quinta-feira, 24 de novembro de 2011

La U Busca Empate Em São Januário E Se Aproxima De Final Continental

Vasco e Universidad de Chile abriram as semifinais na Copa Sul-Americana 2011 empatando por 1a1 no estádio São Januário. Os gols do jogo foram marcados aos trinta e três minutos de cada tempo: no primeiro, Bernardo abriu o placar para os donos da casa; no segundo, Osvaldo González igualou o marcador para o time visitante. Com o resultado, "La U" avança à final continental em caso de empate por 0a0 na capital Santiago, em partida que será disputada na próxima quarta-feira, dia trinta.

O jogo

Para enfrentar a qualificada equipe chilena, invicta há vinte e oito partidas na temporada, o Vasco da Gama foi para campo utilizando a força máxima disponível para a partida. E iniciou o jogo tomando breve pressão do adversário, que ia para o campo ofensivo como se atuasse diante de seus torcedores - uma postura admirável e tão rara no futebol.

Aos poucos, o volume de jogo vascaíno foi crescendo e a participação do bom goleiro Johnny Herrera ia garantindo o 0a0 no placar. Aos vinte e nove minutos, Élton ainda carimbou o travessão, quase inaugurando o marcador. Mas o gol estava guardado para os trinta e três minutos: Allan deu o passe, a defesa desviou e a bola chegou em boas condições para Bernardo. O camisa dezesseis dominou já fazendo o giro e chutou cruzado, mandando no canto direito. 1a0 Vasco.

Entre o final do primeiro tempo e o início do segundo, a Universidad de Chile conseguiu criar algumas chances de igualar o placar. Os comandados do argentino Jorge Sampaoli - que por diversas vezes era flagrado pelas câmeras fora da área técnica a ele destinada - saíam para o jogo de forma a encurralar a defesa vascaína. Mas foi somente aos trinta e três minutos que sairia o gol de empate. E foi em lance de bola parada: na bola levantada a partir da intermediária, González, de costas para o gol, subiu bem e cabeceou melhor ainda, tirando de Fernando Prass e colocando no canto esquerdo.

Restavam cerca de quinze minutos para o Vasco tentar retomar a frente no placar e levar alguma vantagem para a partida de volta, mas parece ter faltado mais pernas do que propriamente disposição tática à equipe comandada por Cristóvão Borges, que disputa duas competições simultaneamente. E o Vasco ainda ganhou uma preocupação para o Campeonato Brasileiro: após deixar o campo sentindo dores, o meio-campista Felipe é dúvida para o clássico dominical com o Fluminense, na penúltima rodada da competição nacional. A Universidad de Chile, que pouco tem a ver com isso, chega aos vinte e nove jogos de invencibilidade e, pelo menos teoricamente, parece favorita por uma vaga na final continental. Só que "o Vasco é o time da virada"...

Uma curiosidade sobre a partida: a primeira jogada de linha-de-fundo foi ocorrer somente nos acréscimos do segundo tempo, pelo lado direito de ataque do Vasco. É uma estatística curiosa, sobretudo se imaginarmos que a Universidad de Chile faz uso de dois pontas e o Vasco, ao longo da temporada, trabalhou bastante esse tipo de jogada. Creio que esse dado se deva, pelo menos parcialmente, à solidez defensiva de ambos os conjuntos e à ausência de jogadores como Diego Souza e Éder Luís pelo lado cruzmaltino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário