segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vitória, Invencibilidade E Classificação Antecipada

O ano de 2012 caminha muito bem para o Botafogo, obrigado. No domingo de Páscoa, a equipe recebeu o Friburguense no estádio Engenhão e venceu por 3a1 a partida válida pela 7ª rodada na Taça Rio, conseguindo classificação antecipada para a fase semifinal graças ao tropeço do Resende, que empatou em 1a1 com o Volta Redonda.

Sebastián "El Loco" Abreu (que atuara pela última vez no jogo de volta com o Treze, pela Copa do Brasil, tendo sido poupado das partidas com Duque de Caxias, Fluminense e Guarani), atuou como titular e deixou sua marca, abrindo o placar. Herrera, que entrou no lugar do capitão uruguaio, marcou os outros dois gols do Alvinegro de General Severiano - o gol do Friburguense foi marcado por Douglas Rosa.

O jogo

Com Andrezinho centralizado, Elkeson e Fellype Gabriel abertos pelos flancos e "Loco" Abreu como referência na frente, o Botafogo não demorou a encaixar seu jogo e mostrar quem é que manda no Engenhão. Mesmo assim, pequenos descuidos na defesa renderam alguns sustos aos impacientes torcedores alvinegros, que viram Jéfferson salvar a equipe aos nove minutos (bloqueando chute de Ricardinho) e aos vinte e quatro minutos (defendendo lindamente pênalti cobrado por Rômulo no canto direito, em infração apitada pelo árbitro Eduardo Cordeiro Guimarães quando, na realidade, Marcelo Mattos sequer tocou no adversário que caiu na área).

Com trinta e quatro minutos, Andrezinho ia dando enfiada de bola para servir um companheiro e o produto acabou saindo melhor que a encomenda: ao tentar fazer o corte, o jogador do Friburguense encaminhou a bola para Abreu, que pegou de primeira e concluir com a perna esquerda. 1a0 Botafogo.

O placar persistiu até o intervalo, mas chances de ampliar a diferença existiram. Aos quarenta e dois minutos, uma boa troca de passes deixou Fellype Gabriel de frente com o gol e, praticamente da marca do pênalti, o jogador chutou à esquerda da meta. No último lance da etapa inicial, Elkeson só não marcou um golaço de fora da área porque o goleiro Marcos espalmou lindamente.

Na volta do intervalo, a primeira chance mais clara de gol foi do Botafogo: aos catorze minutos, Elkeson recebeu em boas condições e chutou cruzado, carimbando a trave esquerda. No rebote, Abreu isolou ao bater na bola com a perna direita.

A entrada de Herrera no lugar de Abreu aumentou a movimentação no ataque botafoguense. Eram muitas trocas de passes, muitas aproximações do gol, mas em algumas vezes o time pecava pelo excesso de toques na bola. De toda forma, saiu o segundo gol aos trinta e seis minutos: em posição duvidosa, Fellype Gabriel recebeu em velocidade pela direita e tocou para Herrera, que concluiu e marcou 2a0.

É dito no futebol que 2a0 é um placar perigoso, e o perigo se torna ainda maior quando um jogador de defesa dá a bola de presente para um adversário. Foi o que aconteceu com o zagueiro Antônio Carlos, que saiu jogando errado e "serviu" Douglas aos quarenta minutos. O chute ainda desviou em Fábio Ferreira para enganar o goleiro Jéfferson, indo parar no canto direito.

Só que o risco de deixar a vitória escapar numa partida em que era flagrantemente superior foi minimizado logo no minuto seguinte: Márcio Azevedo acelerou a jogada avançando rapidamente com a bola dominada, tocou para Renato e o meio-campista, destaque na partida diante do Guarani, bateu na bola aparentando chutar ao gol, mas acabou foi dando uma assistência para Herrera marcar seu segundo gol no jogo, o terceiro do Botafogo.

Para a próxima partida, a tendência é que o treinador Oswaldo de Oliveira poupe alguns jogadores - já classificado no Estadual, o Botafogo tem com o Guarani uma partida eliminatória pela Copa do Brasil apenas três dias depois de visitar o Boavista. Oswaldo de Oliveira que deu uma declaração interessante sobre o lance em que Antônio Carlos vacilou (o do gol do Friburguense):
"O Antônio Carlos ficou estupefato com o próprio erro e ficou sem reação. Tem que ter reação. Não pode se entregar. Eu fico mais preocupado com a reação do que com o próprio lance. Já vi acontecendo com grandes zagueiros. Não pode se entregar"
Oswaldo de Oliveira que, falando nele, protagonizou bonita cena, ao sair de mãos dadas com os jogadores no momento da saída do campo rumo ao vestiário, mostrando para a torcida que o grupo está unido (uma resposta elegante àqueles "torcedores" mais impacientes que vaiaram alguns "escolhidos").

Já o Friburguense de Gérson Andreotti, vice-lanterna no grupo B, encerra sua participação no Campeonato Estadual Fluminense 2012 diante do Bonsucesso, sem chances de classificação nem riscos de despromoção. O Bonsucesso, este sim, jogará buscando a permanência na primeira divisão estadual.

Leia também o tópico sobre a fórmula de disputa do Campeonato Estadual no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário