sábado, 7 de abril de 2012

Com Direito A Gol De Bicicleta, Lazio Vence Napoli Em Roma

Lazio e Napoli fizeram, no estádio olímpico de Roma, partida fundamental naquilo que tange os planos dessas equipes em disputar a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. Com a vitória dos mandantes (3a1), a equipe comandada por Edoardo Reja deu passo relevante para manter-se no G3 (zona de classificação para a UCL 2012-3). Após 31 rodadas completadas, a Lazio está em 3º lugar com 54 pontos, três a mais que a Udinese e seis a frente do Napoli.

Só que a tendência é que essa diferença seja diminuída na próxima rodada, já que a Lazio tem jogo dificílimo diante da líder e invicta Juventus, em Turim, enquanto os napolitanos recebem a Atalanta no estádio San Paolo.

O jogo

Antes do início da partida, homenagens foram prestadas a Giorgio Chinaglia, ex-futebolista profissional que desencarnou no dia 1º de abril. Chinaglia, maior goleador na história do New Yotk Cosmos, foi contratado pela Lazio em 1969 e faturou o primeiro título italiano na história do clube, na temporada 1973-4, sendo o maior goleador daquele time na Série A, com vinte e quatro gols anotados. Além de inúmeras faixas exibidas nas arquibancadas de Roma, os jogadores da Aquilotti utilizaram uma faixa preta como sinal de luto e uma camisa 9 foi estendida no banco de reservas da equipe, como se Chinaglia ali estivesse presente. Emocionante.

Porém, a camisa 9 da Lazio atualmente é vestida por Tommaso Rocchi, capitão do time, que se por um lado é bastante esforçado e se dedica em todas as jogadas que lhe cabem, por outro possui uma qualidade técnica duvidosa. De toda maneira, Rocchi estava presente na área aos oito minutos para fazer papel de pivô e servir Antonio Candreva, que chutou e contou com a contribuição do bom goleiro Morgan De Sanctis, que permitiu que a bola passasse por baixo de seu corpo. 1a0 Lazio e muita festa da torcida local, principalmente pelo fato de Candreva ter feito questão de comemorar colado aos adeptos, recebendo inclusive carícias calorosas na cabeça no ato da celebração.
Candreva e companheiros celebram primeiro gol do jogo com os torcedores da Lazio, em noite de homenagens a Chinaglia e vitória na Série A.

O Napoli tinha total ciência de que esse jogo tratava-se de um confronto direto por vaga na próxima UEFA Champions League e logo deu sinais de reação. Já no minuto seguinte, aos nove, Goran Pandev passou no capricho para Edinson Cavani, mas o centroavante uruguaio não aproveitou a clara chance de gol e parou em grande defesa de Federico Marchetti. Mais um minuto se passou e mais uma vez o Napoli chegou: aos dez, uma bola levantada para a área procurando Cavani foi cortada pelo cabeceio de Mobido Diakité e chegou até o domínio de Marek Hamsik, que chutou de fora da área e mandou a bola perto da trave esquerda.

Após essas duas ocasiões em que o Napoli se aproximou do empate, a Lazio tratou de concentrar seus esforços em tentar anular as investidas adversárias. Para a qualidade do jogo, isso foi muito ruim no sentido de que o time da casa parecia abrir mão de atacar (o brasileiro Hernanes era figura que ficava muitas vezes isolada no setor de criação) e ainda por cima retardava a reposição da bola em jogo naquele ato característico de time que está querendo segurar o resultado. O Napoli, que tem no contra-ataque rápido uma de suas maiores qualidades sob o comando de Walter Mazzarri, encontrava dificuldades de se desvencilhar do sistema defensivo adversário, embora tivesse maior tempo de posse de bola.

Só que o argentino Ezequiel Lavezzi, em noite inspirada, daria sua contribuição para ajudar os napolitanos a romper a barreira da marcação oponente. Aos vinte e cinco minutos, Lavezzi tabelou com Cavani pela esquerda, fez a ultrapassagem para receber de volta e mandou a bola à esquerda, atravessando a pequena área, no que mais me pareceu uma tentativa de assistência do que de finalização. Quatro minutos depois, aos vinte e nove, a Lazio chegou ao ataque e quase tirou proveito de nova falha de De Sanctis: Cristian Ledesma, jogador de nacionalidade italiana mas nascido na capital argentina Buenos Aires, levantou da direita, Lorik Cana e Stefano Mauri estavam na área mas a bola chegou até De Sanctis, que deu um tapa estranho para o lado direito. Para sorte do Napoli, a Lazio não deu sequência ao lance.

Mais quatro minutos se passaram e, aos trinta e três, saiu o gol de empate napolitano. Com belo toque de calcanhar, Lavezzi desmontou a defesa da Lazio e deixou Pandev em ótimas condições de finalizar. E o ex-jogador da Lazio, bastante vaiado pela torcida presente, chutou tirando de Marchetti para deixar tudo igual no marcador, levando as mãos em concha às orelhas como que ironizando os adeptos adversários.

O placar de 1a1 persistiu até o final de um primeiro tempo onde os visitantes mostraram-se mais dispostos a atacar do que o time local. Só que o panorama da partida teve mudança brusca após o intervalo. Não sei se isso se deveu a troca de Hernanes por Álvaro González (por mais que o uruguaio tenha entrado bem no jogo) ou por alguma boa conversa no vestiário, haja visto que mais do que uma mudança tática, foi percebida uma mudança de atitude no time da Lazio. Mesmo assim, as primeiras chegadas de maior destaque foram do Napoli, sempre com a participação efetiva de Lavezzi. Logo no primeiro minuto, Lavezzi driblou dois adversários pela esquerda (mais precisamente passando pelo meio de González e Abdoulay Konko) e cruzou rasteiro encontrando Pandev - mas o meia macedônio não pegou do jeito que queria e desperdiçou a chance de virar o placar. No minuto posterior, mais Napoli e mais Lavezzi: o camisa 22 recebeu novamente pelo flanco esquerdo, fintou Konko e chutou por cima.

O início de segundo tempo napolitano era interessante, mas a marcação da Lazio foi encaixando e o Napoli, sem complicando. Aos seis minutos, um erro na saída de bola permitiu que Candreva ficasse cara-a-cara com De Sanctis, que dessa vez interviu bem para defender - na sequência do lance, Hugo Campagnaro chegou antes de Rocchi e cortou, tendo ainda sofrendo falta na jogada. Na marca de treze minutos, Mauri dividiu com a defesa pelo alto, Rocchi ajeitou no peito, chutou e De Sanctis defendeu em dois tempos. O jogo estava parelho a partir de então, com os setores de meio-campo um praticamente neutralizando o outro. Até que pintou uma jogada extraordinária, de rara felicidade na finalização: aos vinte e dois minutos, Stefan Daniel Radu desceu pelo lado esquerdo e cruzou pra área. A bola viajou e chegou até Mauri, que emendou uma bicicleta certeira para estufar a rede, recolocando a Lazio em vantagem no placar com um golaço. 2a1 Lazio, numa candidata de respeito a melhor jogada da semana.

Uma das broncas que tenho com relação ao competente treinador Walter Mazzarri reside na sua relativa demora em modificar aquilo que precisa ser modificado na equipe para fazê-la render mais dentro de campo. Ao optar jogar com uma linha de defesa com Paolo Cannavaro, Campagnaro, Miguel Britos e Salvatore Aronica, Mazzarri reduziu as opções de saída pelos flancos, que no jogo se limitavam basicamente às jogadas individuais de Lavezzi. Somente depois de voltar a ficar atrás no marcador, o treinador mais bem pago atualmente no futebol italiano resolveu levar ao gramado Andrea Dossena, jogador mais hábil a avançar pelo lado do campo, tirando Aronica, aos vinte e seis minutos. Já no minuto seguinte, ocorreu um lance que considero capital para a partida, pois foi marcado impedimento inexistente de Cavani em jogada que terminaria na rede (pelo menos assim foi concluída após a interrupção da arbitragem).

Não há dúvidas que se o Napoli empatasse naquele momento, o jogo tenderia a um novo rumo. Partida que segue em Roma e erros que se sucedem na defesa napolitana: aos trinta e quatro minutos do segundo tempo, Blerim Dezemaili saiu jogando errado com um passe para trás e Britos acabou calçando Rocchi dentro dos limites da grande área. Pênalti assinalado por Paolo Mazzoleni. Ledesma encarregou-se da cobrança e mandou a bola no quadrante um, sem defesa para De Sanctis, que até acertou o canto. Ainda houve tempo para, aos quarenta e dois minutos, Konko chutar cruzado à meia-altura e parar em defesa de De Sanctis, que espalmou no canto direito, evitou que a derrota tomasse ares de goleada. E por falar nas modificações tardias de Mazzarri, o habilidoso chileno Eduardo Vargas entrou no jogo aos trinta e três minutos do segundo tempo.

Um comentário:

  1. Este gol foi um verdadeiro golaço de Mauri. Acho que Juventus,Milan e Lazio (ou Udinese) ficam com a vaga na Liga dos Campeões.

    Veja os gols desta partida.
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/04/lazio-vence-o-napoli-e-fica-mais-perto.html

    ResponderExcluir