segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Botafogo E Fluminense Empatam Em Volta Redonda: 1a1

Botafogo em Fluminense encerraram suas participações na temporada 2011 empatando o clássico Vovô em 1a1, com os dois gols saindo nos primeiros onze minutos de partida. O resultado deu ao Tricolor uma vaga direta para a fase de grupos na próxima Copa Libertadores, enquanto o Botafogo terminou o ano com seis partidas em seqüência sem vitória (cinco derrotas e este empate), pegando vaga na Copa Sul-Americana 2012.

Antes de a bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador Sócrates, figura marcante dentro das quatro linhas com sua elegante maneira de jogar futebol e fora delas, com sua politizada postura que em muito fortaleceu as reivindicações para a classe. "Doutor" Sócrates desencarnou no domingo e foi citado saudosamente em muitos outros países pelo mundo. A equipe da Fiorentina, onde Sócrates atuou na década de 1980, jogou de luto e exibiu uma imagem de Sócrates no telão do estádio Artemio Franchi.

O jogo

Sob sol forte na tarde dominical em Volta Redonda (o Engenhão estava ocupado por vascaínos e flamenguistas, a mando da Confederação Brasileira de Futebol), o Botafogo começou melhor a partida e teve as primeiras aproximações do gol. Mas quem de fato inaugurou o marcador foi o Fluminense: aos quatro minutos, Diguinho recebeu livre no setor esquerdo interno à grande área e cruzou no capricho para Fred, que dominou e finalizou com frieza e categoria.

A resposta do Alvinegro não tardou a vir: aos onze minutos, Renato tocou, Elkeson saiu da bola e Felipe Menezes ficou com ela, fazendo o domínio, driblando o marcador e chutando cruzado, no canto esquerdo. Belo gol do camisa dez botafoguense e 1a1 no placar.

Dois minutos depois, Maicosuel, talvez inspirado pelo sucesso na jogada do companheiro, decidiu partir com a bola dominada e foi fazendo fila, entrando na área mas chutando para fora, rente à trave direita. O Flu até teve uma chance de desempatar aos vinte e dois minutos, com chute de Marquinho, mas a equipe passou a maior parte do tempo ou vendo o Botafogo atacar, ou tentando administrar o resultado de igualdade - o goleiro Diego Cavalieri chegou a levar cartão amarelo ainda no primeiro tempo por retardar a reposição de bola em jogo.

No segundo tempo, o domínio botafoguense foi intenso no estádio da Cidadania tanto na grama quanto nas arquibancadas. Pressionando o adversário no campo sob o incentivo de uma torcida que não cessava de fazer barulho, o time comandado interinamente pelo preparador de goleiros Flávio Tênius marcou duas vezes, mas tanto Caio (que entrara no lugar de Elkeson) quanto Sebastián "El Loco" Abreu tiveram seus gols invalidados, gerando revolta dos trocedores com o auxiliar "responsável" pelas anulações, que chegou a ser atingido na cabeça pelo que parecia ser um copo descartável.

A expulsão do volante colombiano Erwin Valencia aos trinta minutos trouxe o Fluminense mais ainda para a defesa, sofrendo diversas investidas do time adversário praticamente até o apito final. Com o 1a1, o Flu termina o ano sem vencer um único clássico no Rio de Janeiro. O Botafogo, que vencera esse adversário no Estadual e no 1º turno do Campeonato Brasileiro com duas viradas, sentiu que, não fossem as escolhas da polêmica arbitragem, poderia ter feito a trinca em 2011.

Outros resultados

São Paulo (6º) 4a1 (10º) Santos
Internacional (5º) 1a0 (12º) Grêmio
Cruzeiro (16º) 6a1 (15º) Atlético Mineiro
Atlético Goianiense (13º) 5a1 (19º) América Mineiro
Atlético Paranaense (17º) 1a0 (8º) Coritiba
Bahia (14º) 2a1 (18º) Ceará
Avaí (20º) 1a1 (7º) Figueirense
Vasco (2º) 1a1 (4º) Flamengo
Corinthians (1º) 0a0 (11º) Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário