domingo, 22 de abril de 2012

Napoli Vence Novara Em Jogo "Diferente"

Napoli e Novara fizeram, na 33ª rodada do Campeonato Italiano, um jogo, por assim dizer, diferente. Diferente antes da partida iniciar, pois as arquibancadas do estádio San Paolo tinham homenagens em diversos pontos a Piermario Morosini, que desencarnou em plena partida do Livorno diante do Pescara, causando comoção mundial dentro e fora do âmbito esportivo. Diferente logo no primeiro minuto de jogo, pois aconteceu algo absolutamente inusitado: o árbitro Daniele Doveri levou a mão esquerda ao ombro direito e acusou uma lesão. Foi atendido por médicos do Napoli, ficou deitado, sumiu de cena como se tivesse tomado o rumo dos vestiários e... retornou para apitar normalmente a partida! Tudo isso num período de tempo de cerca de vinte minutos, com direito ao quarto árbitro Gennaro Palazzino fazendo aquecimento no sentido de que passaria a assumir o apito. Diferente até no lance do primeiro gol: aos vinte minutos, o goleiro Alberto Fontana recebeu recuo de bola e, na tentativa de mandá-la para longe, presenteou Blerim Dzemaili. O volante suíço agiu rápido e serviu Edinson Cavani, que completou para o gol vazio.

O Novara, até aquele fatídico lance, se defendia bem. Não que não fosse ameaçado pelos napolitanos, mas pelo menos conseguia, aos poucos, encontrar uma maneira de manter a bola fora de sua área. Após o gol que praticamente caiu do céu, o Napoli passou a ter o privilégio de atuar da maneira que mais gosta: em contra-ataque. E, aos trinta e seis minutos, chegou ao segundo gol: Cavani chutou cruzado, Fontana espalmou e o zagueiro Paolo Cannavaro, livre, tratou de aproveitar o rebote e estufar a rede. 2a0 Napoli.

O Novara foi dar sua primeira finalização a gol aos vinte e quatro minutos do segundo tempo, em cabeceio bem defendido pelo goleiro Morgan De Sanctis. Aí muitos napolitanos podem pensar: 'bem, jogo 2a0, o adversário só coloca nosso arqueiro para trabalhar na marca de 69 minutos corridos, está tudo bem com o Napoli, obrigado'. Pois eu diria que o Napoli precisa abrir o olho na corrida pelo objetivo de participar da próxima Liga dos Campeões da Europa. Desfalcado de Ezequiel Lavezzi e Goran Pandev, Walter Mazzarri poderia tranqüilamente escalar o chileno Eduardo Vargas entre os titulares, mas o hábil jogador ex-Universidad de Chile só foi entrar aos vinte e cinco minutos do segundo tempo. Mazzarri preferiu escalar o time com Dzemaili, Walter Gargano e Gokhan Inler atrás de Marek Hamsik, com somente Cavani mais a frente. Pouco para um time que joga em casa diante do vice-lanterna. Pouco, principalmente, por considerar que Vargas estava disponível. Seria Walter Gargano - que atuou bem, justiça seja feita - o substituto de Lavezzi na cabeça de Mazzarri?

Na próxima rodada, o Napoli visita o Lecce no estádio Via del Mare. Lecce que, tentando escapar do rebaixamento, emplacou no empate com a Lazio, em Roma, seqüência de seis partidas de invencibilidade. Já o Novara, que não vence há cinco jogos e está seriamente ameaçado pelo descenso, recebe a Lazio em partida que interessa diretamente ao Napoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário