terça-feira, 8 de maio de 2012

Liga Europa: Atlético E Athletic Duelam Em Bucareste



Atlético de Madrid e Athletic Bilbao fazem, nessa quarta-feira, a grande final da Liga Europa na presente temporada. O time da capital espanhola sentiu o gosto da taça duas temporadas atrás, quando derrotou o Fulham em Hamburgo. Já a equipe basca, que disputou a final na temporada 1976-7, sonha com um título inédito na cidade de Bucareste.

O momento recente do Atlético de Madrid é melhor no que tange aos resultados obtidos: a equipe não perdeu nenhum de seus últimos sete compromissos. O Athletic Bilbao, por sua vez, não venceu nenhum de seus últimos três jogos disputados. E a diferença entre os dois clubes na tabela de classificação no Campeonato Espanhol muito se deve a isso: são quatro pontos que separam o quinto do décimo colocado.

Não acho prudente traçar um favoritismo para o duelo na capital romena em função desses últimos resultados. Analisando ambos os elencos, é possível supor que o Atlético de Madrid seja ligeiramente superior, notadamente por nomes como os de Miranda, Perea, Turan, Salvio, Diego, Adrián e Falcao García, homem-gol que foi campeão com o Porto na temporada passada, caminhando para a segunda edição consecutiva como maior goleador no torneio. Só que o Athletic Bilbao, que tem jogadores como Iraola, De Marcos, Muniain e a fera Fernando Llorente, conta com um dos maiores técnicos do futebol mundial: o argentino Marcelo "El Loco" Bielsa. Por falar em treinadores, é interessante observar que essa final marcará o duelo entre Diego Pablo Simeone e Marcelo Bielsa, que estiveram juntos naquela bela seleção argentina de 2002, onde Simeone era dirigido por Bielsa.

Deixo aqui um único palpite para o encontro entre Atlético de Madrid e Athletic Club: será um ótimo jogo de futebol. Como franco admirador de Bielsa, devo confessar torcer pelo sucesso dos bascos. Mas tenho para mim que, independentemente do resultado, esse troféu de Liga Europa 2011-2 cairá em boas mãos.

E vale lembrar que essa não é a última partida decisiva desses dois times nesse ano. Dia treze, pela última rodada da liga espanhola, o Atlético de Madrid visitará o Villarreal com chances matemáticas de conseguir um lugar na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões da Europa. Dia vinte e quatro, o Athletic Bilbao encontra o Barcelona na final da Copa do Rei, em partida marcada para o estádio Vicente Calderón, casa do... Atlético de Madrid.

Um comentário:

  1. Verdadeiro ou Falso? 14 http://britfoot.blogspot.com.br/2012/05/verdadeiro-ou-falso-14.html

    ResponderExcluir