sábado, 7 de julho de 2012

Atuação Para Holandês Ver

Foi uma tarde/noite especial para o botafoguense, principalmente para aquele que compareceu ao estádio Rio, vulgo Engenhão. Eram cerca de vinte mil os alvinegros felizardos que presenciaram a apresentação de Clarence Seedorf e a exibição da equipe que goleou o Bahia pelo placar de 3a0.

Além de as esperanças na temporada 2012 serem renovadas com o anúncio do reforço desse excelente camisa dez surinamês/holandês de 36 anos de idade, a performance dos jogadores escalados por Oswaldo de Oliveira foi de ótimo nível, com o resultado não tendo sido mais dilatado graças a boas intervenções do goleiro Marcelo Lomba e a pelo menos dois erros grosseiros do árbitro Raphael Claus, em ambos prejudicando o Botafogo.

O primeiro gol do jogo saiu aos seis minutos, quando Márcio Azevedo cruzou da esquerda e a bola chegou até o baixinho Cidinho - que não por acaso tem seu nome no diminutivo. Livre de marcação e com a baliza aberta, "Seedinho" cabeceou para a rede, marcando 1a0.

Embalado por uma torcida empolgada com a chegada de Seedorf e animado com o gol que colocava a equipe em vantagem no placar, o Botafogo atacava com rapidez e não tinha dificuldades em penetrar na lenta defesa tricolor. Márcio Azevedo, Vítor Júnior, Cidinho e Elkeson imprimiam um ritmo acelerado no ataque e eram figuras ativas na partida. Pelo lado do Bahia, Souza tinha como adversários não apenas os jogadores alvinegros, mas também a torcida oponente, que entoava cânticos hostis contra o polêmico ex-jogador do Flamengo. Aos dezoito minutos, Souza poderia - ou melhor, deveria - ter sido expulso de campo ao agredir Antônio Carlos no rosto, mas Raphael Claus, bastante equivocado, aplicou cartão amarelo para o agressor e para o agredido.

Nos instantes finais da etapa inicial, com a partida mais equilibrada, o Botafogo teve a felicidade de "achar" o segundo gol: Cidinho recebeu no comando de ataque, carregou e decidiu chutar de fora da área. A bola desviou em Titi e tirou Marcelo Lomba de ação, tomando o caminho da rede. 2a0 Botafogo.

Se o árbitro não tirou Souza de campo aos dezoito minutos de jogo, o treinador Paulo Roberto Falcão tratou de fazê-lo no intervalo, colocando Jones Carioca no lugar do camisa nove tricolor. E se a tarde era dedicada a Seedorf, nada como um golaço para coroar a ocasião: aos dois minutos, uma jogada trabalhada em conjunto chegou até Renato, que tocou para Elkeson e o camisa nove alvinegro emendou, de primeira, linda finalização no canto direito. 3a0 Botafogo e festa consolidada nas arquibancadas.

Aos vinte e dois, a goleada ficaria maior após cruzamento de Lucas e conclusão de Cidinho. Só que o indivíduo portador do apito deu falta para o Bahia em lance onde Titi e Lomba, companheiros de equipe, trombaram.

Senhor do Engenho e do jogo, o Botafogo teve outras duas chances claras de gol, ambas defendidas por Lomba em finalizações de Elkeson, ex-jogador do Vitória e que parecia com uma motivação especial para o BaVi, digo, para a partida. Com o jogo sob controle, Oswaldo de Oliveira convidou Fellype Gabriel, Sassá e Jádson a participarem da festa, arrancando os aplausos da torcida para os substituídos Cidinho, Vítor Júnior e Elkeson.

A próxima partida do Botafogo será diante do Corinthians, quarta-feira, em jogo adiado a pedido do então finalista da Copa Libertadores da América. Ainda não será a estréia de Seedorf, mas, se a equipe voltar a atuar de maneira tão convincente, "Seedinho" e companhia têm tudo para conduzir o Glorioso a mais uma vitória na competição. O Bahia volta a campo domingo, quando receberá o Flamengo em Pituaçu. Se vencer, fará a própria alegria e também a dos botafoguenses...
 Clarence Seedorf acompanha sorridente a manifestação da torcida: craque holandês atraiu dois mil botafoguenses ao aeroporto na manhã de sexta-feira e vinte mil ao estádio na tarde de sábado, sendo ovacionado pela massa tanto no desembarque quanto na apresentação oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário