sábado, 21 de julho de 2012

Atlético E Vitória: Dois Rubronegros Querendo Subir

Duas das equipes de maior expressão na Série B brasileira jogaram hoje pela 12ª rodada na competição que dá acesso à Série A 2013. Como a Arena da Baixada, moderno estádio de propriedade atleticana, está interditada para obras visando a Copa do Mundo 2014, a partida foi disputada em Paranaguá.

Apesar de serem dois clubes que carregam a responsabilidade de terminar a competição entre as quatro primeiras colocações, o que se viu foi um jogo fraco, principalmente do ponto de vista tático. Pior para o time da casa, que desperdiçou duas chances clarrísimas de gol (ambas em finalizações de Marcelo Cirino após jogadas de Bruno Furlán) e viu o adversário vencer a partida com gol de Leílson Oliveira, aos trinta e dois minutos do segundo tempo.

O que há de melhor no time do Vitória me parece ser a capacidade de se organizar em campo. Por mais que tenha tomado alguns sustos e só não tenha sido derrotado devido aos desperdícios bisonhos de Cirino, a equipe comandada por Paulo César Carpeggiani (treinador com passagem pelo Atlético Paranaense) mostrou saber o que queria no jogo, mantendo o foco em atacar mesmo após a abertura no placar. A presença de Tartá entre os suplentes é um ótimo recurso para dar velocidade quando necessário, num time qua ainda conta com Pedro Ken, Marquinhos e Marcelo Nicácio - nenhum time brasileiro fez mais gols esse ano que o Vitória.

Já no Atlético Paranaense, a torcida parece ser o maior patrimônio de um time que tem muito o que melhorar para conquistar um lugar entre os quatro primeiros lugares no torneio. Cantando praticamente o tempo todo, os adeptos da equipe deram um espetáculo à parte nas arquibancadas, sobretudo no setor destinado aos membros da facção "Os Fanáticos". Para tristeza dos torcedores, a equipe não correspondeu dentro de campo. Mas nem tudo está perdido: comandado por Jorginho (treinador que é o atual campeão na competição, tendo dirigido a Portuguesa), é bem provável que o time vá evoluir ao longo do torneio. Acontece que não basta evolução: essa torcida quer - e merece - ver o seu time de volta na 1ª divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário