paolo - a Juve pega o Chievo, em Verona. Já o Parma, com trinta e um pontos, fará confronto direto em sua investida por uma competição continental: enfrenta a Fiorentina, sexta colocada, com trinta e seis, em Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário