quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gol De Kléber Gladiador Faz Grêmio Derrubar Último Invicto

Não há mais ninguém invicto no Campeonato Brasileiro 2012. Na 12ª rodada na liga nacional, o Fluminense foi até Porto Alegre e não resistiu ao Grêmio, que venceu o jogo por 1a0 com gol de Kléber, aos vinte e três minutos no segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor Gaúcho cola no Tricolor Carioca na tabela de classificação, ficando um ponto (25a24) e uma posição (3º e 4º) atrás do adversário.

Agora, o torneio encontra-se com todos os times tendo sentido o gosto da vitória e da derrota. O empate, porém, é algo que o time do Grêmio não experimentou por nenhuma vez até o momento, tendo vencido oito e perdido as outras quatro partidas disputadas.

O jogo

Por mais que as duas equipes apresentassem uma certa vontade de ir ao ataque, o fato é que nenhum dos dois times mostrou organização ofensiva boa o suficiente para superar as defesas oponentes, na maioria das vezes bem postadas e dificultando qualquer eventual tentativa de penetração. Jogadas aéreas foram tentadas diversas vezes, quase sempre parando ou na falta de precisão do autor dos lançamentos ou na vantagem de posicionamento por parte dos zagueiros que acompanhavam o lance.

No finalzinho do primeiro tempo - mais precisamente no último lance antes do apito de intervalo -, uma dessas bolas alçadas na área chegou limpa até Elano, mas antes que o meio-campista pudesse concluir para a rede, a arbitragem assinalou alguma coisa favorável ao Fluminense, gerando protestos na torcida gremista.

Na etapa complementar, o Grêmio intensificou a presença no campo de ataque, mas as investidas continuavam nos moldes anteriores, isto é, com foco no "chuveirinho". E, de tanto insistir, a equipe da casa perseverou: aos vinte e três, Elano cobrou rapidamente uma falta pela direita, Edílson cruzou, Marcelo Moreno não conseguiu concluir nem Gum conseguiu afastar e a bola chegou até Kléber, que mandou no canto esquerdo, escapando do goleiro Diego Cavalieri e também de Gum. 1a0 Grêmio.

Se até aquele momento nem Vanderlei Luxemburgo nem Abel Braga haviam realizado substituições, pouco depois foram acontecendo alterações atrás de alterações. Abelão tratou de tirar dois elementos do sistema defensivo (Gum e Edinho) para colocar dois homens com características ofensivas (Wagner e Rafael Sóbis). Luxa, por sua vez, repetiu as modificações feitas após marcar 1a0 sobre o Botafogo, domingo, no Engenhão: saíram Zé Roberto e Elano para as entradas de Léo Gago e Marquinhos. Depois, Abel ainda trocou o inoperante Wellington Nem por Rafael Moura e Vanderlei colocou André Lima no lugar de Marcelo Moreno.

Sólido em campo e com uma determinação daquelas vistas por time que está jogando pelo título, o Grêmio manteve-se firme e venceu o Fluminense, coisa que ninguém havia conseguido fazer nas onze rodadas anteriores. Mas não sem antes contar com outra "aparição" de Kléber, que levou dois cartões amarelos num intervalo de treze minutos e acabou expulso de campo aos quarenta e três, só não deixando a equipe em desvantagem numérica porque, minutos antes, Ânderson deixou o gramado contundido e o Flu já não podia mais efetuar substituição.

O próximo adversário do Grêmio é o Coritiba. E em dose dupla: no sábado pelo Campeonato Brasileiro (no estádio Couto Pereira) e na terça-feira pela Copa Sul-Americana (no estádio Olímpico). Já o Fluminense terá pela frente o Atlético Mineiro, domingo, no Rio de Janeiro, em mais um confronto direto na disputa seja por título, seja por vaga na Libertadores. No domingo seguinte, vai ao Paraná enfrentar o Coritiba, também pelo Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário