quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Schalke Vence Steaua E Avança Na Liga Europa Liderando Grupo J

O Schalke 04 fez-se valer do fato de jogar na Veltins-Arena e venceu o Steaua Bucareste nesta quinta-feira, pela quinta rodada na fase de grupos da Liga Europa. A vitória do clube de Gelsenkirchen combinada à derrota do Maccabi Haifa (2a1 para o AEK Larnaca) garantiu aos alemães a liderança no grupo J. A segunda vaga na próxima fase será disputada pelas outras três equipes: os israelenses do Maccabi Haifa (6 pontos) dependem apenas de si, só que enfrentam exatamente o Schalke 04. A esperança de classificação do time romeno reside numa vitória sobre o adversário chipriota (a partida será em Bucareste) aliada a um tropeço do Maccabi Haifa.

O jogo

O clube de maior torcida na Alemanha contou com um estádio lotado (o que não é nenhuma novidade aos "Azuis Reais") e desde o início da partida tratou de jogar no campo de ataque. A pressão dos donos da casa era intensa, mas esbarrava na participação do goleiro Ciprian Anton Tatarusanu (aquele mesmo que não permitiu que Ronaldo marcasse um gol em sua despedida) e, às vezes, no zagueiro búlgaro Valentin Iliev, que intervia de forma providencial e orientava os companheiros, mostrando que a marcação da equipe estava vacilante. Quase como uma profecia, o Steaua sofreu o gol pouco após uma das "broncas" de Iliev: escanteio cobrado curto rapidamente pela esquerda até o espanhol José Manuel Jurado Marín e deste saiu cruzamento certeiro para cabeceio preciso do grego Kiriako Papadopoulos, que marcou seu primeiro gol na temporada. 1a0 Schalke.

Foi a partir do gol sofrido aos vinte e quatro minutos que o time comandado por Ilie Stan começou a mostrar qualidade. E muita qualidade, diria eu. Numa troca de passes envolvente, o argentino Pablo Daniel Brandán serviu o atacante Raul Andrei Rusescu, que finalizou mandando no canto direito e empatando a partida. Na comemoração Raul Rusescu beijou a aliança à la Raúl (seu xará e adversário naquela noite), gesticulou a mão à la Ronaldo, socou o ar à la Pelé e encarou a torcida adversária à la Romário, indo depois celebrar com os adeptos da equipe romena, aos trinta e dois minutos.

Uma pena que o desempenho ofensivo do time visitante só acontecesse quando a equipe estava atrás no marcador. Com a igualdade no placar, o Steaua voltou a "aceitar" que o jogo se concentrasse em seu campo de defesa. E, aos onze minutos da segunda etapa, sofreu o segundo gol: o holandês Klaas-Jan Huntelaar chutou, a bola foi travada e sobrou para o veterano atacante espanhol Raúl González Blanco. Na condição de maior goleador na história das competições européias (o Real Madrid comemorou muitos gols desse jogador em Ligas dos Campeões), Raúl esticou a perna e mandou a bola pra rede, mostrando senso de posicionamento digno daqueles que antevém a jogada.

Após o novo desempate, o Steaua voltou a se assanhar no jogo para buscar nova igualdade e até criou algumas ocasiões de gol. Só que o Schalke estava mais esperto na defesa e contou com uma ou outra participação do jovem goleiro Lars Unnerstall, de vinte e um anos de idade, para não voltar a ceder o empate. E o Schalke ainda ficou perto de chegar ao terceiro gol, como em lance onde Raúl voltou a aparecer no lugar certo e no momento certo para finalizar, só que, atrapalhado pela marcação de Brandán, acabou mandando à esquerda.

A vitória do Schalke 04 acabou premiando a equipe que pareceu mais buscar por ela, mas ficou a sensação de que o Steaua Bucareste poderia arrumar algo melhor na partida se jogasse os noventa minutos com postura semelhante à de quando perdia o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário