quinta-feira, 5 de abril de 2012

De Virada, Botafogo Busca Vitória Em Campinas E Se Aproxima Das Oitavas

Num dos duelos mais fortes na fase dezesseis-avos-de-final da Copa do Brasil 2012, quem saiu em vantagem do estádio Brinco de Ouro da Princesa foi o Botafogo. Vitorioso com uma virada por 2a1 sobre o Guarani, o Alvinegro fará o jogo de volta, dia dezenove, no estádio Engenhão, podendo empatar ou até mesmo perder por 1a0 para avançar às oitavas-de-final. Ao Bugre resta a tarefa de marcar pelo menos dois gols para correr atrás da classificação, que somente virá em caso de vitória no Rio de Janeiro.

Destaca-se aqui a atuação do meio-campista botafoguense Renato, que, dezesseis anos atrás, iniciava carreira justamente com a camisa do Guarani, seu clube de juventude entre os anos de 1996 e 2000. Hoje com trinta e um anos de idade e com passagens pela seleção brasileira, o camisa oito (que atua desde 2011 no Botafogo), marcou gol e deu assistência para o marcado por Herrera.

O jogo

Invicto há seis jogos na temporada e já classificado para fase eliminatória no Campeonato Estadual de São Paulo (onde pode inclusive terminar a primeira fase entre os quatro primeiros lugares), o time comandado por Oswaldo Alvarez preferiu iniciar a partida dentro de casa focando na defesa, respeitando o Botafogo, equipe invicta na temporada 2012. Se de um lado o Guarani não contava com Fumagalli, de outro o Botafogo estava desfalcado de Maicosuel e Sebastián "El Loco" Abreu, fatores que, de alguma forma, foram sentidos na parte ofensiva. Mesmo assim, o time visitante conseguiu encaixar algumas boas jogadas e ficou por pelo menos duas vezes próximo de abrir o placar. Não abriu e, aos trinta e seis minutos, foi castigado - em lance onde Andrezinho saiu jogando errado, o jovem Bruno Mendes (tem dezessete anos e é daqueles jogadores que parece interessante ficar de olho) recuperou a posse de bola, encarou a marcação de Fábio Ferreira, dividiu com Andrezinho, limpou o lance e conseguiu descolar uma finalização por entre as pernas do goleiro Jéfferson, marcando bonito gol para inaugurar o marcador.

O Botafogo seguiu procurando o ataque, só que dessa vez a busca era pelo gol de empate. Aos quarenta e quatro minutos, surgiu um lance de bola parada pelo lado direito de ataque botafoguense. Andrezinho encarregou-se da cobrança e colocou com precisão a bola na cabeça de Renato, que foi certeiro no cabeceio, conseguindo tirar do goleiro Émerson e empatando a partida ainda antes do intervalo. Veio o segundo tempo e o Botafogo, mais organizado no setor de meio-campo, passava a exercer um domínio maior do que o percebido durante os primeiros quarenta e cinco minutos. Mas esse domínio alvinegro não tirou do Guarani as possibilidades de marcar novamente no jogo: aos dezessete minutos, Fabinho foi acionado pelo lado esquerdo, chutou com força e Jéfferson interviu magnificamente ao desviar uma bola que ainda tocou na trave esquerda. Aos vinte e três minutos, o volume de jogo dos visitantes foi premiado com o gol da virada: Fellype Gabriel inverteu jogo para a direita, Renato recolheu, foi à linha-de-fundo e serviu Germán Herrera, que limitou-se a concluir o lance empurrando a bola para a rede.

Nessa fase da competição, o regulamento prevê classificação antecipada da equipe visitante em caso de vitória por mais que um gol de diferença. Mesmo tendo diminuído o ritmo de suas investidas ofensivas, o Botafogo demonstrava intenção de buscar esse gol, dando mais emoção a uma partida onde o Guarani corria atrás do empate. No final das contas, o zagueiro Domingos, que atuou bem na defesa, quase marcou de cabeça o que seria o gol de empate. Mas a partida em Campinas terminou mesmo em 2a1 para o Botafogo, que não perdeu nenhum jogo sob o comando de Oswaldo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário