quinta-feira, 12 de abril de 2012

Boca Devora Fluminense No Engenhão

Se com Riquelme e na mística La Bombonera o limitado time do Boca Juniors perdeu para o Fluminense por 2a1, o que esperar da equipe comandada por Julio Cesar Falcioni desfalcada de Riquelme e jogando no Engenhão diante do mesmo Fluminense? Pois a vitória de 2a0 dos visitantes confirma a afirmação de que futebol não e uma ciência exata. O resultado tirou os 100% de aproveitamento do Tricolor das Laranjeiras e deu ao clube de Buenos Aires a possibilidade de fechar essa fase como líder no grupo: precisará vencer o lanterna Zamora e contar com tropeço do Flu diante do Arsenal, na sexta e derradeira rodada.

O jogo

Muitos ingressos vendidos por antecipação, presença maciça dos tricolores, equipe com 100% de aproveitamento na competição, classificação assegurada, adversário desfalcado de seu principal jogador. Ingredientes que sugeririam uma coisa que não foi vista na prática.

Abel Braga insistiu com um modelo de jogo e desperdiçou inestimável oportunidade de testar uma variação tática num time que não vem conseguindo emplacar boas atuações. A chance de Fred, aos nove minutos, após receber lançamento de Deco, foi uma das raras oportunidades dos donos da casa na partida. Diguinho parecia estar fora do tempo de bola. Edinho, pior que o companheiro de proteção à defesa, parecia estar fora do tempo de jogo. Thiago Neves, pior ainda, nem parecia estar no jogo propriamente dito. Com tanta mazela junta pra pouco espaço de campo, as razoáveis atuações de Deco, Fred e Wellington Nem acabaram se destacando no fraco conjunto tricolor - fraco de desempenho, forte de nome.

Aos trinta e três minutos, uma bola afastada por Schiavi encontrou a cabeça de Leandro Euzébio, que desviou para trás e deu condições para Cvitanich abrir o placar, chutando próximo a marca do pênalti e fazendo a alegria da sempre festiva e presente torcida do Boca. No lance, Diguinho ainda tentou parar o atacante na base da falta, mas a bravura e determinação de Cvitanich deram o 1a0 ao Boca e evitaram que Diguinho fosse expulso - um pênalti naquela situação era para cartão vermelho inapelável. Aliás, por falar em "cartão vermelho inapelável", braço no rosto e sola no tornozelo de dois adversários deveriam ter rendido uma expulsão a Diguinho, que resistiu até o apito final da arbitragem com uma atuação abaixo da crítica.

Pouca coisa mudou no desempenho tricolor para o segundo tempo - um treinador que troca Edinho por Jean e mantém Rafael Sóbis entre os suplentes não parece estar muito entusiasmado com mudanças - e o Boca Juniors consumou a vitória no Rio de Janeiro após novo gol. Aos vinte e nove minutos, a equipe encaixou contra-ataque veloz, onde Mouche cruzou, Jean tentou afastar mas direcionou a bola para Sanchez Miño e este mandou para a rede. 2a0 Boca, silenciando três alas de um estádio que fazia barulho, quase que exclusivamente, a partir do setor Norte - aquele destinado ao público da torcida visitante.

Aos quarenta minutos, uma jogada individual de Wellington Nem (talvez a única fonte de investida com alguma eficiência) terminou em pênalti cometido por Schiavi no hábil meia tricolor. Rafael Moura, que entrara no lugar de Fred, mandou a bola no canto esquerdo e parou em defesa do goleiro Orion.

Foi o primeiro revés tricolor na Libertadores da América 2012, mas não foi a primeira má atuação dessa equipe nessa edição da competição continental. Gilberto Gil sabe das coisas.

3 comentários:

  1. Soham,
    o tricolor carioca perdeu na hora que podia perder, é concenso comum.

    Mas é interessante lembrar que o o tricolor não vem fazendo bons jogos esse ano. Foi bem contra o Boca no primeiro jogo na Argentina e na final da Taça Guanabara contra o Vasco, mas foi só isso.... é uma coisa que merece atenção.

    Peço desculpas por andar sumido, mas é que minha vida mudou da água pro vinho com o nascimento da Lavinia, acredite, ser pai é uma experiência maravilhosa, mas da um trabalho, kkkkk....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fico contente com o 'depoimento paterno', o nascimento de uma criança é uma bênção. Que Deus abençoe vocês.

    Quanto ao Flu, acho que até na partida em La Bombonera o time não atuou bem. Vi mais sorte do que propriamente méritos naquele triunfo em Buenos Aires.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ae brother, participa da nova temporada do "Verdadeiro ou Falso?"

    http://britfoot.blogspot.com.br/2012/04/verdadeiro-ou-falso-11.html

    ResponderExcluir