domingo, 22 de abril de 2012

Vasco Vence Flamengo De Virada E De Novo

Que "o Vasco é o time da virada", muita gente já sabe - seja de já ter ouvido esse cântico da torcida cruzmaltina, seja por ter passado nesse blógui anteriormente. E, a exemplo do ocorrido na semifinal da Taça Guanabara, a equipe comandada por Cristóvão Borges virou o jogo pra cima do Flamengo de Joel Santana e marcará presença numa final de turno no Campeonato Estadual.

A partida teve ritmo frenético, sobretudo no primeiro tempo. O Flamengo teve a felicidade de aproveitar sua primeira oportunidade de gol: no terceiro minuto de jogo, uma trama rápida e precisa envolvendo Ronaldinho Gaúcho (que fez o lançamento), Kléberson (que deu a assistência com um toque de primeira) e Vágner Love (que dominou e chutou para a rede) colocou o 1a0 no placar no Engenhão.

A resposta vascaína foi ligeira, e só não rendeu o empate no minuto seguinte porque Júnior César evitou que a bola chutada por Éder Luís atravessasse a linha derradeira. O Vasco só fazia subir de rendimento e pressionar o Flamengo. O prêmio pela superioridade em campo veio aos treze minutos: Felipe chutou de fora da área e Éder Luís aproveitou o rebote do goleiro rubro-negro. 1a1.

Por falar em chutes de fora da área, faz-se necessário citar um terceiro Felipe: o volante de sobrenome Bastos. A força e precisão nos remates de longa distância deste jogador chegam a impressionar. Até cobrança de falta de antes da intermediária ele estava mandando direto pro alvo, obrigando o goleiro que lhe é xará a intervir. Mas foi do Felipe camisa seis, e não de Bastos, o gol da virada: aos quarenta e um minutos, quando o Vasco seguia melhor em campo, o jogador calvo chutou no canto esquerdo, mas tão no canto esquerdo, que a bola bateu naquela trave e foi encontrar a rede no canto oposto. 2a1, virada vascaína.

Aos quarenta e quatro minutos, houve pênalti de Welinton em Rodolfo naqueles lances de escanteio, tão rotineiros no futebol. Achei curioso o comentário de Arnaldo Cezar Coelho a respeito do lance e até tomei nota: "agarra-agarra sempre há, mas houve agarra-agarra". O agarra-agarra comentado por Arnaldo, ex-árbitro que inclusive apitou a final da Copa do Mundo de 1982, nada mais era que Welinton agarrando e Rodolfo sendo agarrado. Em 2008, o árbitro Marcelo de Lima Henrique (o mesmo escalado para essa partida que estamos aqui analisando), marcou pênalti de Ferrero no agarra-agarra com Fábio Luciano. A diferença básica é que a camisa puxada era do Flamengo, na então final da Taça Guanabara.

No início do segundo tempo, Alecsandro recebeu de Thiago Feltri, tocou na bola forte demais e caiu em choque com o goleiro Felipe. Pênalti marcado, em lance difícil de atestar ter havido a infração. Mas como os flamenguistas poderiam reclamar de algo, pergunto. Na cobrança, Felipe mandou a bola pro lado esquerdo e Felipe mandou-se para o lado direito. 3a1 Vasco.

Mas o Flamengo tinha a seu serviço o melhor jogador da noite: Kléberson. Aos sete minutos, o meio-campista campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, descolou chute maravilhoso de longa distância e superou o goleiro Fernando Prass. Chute tão bem dado que mesmo se o arqueiro vascaíno estivesse melhor posicionado, dificilmente conseguiria evitar que a bola tomasse o rumo da rede.

O placar de 3a2 deixava tudo em aberto, mas Joel Santana complicou as coisas aos vinte e nove minutos, quando trocou Kléberson por Renato Abreu, numa troca dupla que também envolveu a entrada de Negueba no lugar de Luiz Antônio (no intervalo, havia trocado Muralha por Darío Bottinelli). Mesmo com a mudança radical no setor de meio-campo e a saída de Kléberson, o Flamengo teve chances de empatar a partida. Uma das mais agudas ocorreu após descida de Leonardo Moura pela direita, com Ronaldinho Gaúcho chegando de carrinho para tentar completar o cruzamento, mas não conseguindo desviar o curso da bola para dentro da baliza.

Coube ao Vasco administrar a vantagem, algo que foi feito da melhor maneira possível: atacando o Flamengo. A entrada de Carlos Alberto deu nova dinâmica ao ataque vascaíno, mas nenhuma oportunidade foi convertida - nem precisava, a virada já estava consumada. Agora, Botafogo e Vasco decidem a Taça Rio 2012. O Fluminense, que faturou a Taça Guanabara mas não avançou para a semifinal na Taça Rio, aguarda o campeão para a decisão do título estadual. O Flamengo, eliminado na fase de grupos da Libertadores e fora da decisão do segundo turno estadual, aguarda o início do Campeonato Brasileiro para voltar a atuar em uma partida oficial.

Outro resultado

Sábado
Bangu 2a4 Botafogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário