quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Na Bielorrússia, Barcelona Bate Borisov: 5a0

Os recentes empates na temporada (2a2 com a Real Sociedad, com o Milan e com o Valência) convidaram uma parcela ingênua (para não dizer tola) de pessoas a estimar que algo poderia não estar andando bem com o Barcelona. Se pensarmos que o time comandado por Josep Guardiola acostumou-se às vitórias e às goleadas, realmente aqueles resultados poderiam sugerir uma pequena fuga da normalidade. Mas tudo vai de bem a melhor com o time azul-grená: após sapecar 5a0 no Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol, a equipe catalã repetiu o placar na Liga dos Campeões da Europa, quando viajou até Minsk, Bielorrússia, e goleou a equipe do BATE Borisov. Com os mesmos quatro pontos do Milan - mas com um saldo superior -, o Barça lidera o grupo H. O BATE, que empata com o Viktoria Plzen em pontos - os dois têm um -, figura na lanterna da chave devido ao saldo de gols. Na próxima rodada, o BATE visita o Milan enquanto o Barcelona recebe o Plzen.

O jogo

Diante de um público de 29.555 pessoas no estádio Dynama, a massa até incentivava os donos da casa diante de um adversário imponente. Mas nem os gritos vindos das arquibancadas foram capazes de levar o time amarelo ao ataque: pressionado e mantendo-se basicamente concentrado entre sua intermediária e a linha-de-fundo, os comandados de Viktor Goncharenko assistiam o Barcelona, que vestia uniforme preto, a trocar passes cada vez mais perto da baliza defendida por Aleksandr Gutor.

Os primeiros dezoito minutos se assemelhavam à partida entre Espanha e Suíça, na Copa do Mundo 2010, quando uma equipe atacava e a outra se defendia. Mas, para alegria de muitos dos atletas que estiveram em campo naquela ocasião, dessa vez o placar foi mais compatível ao desenho da partida. Um gol contra de Aliaksandr Volodko aos dezoito minutos abriu a defesa e também a porteira. As belas atuações de David Villa e Lionel Messi conduziram os barcelonistas a uma tranqüila vitória, que contou com gols de Pedro Rodríguez (linda assistência de Villa), Villa, e dois do fantástico camisa dez argentino. Por sinal, o segundo gol de Messi o colocou igualado ao húngaro Láslo Kubala, como segundo maior goleador na história do clube. Que se faça a contagem regressiva: faltam quarenta e um para igualar César Rodríguez, que marcou 235 vezes pelo Barcelona.

É interessante observar que o Barça terminou a partida com quatro brasileiros em campo: os laterais Daniel Alves (titular), Adriano e Maxwell (que entraram na segunda etapa), e também o hábil meio-campista Thiago Alcântara, filho do ex-jogador Mazinho, que se naturalizou espanhol e inclusive já defendeu a seleção comandada por Vicente Del Bosque. Jogador de apreciável capacidade técnica e facilidade em encostar no ataque, que certamente poderia ser aproveitado com a camisa amarela. Mas lá vamos nós, com figuras como Ralf, Fernandinho e Elias trajando um uniforme que tem cinco estrelas bordadas acima do distintivo...

5 comentários:

  1. http://britfoot.blogspot.com/2011/10/verdadeiro-ou-falso-5.html

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra acreditar que esse Bate é o líder do campeonato bielorruso (é isso mesmo?!), com mais de 10 pontos de vantagem pro segundo colocado!

    ResponderExcluir
  3. http://britfoot.blogspot.com/2011/09/bolao-britfoot-8-rodada.html

    ResponderExcluir
  4. http://britfoot.blogspot.com/2011/10/verdadeiro-ou-falso-6.html

    OBS: Mandei o link errado do Bolão. Aí vaí o certo: http://britfoot.blogspot.com/2011/10/bolao-britfoot-9-rodada.html

    ResponderExcluir
  5. Conheça a primeira edição da REVISTA JOGO LIMPO! Acesse: jogolimpo.com/revista

    Curta a página da Rádio Estação Palestra no Facebook. Acesse: http://www.facebook.com/pages/Esta%C3%A7%C3%A3o-Palestra/159391827406907

    ResponderExcluir