segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Com Ronaldinho Muito Bem, 11 Brasileiros Vencem 10 Ganeses Por 1a0

 
Brasil e Gana atuaram em Londres numa partida que pouco teve de amistosa: muitas entradas ríspidas, muitos cartões e uma expulsão ainda no primeiro tempo. A seleção de Mano Menezes tirou proveito da vantagem numérica e venceu o jogo por 1a0, gol de Leandro Damião. Mas o destaque do encontro foi Ronaldinho Gaúcho, que participou do jogo esbanjando aquele talento diferenciado e protagonizou lances de maestria na armação de jogadas. Tem tudo para ser um retorno definitivo, rumo à Copa em 2014.

O jogo

Desprestigiada com um sexto lugar no ranking da FIFA, a seleção brasileira foi até o belo estádio Craven Cottage (modesto, se comparado com o palco do estádio Emirates) e demorou um pouco para encaixar seu jogo no sensacional gramado que servia de superfície. Uma lesão de Paulo Henrique Ganso forçou a saída do meia com nove minutos de partida, e o treinador abriu mão de seu propagandeado sistema tático para colocar Elias, em vez de Lucas. Elias até entrou bem, dinamizando a transição ao ataque, mas é lamentável ver como uma figura experiente como o ex-treinador de Grêmio e Corinthians abre mão de um estilo de jogo tão rapidamente, restando saber se era a circunstancial superioridade de Gana naqueles minutos iniciais ou uma falta de convicção pessoal que motivaram-no a substituir desta forma e não da que parecia mais coerente.

Com um vigor físico avantajado e um excesso de vontade em cada dividida de bola, os comandados do sérvio Goran Stevanovic cometiam muitas faltas, algumas delas colocando em risco a integridade física dos brasileiros que estavam em campo. Mike Dean, árbitro do jogo, não economizou nos cartões amarelos e inclusive avisou Daniel Tawiah Opare que, na próxima infração, o expulsaria por reincidência. E Daniel Opare, aos trinta e dois minutos, calçou Lúcio e foi expulso pelo segundo cartão amarelo pessoal. A leitura labial de Mike Dean não deixa dúvidas: "five fouls".

Leandro Damião já havia recebido uma bola e finalizado com belo toque por cobertura, em gol corretamente anulado por um impedimento praticamente indetectável no jogo corrido. E, aos quarenta e quatro, o atacante do Internacional recebeu enfiada de bola caprichada de Fernandinho, deu uma ajeitada e chutou firme, rasteiro, cruzado, marcando 1a0. Posição legal e gol corretamente validado, mostrando que o auxiliar daquele setor sabe das coisas.

A entrada do ponta-direita Givanildo de Souza (vulgo "Hulk") no lugar do meio-campista Fernandinho no intervalo sugeriam um Brasil mais ofensivo. Mas a realidade é que o poder de aproximação da seleção ficou dependente das aparições de Ronaldinho. Para nossa alegria, a atuação inspirada do camisa 10 proporcionou diversos momentos interessantes na etapa complementar. No que considero o mais bonito deles, Gaúcho lançou lindamente Alexandre Pato (que entrara no lugar de Damião) e o atacante milanista cabeceou bonito, parando em defesa espetacular do goleiro Adam Larsen Kwarasey. Mais tarde, Adam Kwarasey mostrou-se o maior responsável pelo placar seguir como estava até então, defendendo brilhantemente uma cobrança de falta precisa que Ronaldinho Gaúcho colocou na proximidade da trave esquerda.

De resto, cabe destacar a correta atuação de Marcelo (que volta à seleção em nível suficiente para não mais sair da posição) e as poucas substituições utilizadas por Mano Menezes - fez somente três enquanto Stevanovic efetuou o dobro. Aliás, a julgar pela primeira mexida de Mano, deu a entender que o treinador estava mais preocupado com o resultado do que com a arte, cuidando mais do próprio vínculo empregatício do que de qualquer outra coisa. Mas a genialidade de Ronaldinho Gaúcho fez tudo parecer mais vistoso. Que o craque tenha voltado para ficar. Afinal de contas, jamais deveria ter ficado afastado de uma camisa que lhe cai tão bem.
 
Ronaldinho Gaúcho cobra escanteio durante Brasil 1a0 Gana: no final da partida, jogador levou público ao delírio mostrando um pouco do seu repertório de jogadas de efeito.

Para terminar esse tópico em alto astral, o blogueiro se reserva o direito de não incluir nessa postagem os convocados por Mano Menezes para os amistosos com a seleção argentina. Vamos ficar com a imagem de Ronaldinho Gaúcho, que parece melhor.

3 comentários:

  1. Não sei porque mas eu sempre fico com um pé atrás em relação à seleção brasileira. Não que eu não torça mas esse time ultimamente não tem me animado muito. Tudo bem que Gana parecia disputar uma eliminatória, com tantas faltas cometidas, mas com um jogador a mais em boa parte do jogo, eu sinceramente esperava mais que esse 1-0. mas tudo bem, né melhor que perder outro kkk

    allaboutfootballandarsenal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. http://britfoot.blogspot.com/2011/09/bolao-britfoot-3-rodada.html

    ResponderExcluir
  3. Soham,
    R10 provou que pode ser útil a seleção, o jogo foi fraco, os africanos bateram de mais, e o Brasil ainda buscando um entrosamneto e um jeito de jogar que melhor se aplique a seus jogadores.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir