terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Copa Sul-Americana 2011: La U Ou LDU?

Nessa quarta-feira, catorze de dezembro de dois mil e onze, a Copa Sul-Americana chega ao seu jogo derradeiro. Duelando no estádio Santa Laura, na capital chilena Santiago, estarão a Universidad de Chile e a Liga Deportiva Universitária, também conhecidas pelas respectivas alcunhas de La U e LDU.

Embora cada time viva um momento diferente nesse momento (La U faz campanha memorável no Campeonato Chileno, sem perder jogo nenhum para ninguém; LDU é apenas quinta colocada no Campeonato Equatoriano), uma final de campeonato deve ser tratada como um jogo diferente (na acepção mais mística do termo).

Falando em "final de campeonato", nesse ponto a LDU carrega uma vantagem em relação ao adversário: foi campeã na Copa Libertadores da América em 2008 e na Copa Sul-Americana em 2009. Isto é, chega à sua terceira final continental nos últimos quatro anos. La U, por sua vez, está disputando a sua primeira final sul-americana em toda a história do clube.

No primeiro jogo, na altitude da capital equatoriana Quito, a Universidad de Chile conseguiu vencer por 1a0. Desta forma, será campeã na Copa Sul-Americana em caso de empate dentro de casa. Uma vantagem considerável, sobretudo se lembrarmos que essa equipe está invicta há trinta e quatro partidas.

O palpite do blogueiro vai para um título dos comandados de Jorge Sampaoli. E essa opinião se baseia em diversos aspectos: o ótimo desempenho da equipe em partidas nessa mesma Copa Sul-Americana (a exibição na goleada de 4a0 sobre o Flamengo, no Engenhão, foi formidável), o ótimo momento recente que o time atravessa, o apoio da fanática torcida e o desejo de continuar fazendo história. Mas, sem dúvidas, essa mesma "história" orienta-nos a não duvidar da força da Liga Deportiva Universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário