segunda-feira, 30 de julho de 2012

Neymar Desequilibra Em Virada Brasileira Sobre Bielorrússia

A medalha de ouro olímpica é o único título que falta à seleção brasileira de futebol masculino. Londres-2012 está aí e a possibilidade dessa conquista inédita acontecer é considerável. Após estrear com vitória sobre o Egito (3a2), o Brasil voltou a marcar três gols num mesmo jogo e dessa vez passou pela Bielorrússia com o resultado de 3a1.

Vencer a partida realizada no estádio Old Trafford não foi tarefa simples, apesar do domínio territorial estabelecido pelos comandados de Mano Menezes. Com um belo gol do brasileiro naturalizado bielorrusso Renan Bressan, após rápida trama ofensiva que resultou em ótimo cruzamento de Aleksey Kozlov para certeiro cabeceio do camisa dez, a equipe do leste europeu abriu o placar aos oito minutos.

Mas a desvantagem no placar não intimidou a seleção sul-americana: seis minutos depois, aos catorze, Neymar lançou Alexandre Pato e o atacante empatou a partida, também de cabeça. A igualdade se manteve até o apito de intervalo, com o Brasil tendo a bola no ataque e a Bielorrússia basicamente se dedicando a contra-atacar quando possível fosse, na maioria das vezes conduzida por Renan Bressan.

O panorama pouco se modificou na etapa complementar, e a situação foi ficando mais fácil para o Brasil pois os jogadores adversários pareciam estar menos inteiros fisicamente. Aos dezenove, brilhou a estrela de Neymar: com cobrança de falta espetacular, o jogador colocou a redonda na gaveta, sem dar chance de defesa ao bom goleiro Aleksandr Gutor.

Gutor que evitou novos gols brasileiros com pelo menos três belas defesas, sendo uma delas absolutamente maravilhosa, dando sutil desvio com as pontas dos dedos após cobrança de falta de Oscar. Oscar que, por sinal, também atuava muito bem, sobretudo do ponto de vista tático, equilibrando o meio-campo brasileiro e facilitando a transição ao ataque através de bons passes.

No final do jogo, Oscar foi premiado com o último gol do jogo. Um gol que teve a marca de Neymar: o santista recebeu a bola já escapando da marcação com um cabeceio, partiu em velocidade, entrou na área e serviu o companheiro com magistral toque de calcanhar - e o novo reforço do Chelsea não desperdiçou a oportunidade, pegando firme e mandando perto do ângulo direito. 3a1 Brasil.

Não dá para afirmar se vai terminar em medalha essa participação brasileira nas Olimpíadas - que o diga que seja dourada. Mas esboça-se uma seleção capaz de vencer qualquer adversário que cruze seu caminho até a eventual final olímpica. Para diminuir o grau de dificuldade nessa jornada, a seleção espanhola já está eliminada, pois perdeu a segunda partida na fase de grupos e não tem mais chances de avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário