domingo, 16 de outubro de 2011

0a0 Para Dar E Vender

A líder Juventus, bastante reforçada para essa temporada, viajou até Verona para enfrentar o Chievo na 6ª rodada do Campeonato Italiano 2011-2. Este blogueiro estava muito curioso para ver os comandados de Antonio Conte atuarem e de certa maneira acabou se decepcionando com a falta de poder de penetração da equipe juventina, que era superior tecnicamente mas tinha sérias dificuldades de se desvencilhar da marcação dos donos da casa. No final, mais um 0a0 numa rodada onde cinco jogos terminaram sem gol (50% das partidas).

O jogo

Com Andrea Pirlo e o chileno Arturo Vidal tomando conta do setor de meio-campo, a Juventus tinha tudo para conseguir impôr uma forte pressão sobre a equipe do Chievo, mas o sistema defensivo montado por Domenico Di Carlo teve o mérito de conseguir dificultar as ações de um jogador bastante importante taticamente para a equipe visitante: o sérvio Milos Krasic, que quase nada conseguiu produzir em campo. Tudo bem que a Juve subiu de produção nos últimos minutos do primeiro tempo (tendo inclusive reclamado dois pênaltis: um perceptível em Vidal aos 39 minutos e um duvidoso no suíço Stephan Lichtsteiner aos 42 minutos), mas quem esteve mais perto de abrir o placar na primeira etapa foram os donos da casa: aos 19 minutos, o francês Cyril Théréau desarmou Pirlo no campo ofensivo, avançou ficando de frente com Gianluigi Buffon e chutou pra rede. Só que o árbitro Andrea De Marco entendeu falta em cima de Pirlo, apitou a infração e deu cartão amarelo a Théréau por dar continuidade ao lance, sob fortes reclamações do atacante.

Não foram feitas modificações no intervalo (a única mexida havia acontecido aos vinte minutos de jogo, quando Gennaro Sardo saiu aparentando estiramento na coxa direita e deu lugar ao francês Nicolas Frey) e somente aos dez minutos Conte realizou a primeira substituição em sua equipe: saiu o inoperante Krasic para a entrada de Emanuele Giaccherini. Giaccherini até entrou bem no jogo, dando uma finalização que passou perto do ângulo esquerdo. Mas o elemento que mais poderia transformar o jogo na base do talento individual só foi colocado em campo aos vinte e quatro minutos: Alessandro Del Piero, que entrou no lugar de Claudio Marchisio. Aos 27 minutos, Vidal cruzou pela direita e Del Piero cabeceou mandando a bola na trave esquerda. A resposta do Chievo veio - ou  viria - no minuto seguinte, quando Sergio Pellissier e Giorgio Chiellini se enroscaram na área e Andrea De Marco optou por deixar o jogo seguir. No minuto posterior, Simone Pepe decidiu tentar de fora da área e mandou um chute que tinha o endereço do gol, mas o arqueiro Stefano Sorrentino conseguiu bonita defesa, saltando e espalmando.

Se Di Carlo já havia efetuado as três substituições (as duas últimas foram a entrada do peruano Rinaldo Cruzado no lugar de Paolo Sammarco e a entrada de Davide Mandelli no lugar do argentino Santiago Morero), Conte ainda podia realizar uma última alteração. E escolheu colocar o paraguaio Marcelo Estigarribia (quem acabou saindo foi Giaccherini, que deixou o campo sentindo uma lesão na coxa, semelhante ao caso de Sardo no primeiro tempo). Creio que a idéia original de Conte seria tirar Chiellini, mas não cabe aqui fazer especulações: o fato é que o treinador da Juve demorou para mexer na equipe. Del Piero poderia ter entrado antes e Pepe, por mais esforçado que seja, não me parece jogador para ser titular. Sobretudo num time que conta com Del Piero e Alessandro Matri entre os suplentes.

Nos minutos finais, cada time teve uma boa chance de chegar à vitória. Na oportunidade dos donos da casa, a bola passou lentamente por Buffon mas Del Piero afastou. Na chance juventina, Vidal lançou Del Piero e o camisa dez chutou bonito, mas por cima do travessão. As estatísticas pós-jogo apontavam o Chievo com 21min52seg de tempo de posse de bola para 34min34seg da Juventus. Mas não basta ter a bola consigo: é necessário saber o que fazer com ela. Vejo muito potencial nessa equipe bianconera, mas será necessário dar um padrão de jogo ao time numa forma que não foi vista no estádio Marc'Antonio Bentegodi. E os adeptos da Vecchia Signora torcem para que Antonio Conte, ídolo no clube, seja capaz de fazê-lo.

Curiosamente, o Jogada De Efeito também acompanhou a partida entre Chievo e Juventus realizada nesse mesmo estádio na temporada passada. Naquela oportunidade, empate por 1a1 que você pode relembrar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário