quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Liga Dos Campeões Da Europa 2011-2: 1ª Rodada Na Fase De Grupos

Meu camarada Lucas Vinícius fez a prévia dos jogos de ontem, então cá estou pra "completar" o trabalho e mandar a análise que antecede as partidas de hoje, pela primeira rodada na fase de grupos na Liga dos Campeões da Europa. Antes, porém, vamos lembrar rapidamente o que aconteceu nos primeiros movimentos pelos grupos E, F, G e H.

No grupo E, o Genk recebeu o Valência e as equipes protagonizaram o único empate em 0a0 até aqui. Não é nada mal trazer um ponto da Bélgica para a Espanha, mas no caso de Chelsea e Bayer Leverkusen conseguirem uma vitória no estádio Cristal Arena, a equipe espanhola fica em desvantagem na disputa por vaga nas oitavas-de-final. Sinceramente, não acredito que o Genk possa avançar na Liga dos Campeões. Na outra partida, o Chelsea venceu o Bayer Leverkusen por 2a0 em Stamford Bridge - e com direito a bonito gol do zagueiro brasileiro David Luiz. Quem fechou o placar foi o espanhol Juan Manuel Mata, recém-contratado junto ao Valência.

No grupo F, o Arsenal conseguiu sair na frente em Dortmund (gol do holandês Robin van Persie), mas cedeu o empate ao Borussia nos últimos minutos, em belo chute do croata Ivan Perisic (que nas duas últimas temporadas atuava pelo Club Brugge). Então, quem largou na frente nessa chave foi o Olympique de Marseille: com uma vitória por 1a0 em pleno estádio Georgios Karaiskáki (gol do experiente argentino "Lucho" González), os comandados de Didier Deschamps deram importante passo para caminhar em direção à próxima fase. Se já era improvável para os gregos avançarem num grupo dessa dificuldade, a derrota em casa para os franceses deve convidar o Olympiakos a concentrar esforços por um lugar na Liga Europa.

No grupo G, os donos da casa fizeram valer o fator campo. O Porto venceu o Shakhtar Donetsk de virada, em jogo onde os três gols foram brasileiros: Luiz Adriano abriu o placar para os ucranianos, Hulk empatou em chutaço em cobrança de falta (havia desperdiçado um pênalti nessa partida) e Kleber marcou 2a1 para o time português, atual campeão na Liga Europa. Vale colocar que os visitantes terminaram a partida com nove homens em campo, já que Raktskiy e Chygrynskiy foram expulsos. Os chiprianos do Apoel também ganharam de virada, também contaram com gols brasileiros e também terminaram a partida em vatangem numérica diante dos russos do Zenit. Zyryanov abriu a contagem no segundo tempo, mas o Apoel foi buscar a vitória com gols de Gustavo Manduca e Aílton Almeida - o português Bruno Alves recebeu cartão vermelho logo depois do Apoel assumir a vantagem no placar.

No grupo H, dois empates. Enquanto os brasileiros Alexandre Pato (com um gol no primeiro minuto de partida) e Thiago Silva (com um gol nos acréscimos do jogo) ajudaram o Milan no empate por 2a2 com o Barcelona em pleno estádio Camp Nou (Pedro Rodríguez e David Villa marcaram para os catalães), Viktoria Plzen e BATE Borisov não foram capazem de tomarem a ponta na classificação, pois também empataram: o eslovaco Bakos marcou para os tchecos e o brasileiro Renan empatou para os bielorrusos.

Quantos aos jogos de hoje, que começam às 15:45h, vamos aos pitacos.

Grupo A

Manchester City e Napoli. Com um grande investimento e a formação de uma equipe de muita qualidade, os Citizens têm o favoritismo para esse jogo. Os napolitanos, que estrearam na Série A 2011-2 vencendo o Cesena fora de casa por 3a1, estão com uma equipe reforçada em relação à última temporada, mas não será fácil voltar de Manchester com algum ponto na bagagem. Dá Manchester City.

Villarreal e Bayern de Munique. Embora jogue no estádio El Madrigal, não vejo o Villarreal como favorito diante da qualificada equipe bávara, que vem de uma goleada por 7a0 sobre o Freiburg. Dá Bayern de Munique.

Grupo B

Lille e CSKA Moscou. Vindo de três vitórias consecutivas no Campeonato Francês (onde é atualmente 3º colocado) e contando com o reforço do meia inglês Joe Cole para essa temporada, o Lille tem totais condições de estrear na Liga dos Campeões com vitória - ainda mais por estar jogando em seu estádio. O CSKA, que também tem jogadores qualificados em seu plantel (como por exemplo o atacante brasileiro Vágner Love), não vive bom momento no ano de seu centenário de fundação: vem de derrota por 4a0 para o Dínamo Moscou - mas mesmo assim é vice-líder no Campeonato Russo. Dá Lille.


Internazionale e Trabzonspor. Com todo respeito ao clube turco que herdou a vaga do punido Fenerbahce, mas é mais provável chover granizo no deserto do Saara do que a equipe conseguir "tirar pontos" da Inter em Milão. Há uma grande diferença de nível técnico entre os dois times - e olha que simpatizo com três ou quatro jogadores da equipe visitante! Dá Internazionale.

Grupo C

Basel e Otelu Galati. O Basel vem de duas vitórias no Campeonato Suíço (onde figura na 4ª posição) enquanto o Galati amarga duas derrotas consecutivas no Campeonato Romeno, aparecendo em 14º lugar no torneio. Creio que a seqüência de vitórias e derrotas chegará a um terceiro jogo. Dá Basel.

Benfica e Manchester United. O atual vice-campeão continental é franco favorito para uma das vagas nessa chave, mas terá na estréia justamente o que pode ser considerado o jogo mais difícil que deverá disputar nessa fase de grupos: o Benfica no estádio da Luz. É uma partida onde tudo pode acontecer e, embora o time português não seja tão forte quanto o inglês, a "preocupação" de Alex Ferguson com o duelo com o Chelsea pode ser a chance dos comandados de Jorge Jesús aprontarem alguma coisa em Lisboa. Dá empate.

Grupo D

Ajax e Lyon. Eis uma partida que considero interessante: o atual campeão holandês recebe em Amsterdã a boa equipe francesa, acostumada a jogar a Liga dos Campeões e a passar de fase. Os dois times iniciaram bem essa temporada, estando o Ajax e o Lyon nos respectivos 1º e 2º lugares em suas ligas nacionais, vindos de duas vitórias consecutivas. O fator campo é o que mais influencia o meu palpite. Dá Ajax.

Dínamo Zagreb e Real Madrid. 'Faria de tudo para jogar essa partida'. Com essas palavras do croata Davor Suker, que teve dias de muitas alegrias vestindo a camisa de cada um desses clubes, fica a expectativa de um duelo de qualidade no estádio Maksimir, em Zagreb. O Real até tem um favoritismo consigo, mas creio que não será nada fácil voltar da Croácia com uma vitória. Espero assistir essa partida e poder comentá-la ainda hoje. Dá empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário