sábado, 6 de agosto de 2011

Série A 2011: 15ª Rodada E Seus Pitacos

Nesse final-de-semana o Campeonato Brasileiro 2011 será disputado em sua décima quinta jornada, com três jogos no sábado e os outros sete no domingo. Vale lembrar que Corinthians, Fluminense e Grêmio têm um jogo a menos que a maioria dos times, enquanto o Santos encontra-se com três partidas em débito. Hora de pitaquear.

Palmeiras (5º) e Grêmio (15º)

Tendo somado sete pontos nos últimos três jogos, o Palmeiras é favorito nesse jogo onde recebe o Grêmio, que (re)estréia o treinador Celso Roth. Além do mau momento que atravessa na temporada (não vence há quatro partidas), o Tricolor Gaúcho triunfou somente uma vez como visitante nesse Brasileirão. Dá Palmeiras.

Flamengo (2º) e Coritiba (10º)

Único invicto na competição e engrenado numa série de três vitórias consecutivas (além de ser a atual "Equipe da Semana"), o Flamengo enfrenta o vice-campeão da Copa do Brasil no estádio Engenhão com expectativa de grande público. Resta saber como se comportará este irregular Coritiba, que fez um primeiro semestre muito elogiado pela mídia mas atravessa momento de resultados nada empolgantes. Dá Flamengo.

Atlético/MG (13º) e Figueirense (9º)

Desde iniciada a Série A 2011, o Atlético Mineiro somente conseguiu em três partidas não ser vazado pelo adversário. E é aí onde estão 75% das vitórias da equipe na competição: quando não levou gol. O Figueirense, que reencontrou a vitória na rodada passada após seis duelos sem vencer, tem um dos piores ataques na competição, com média inferior a um gol por jogo (marcou 13 em 14). Dá Atlético/MG.

Santos (18º) e Ceará (12º)

Duas equipes que encontram-se em momento adverso na temporada. O Santos vem de três derrotas consecutivas e o Ceará foi goleado em seus dois últimos compromissos. Time por time, o do Santos é mais forte. Momento por momento, a concorrência está acirrada para ver quem está em pior fase. Dá Santos.

Internacional (8º) e Cruzeiro (11º)

Sem marcar gol há duas rodadas (desde que disputou dois amistosos internacionais com Barcelona e Milan), o Colorado tenta reencontrar a vitória nessa partida em que recebe o Cruzeiro, que soma três derrotas nos últimos três compromissos, sem nenhum gol marcado nesse período. Que diferença dos tempos de Cuca para os de Joel... Dá Internacional.

Atlético/PR (19º) e Corinthians (1º)

Vice-lanterna recebendo o líder na competição. Na maioria dos torneios pelo mundo, isso indicaria que o visitante é favorito para somar os três pontos. Não necessariamente quando se trata de Campeonato Brasileiro: o time que até a décima rodada não venceu ninguém, soma três vitórias nos últimos quatro jogos e tem todos os motivos para crer num novo triunfo. Até pouco tempo atrás invicto, o Timão perdeu dois jogos em seqüência e foi reencontrar a vitória diante do lanterna América. Dá empate.

América/MG (20º) e Fluminense (7º)

O Coelho estreou no Brasileiro vencendo o Bahia. Depois, nenhuma vitória. O Fluminense, único time que não empatou na competição, atravessa momento positivo com Abel Braga no comando, vencendo três de seus quatro últimos jogos. Dá Fluminense.

Botafogo (6º) e Vasco (4º)

É o clássico e também o jogo teoricamente mais forte na rodada presente. Campeão na Copa do Brasil 2011 e somando seis jogos seguidos de invencibilidade (com direito a cinco vitórias nesse período), o Vasco leva um ligeiro favoritismo para essa partida a ser disputada no estádio Engenhão. Os botafoguenses mais supersticiosos devem recordar que suas últimas duas trocas de treinador aconteceram após derrotas para esse mesmo adversário (Estevam Soares caiu após goleada de 6a0 na Taça Guanabara 2010 e Joel Santana encerrou sua passagem pelo clube após revés por 2a0 na Taça Rio 2011) - Caio Júnior deve estar atento. Dá empate.

Avaí (17º) e São Paulo (3º)

No reencontro após o duelo pelas quartas-de-final na Copa do Brasil 2011 (quando o Avaí eliminou o São Paulo), a equipe da casa busca sua terceira vitória consecutiva para pular fora da zona de descenso. O Tricolor, que vem alternando bons e maus resultados desde antes de Adílson Batista ter assumido o cargo de treinador, vai à Ressacada para manter-se na zona de Libertadores e, quem sabe, aproximar-se do topo da tabela. Dá empate.

Bahia (14º) e Atlético/GO (16º)

Duas equipes que levaram 3a0 na rodada passada (o Bahia para o São Paulo e o Atlético Goianiense para o Paranaense) fazem jogo onde o objetivo comum é o de não entrar na zona de descenso. O Bahia demorou para vencer diante de sua fanática torcida (só conseguiu isso no sexto e mais recente compromisso em Pituaçu), e agora vamos ver se aquela vitória teve um efeito de "abrir a porteira". Acho que sim. Dá Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário