quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Díaz Feliz Para O Deportes Iquique Na Libertadores

Quem acha que a Copa Libertadores da América começa com os jogos pela fase de grupos, engana-se. O torneio de clubes mais badalado no continente americano não apenas já teve início como também já reservou algumas emoções para o amante do futebol.

Pelos duelos eliminatórios que levam à fase de grupos, o Deportes Iquique recebeu o León, no estádio Tierra de Campeones, e conseguiu a classificação somente na disputa por pênaltis. Após empatarem por 1a1 em solo mexicano, o placar se repetiu no Chile. Os gols foram marcados no segundo tempo: pouco depois do intervalo, aos dois minutos, Yovanny Arrechea recebeu cruzamento de Luís Montes em cobrança de escanteio e emendou um chute em meio a muitos marcadores, conseguindo mandar a bola no canto esquerdo do goleiro Rodrigo Naranjo e abrindo o placar para os visitantes.

Se antes do gol adversário o 0a0 ia classificando os donos da casa, o Iquique passou a se ver na obrigação de marcar pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis. E não demorou para conseguir encontrá-lo: aos doze, Leonardo Monje entrou livre na área, preparou o drible no goleiro Christian Martínez e caiu após o choque com ele. Pênalti marcado pelo árbitro paraguaio Antonio Arias e convertido pelo camisa dez argentino Rodrigo Díaz. 1a1 e festa no acanhado estádio chileno.

A partida, interessante com as três combinações de placares que foram vivenciadas no gramado, seguiu com chances de gol para ambos os lados. Hernán Darío Burbano, ligeiro meio-campista colombiano que veste a camisa número um do time mexicano, era o elemento mais participativo nos contra-ataques, mas sem conseguir sucesso nas articulações com o compatriota Arrechea e com o mexicano José Vázquez. A ausência de Rafa Márquez deve ter feito uma falta danada para o time comandado pelo uruguaio Gustavo Matosas: o experiente jogador ex-Barcelona daria aquela organizada na defesa e possibilitaria melhor saída de jogo para uma equipe que era dinâmica na movimentação mas vacilante na precisão dos passes.

No final, a expulsão de Juan Calderón deixou o León com um homem a menos e o que se teve foi um jogo de ataque contra defesa, onde o Iquique tentava o gol da classificação. Mas o rumo do confronto foi mesmo as penalidades máximas. E não demorou para a equipe local ficar em ótima situação, abrindo 3a0 na contagem através dos gols de Mauricio Zenteno, Manuel Villalobos e Sebastián Ereros, além das defesas de Naranjo nas cobranças de Burbano e Montes, se adiantando não sei quantos metros com o consentimento da arbitragem.

Vázquez finalmente converteu uma cobrança mexicana, diminuindo o prejuízo para 3a1. E aí o Iquique passou a ter pelo menos duas possibilidades de classificação. Falhou na primeira, quando Cristian Grabinski mandou a bola no travessão. Na segunda, que seria através do goleiro Naranjo, Arrechea marcou o segundo gol para o León. Então, coube a ninguém menos que Rodrigo Díaz a cobrança para selar a classificação do clube chileno. Afinal, ninguém melhor do que o autor do gol da equipe tanto no México quanto no Chile para ficar com a cobrança derradeira. E o argentino de trinta e um anos de idade mandou a bola na rede, indo comemorar com a torcida.

Agora, o Deportes Iquique junta-se ao grupo 4, encontrando Emelec, Peñarol e Vélez Sarsfield. Fará sua estréia dia treze de fevereiro, no estádio Tierra de Campeones, onde receberá o Peñarol.

Outro jogo

Pouco mais cedo, o argentino Tigre foi até a Venezuela e não teve grandes dificuldades para marcar 3a0 no Deportivo Anzoátegui, totalizando 5a1 na soma dos resultados. Botta, que marcou o primeiro gol em jogada individual e deu a assistência para o segundo, marcado por Santander, foi um dos destaques na partida. Maggiolo ainda marcou o terceiro no final, quando o Anzoátegui já não impunha qualquer resistência em campo. Desta forma, o Tigre, que protagonizou cenas raras e até hoje não suficientemente explicadas naquela final de Copa Sul-Americana de "um jogo e meio" com o São Paulo, passa a integrar o grupo 2. Lá, encontrará Libertad, Palmeiras e Sporting Cristal. A estréia será com o Libertad, em solo argentino, dia vinte e um de fevereiro. Mas a curiosidade-mor (ou seria curiosidade-mórbida?) está para os duelos com o Palmeiras, principalmente o segundo, pela quarta rodada, que será realizado em São Paulo. Lembranças do fatídico duelo pela Sul-Americana à parte, vamos combinar: é mínima a possibilidade de algo daquela natureza acontecer novamente. Assim como são mínimas as chances de a CONMEBOL tomar as providências cabíveis...

Um comentário:

  1. Vai pegar um grupo difícil, com times de camisa e tradição. Não creio que terá sucesso. O que me chamou a atenção ver que o torneio mais "pomposo" das Américas ainda nos reserva estádios acanhadíssimos como este sugerido pela foto.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir