terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Em Grande Partida De Yaya Touré, City Goleia Liverpool

Na vigésima rodada da Premiership, o líder Manchester City recebeu o sexto colocado Liverpool e aumentou a sua vantagem em relação ao concorrente Manchester United (que na quarta-feira visita o Newcastle): com uma vitória por 3a0, os comandados do italiano Roberto Mancini chegaram aos 48 pontos e só perdem a liderança nessa rodada se o United conseguir uma vitória por mais de sete gols de diferença em St. James Park. Já o time treinado por Kenny Dalglish segue estacionado no sexto lugar: com 34 pontos, tem quatro a mais que o Newcastle e dois a menos que o Arsenal.


O jogo

No duelo entre as duas melhores defesas do torneio (pelo menos são as duas que até então tinham sido menos vezes vazadas na competição), a primeira chance de gol saiu aos oito minutos, quando Stewart Downing recebeu bela enfiada de bola e chutou parando em defesa do ótimo goleiro Joe Hart.

O Liverpool tinha mais a bola consigo, mas foi exatamente num erro de passe no campo de defesa que a equipe visitante acabou assistindo a abertura do placar: o holandês Dirk Kuyt vacilou e a bola chegou até o espanhol David Silva, que passou para o argentino Sergio Agüero. O chute do genro de Diego Armando Maradona era defensável, mas o espanhol "Pepe" Reina não foi feliz na tentativa de abafar o chute e acabou aceitando. 1a0 Manchester City no estádio Etihad, antigo estádio de nome "Cidade de Manchester" (ou "City of Manchester", como queira).
Argentino Sergio Agüero comemora o primeiro gol do jogo, observado pelo marfinense Yaya Touré: camisa 42 foi possivelmente o melhor jogador em campo.

Com Steven Gerrard no banco de reservas (o jogador se recupera de contusão) e o brasileiro Lucas Leiva fora (este parece que só retorna na próxima temporada), o Liverpool perde bastante qualidade em seu setor de meio-campo. Como se não bastassem essas baixas, o time ainda padecia pela ausência do atacante uruguaio Luis Suárez, suspenso acusado de conduta fenotipista. O cenário sugeriria que Kuyt liderasse esse time dentro de campo, mas o camisa dezoito era um dos que pior atuavam na partida. Após cobrança de escanteio aos trinta e um minutos, os Citizens só não marcaram o segundo gol em cabeceio do belga Vincent Kompany porque Reina realizou defesa espetacular, se redimindo do gol concedido anteriormente. O lance deu origem a outra cobrança de escanteio, desta vez efetuada pelo lado direito de ataque. A defesa vermelha vacilou de novo e dessa vez não deu para Reina: o marfinense Yaya Touré cabeceou com precisão, no alto, marcando 2a0.

É bem verdade que o Liverpool até conseguia criar alguma coisa a partir dos flancos do campo (principalmente pelo lado direito, onde Glen Johnson mostrava qualidade e aproveitava os espaços condedidos pelos donos da casa). Só que era muito pouco para um time que precisava correr atrás do prejuízo no placar. Pouco que era ainda menos porque lá na frente, como referência no ataque, estava Andy Carroll, que o que tem de esforçado tem também de limitado.

Veio o segundo tempo e aos onze minutos Dalglish colocou em campo Gerrard e o galês Craig Bellamy, tirando o escocês Charlie Adam e também Dirk Kuyt. No jogo passado, quando o Liverpool conseguiu virar a partida para 3a1 sobre o Newcastle, a entrada de Gerrard transformou o meio-campo da equipe. Desta vez, isso não ocorreu. A expulsão de Gareth Barry aos vinte e sete minutos até sugeriu que o Liverpool pudesse ter alguma chance na partida, mas dois minutos depois, veio o lance que definiu o jogo em favor do City: Yaya recuperou a posse de bola e, em vez de segurar e administrar o jogo, teve a brilhante atitude de acelerar o contra-ataque e se apresentar ele próprio para receber de volta. Assim foi feito, e o volante marfinense entrou na área adversária em velocidade e, após ser tocado pelo eslovaco Martin Skrtel, caiu na área e o pênalti foi marcado. Coube a James Milner cobrar e dar números finais ao placar.

Na base do abafa, o Liverpool ainda descolou algumas finalizações para tentar o gol de honra. Teve bola que passou perto do ferro, teve bola bloqueada pela forte defesa do Manchester City (naquele momento com Micah Richards, Kolo Touré, Joleon Lescott, Kompany e Gaël Clichy em linha). Mas o que mais teve foi defesa de Hart, que pegou tudo o que até ele chegava, mantendo a meta inviolável e mostrando o quão tem participação nessa que é, segundo as estatísticas, a melhor defesa do Campeonato Inglês.

Manchester City e Liverpool ainda se encontrarão outra vez nessa temporada, já que serão oponentes na Copa da Liga Inglesa, em partida agendada para o próximo dia onze. Só que antes disso, atuam pela Copa da Inglaterra: no dia seis, o Liverpool recebe o Oldham Athletic (clube situado na League One, a 3ª divisão inglesa); no dia oito, o City enfrenta o United, no segundo de três jogos consecutivos em seu estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário