quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Arte De Mudar De Canal

Na mais importante competição continental envolvendo clubes sul-americanos, nada como uma partida envolvendo uma equipe argentina e outra brasileira, não é verdade? Acontece que na 1ª rodada pela Copa Libertadores da América 2012, o jogo entre Lanús e Flamengo, disputado em Buenos Aires, passou longe de ser um evento dos mais interessantes. O blogueiro, embora apaixonado por futebol, deu mais atenção ao programa "Os Protetores Do Planeta", exibido na emissora "TV Brasil" enquanto rolava o segundo tempo da partida que terminou empatada em 1a1. E digita o presente texto convicto de que fez a escolha certa. Aprendi muito mais com o belíssimo documentário abordando o Alaska do que aprenderia se focasse a atenção no jogo em questão.

O jogo

Uma vez Joel, sempre Joel: escalando o time com quatro jogadores mais combativos do que criativos - ou qualquer outra coisa - no setor de meio-campo, o treinador dificultou a saída de jogo do Flamengo, que se limitava a criar alguma coisa basicamente com o apoio de Leonardo Moura, ora pelo flanco direito, ora mais centralizado. Mesmo assim, a equipe visitante conseguiu terminar o 1º tempo em vantagem no placar: nos acréscimos, Ronaldinho Gaúcho tocou para Renato, que abriu na esquerda. De lá veio um cruzamento rasteiro de Júnior César, com a bola atravessando toda a extensão da pequena área e chegando em Leonardo Moura, que, oportunamente, estufou a rede.

Só que a burocrática escalação rubronegra foi punida na etapa complementar: depois de disputa ríspida pela bola, Pavone conseguiu encontrar Carranza, que empatou a partida. Carranza havia entrado em campo no segundo tempo, a exemplo de Romero. Foram modificações que pareceram deixar o time da casa mais ofensivo, embora sem necessariamente desenvolver um futebol envolvente. O Fla, mesmo sem jogar bem, esteve perto de retomar a vantagem no marcador, mas o argentino Dario Bottinelli isolou uma finalização frontal em sobra de bola perto da marca do pênalti. Foi, sem dúvidas, mais interessante aprender sobre a vida de ursos, salmões e gaivotas nos ecossistemas árticos, tão ameaçados por uma sociedade que não mensura limites naquilo que chama de "progresso". Precisamos diminuir a nossa demanda por petróleo e colocar valores éticos de respeito à vida como prioridade frente a essa lógica utilitarista antropocêntrica que parece fazer do planeta Terra um mero meio de exploração para a satisfação de uma ganância insaciável.

Um comentário:

  1. O Flamengo podia ter ganhado.


    http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-grande-final.html

    ResponderExcluir