domingo, 12 de agosto de 2012

Com Cara De Líder, Atlético Vence Vasco

Líder e vice-líder na tabela de classificação, Atlético Mineiro e Vasco se encontraram no estádio Independência e não decepcionaram aqueles que esperavam um grande jogo. A partida foi movimentada (principalmente devido ao ótimo sistema de criação de jogadas atleticano) e o resultado final de 1a0 não retratou a dinâmica dos acontecimentos.

O jogo

Num país onde a mídia sensacionalista parece se multiplicar, o Atlético Mineiro foi recentemente alvo da imprensa por fatores extra-campo. Mas, se aconteceu alguma coisa mais ou menos perto do que foi noticiado, o relfexo no campo teve efeito inverso - com ótima atuação coletiva e conduzida pelo talento inconfundível de Ronaldinho Gaúcho, a equipe comandada por Cuca se impôs, foi superior durante a maior parte do tempo e por muitas vezes colocou o competente sistema defensivo de Cristóvão Borges na roda.

O ritmo acelerado atleticano no campo de ataque foi visto com intensidade nos primeiros minutos, com o Vasco, aos poucos, conseguindo se portar no gramado de modo a diminuir as oportunidades de gol ao adversário. Gramado que, diga-se, mostrou não ter condições de comportar os jogos de Atlético, Cruzeiro e América, dando claros sinais de desgaste. Isto é, o jogo que era bom, poderia ter sido ainda melhor se disputado num terreno mais apropriado para a prática esportiva.

Bernard e Guilherme se deslocavam bastante e aumentavam as opções de passe para um lúcido Ronaldinho, que tinha ainda Jô mais à frente como referência no ataque. Mas, bem marcado por uma defesa atenta, o Atlético só conseguiu abrir a contagem aos 24 minutos no segundo tempo: Ronaldinho cruzou da esquerda, Fernando Prass desviou com um tapa e a bola chegou até Jô, que completou para a rede, no canto esquerdo. 1a0 Atlético e explosão de alegria da maior parcela de torcedores presentes nas arquibancadas. Detalhe: o Vasco não sofria gol há oito jogos.

Atrás no placar, o Vasco levava perigo basicamente nos lances de bola parada, com Juninho Pernambucano mostrando seu reconhecido talento nesse fundamento. Porém, a cobrança de falta que mais deu trabalho a um dos goleiros foi efetuada por Ronaldinho, que chutou forte e parou em defesa de Prass, que espalmou no alto. Cristõvão alternou formações no ataque, jogando o primeiro tempo com Éder Luís e Alecsandro, iniciando a segunda etapa com o equatoriano Tenório no lugar de Éder e terminando a partida com Alecsandro ao lado de William Barbio (Tenório saiu sentindo uma contusão que, a princípio, foi dita como estiramento na panturrilha direita). E se nenhuma das formações deu grande efeito, muito se deve a atuação pouco produtiva de Carlos Alberto, sobrecarregado na função de conectar o meio ao ataque.

Com essa vitória, o Atlético aumentou para quatro pontos a diferença para o Vasco na ponta da tabela - e tem um jogo a menos, podendo aumentá-la para sete. E o mais importante: o Atlético mostrou futebol de líder, postura de campeão e contou com o apoio de uma torcida que parece sentir que as coisas caminham muito bem, obrigado. Digam os sensacionalistas o que quiserem...

2 comentários:

  1. Amigo Soham, enquanto não temos o "Verdadeiro ou Falso?", montamos um bolão da Premier League. Participe aí =D britfoot.blogspot.com/2012/08/bolao-da-premier-league-1.html

    ResponderExcluir
  2. To apostando no Flu, pois vejo um Vasco enfraquecido e um Galo que ainda perderá folego e sem tanta gordura. Mas olho no Grêmio!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir