domingo, 21 de agosto de 2011

Com Um A Menos, Inter Busca O Empate Duas Vezes Diante Do Flamengo

Internacional e Flamengo jogaram no estádio Beira-Rio na tarde desse domingo, em partida válida pela 18ª rodada no Campeonato Brasileiro 2011. E o empate por 2a2 parece ter sido mais saboroso aos donos da casa do que ao atual vice-líder na competição: atuando com um homem a menos desde antes do intervalo (Guiñazú foi expulso nos acréscimos da etapa inicial), o Colorado conseguiu buscar o empate por duas vezes e evitou um revés diante de um adversário que teve chance clara de abrir 3a1 e, naquela altura, praticamente consolidar a vitória.

O jogo

Ronaldinho Gaúcho, mas não gremista, retornou a Porto Alegre para enfrentar um adversário com o qual não duelava desde 2006, quando foi superado na final do Mundial de Clubes vestindo a camisa barcelonista. E o camisa dez até atuou em bom nível: buscou o jogo, descolou alguns passes caprichados e deu trabalho ao sistema defensivo alvirrubro. Logo aos três minutos, o craque revelado pelo Grêmio quase abriu o placar, aproveitando-se de vacilo na defesa colorada e encobrindo o goleiro Muriel, mas mandando para fora. Se aquela bola não entrou, aos vinte e quatro minutos o camisa dez conseguiu inaugurar o marcador com uma cobrança de falta certeira, que foi parar no canto esquerdo, escapando de uma barreira que foi deslocada por Willians na base da falta de esportividade, em irregularidade não acusada pela arbitragem.

A partida, recheada de lances polêmicos e que sugeriam a necessidade de uma repetição para minimizar as dúvidas, ganhou novo ingrediente nos instantes finais do primeiro tempo: Guiñazú, que já havia recebido cartão amarelo, levou o segundo ao cair na área oponente. Não sei se houve a penalidade, mas o argentino foi ao gramado de forma mais teatral do que meramente por uma lei de ação-e-reação, o que condiz com uma simulação. Com um homem a menos e desvantagem no placar, Dorival Júnior promoveu uma dupla troca no vestiário: saíram Tinga e Jô, entraram Andrezinho e Dellatorre. E foi exatamente Andrezinho, jogador revelado no Flamengo, que acabou se destacando na etapa complementar: esbanjando visão de jogo, passando com qualidade, imprimindo velocidade e convidando o Internacional a atacar a todo momento, o meio-campista foi figura fundamental no resultado final da partida. O gol de empate saiu aos quatro: Zé Mário levantou da esquerda, Leandro Damião ajeitou com um toque de calcanhar e o defensor-goleador Índio completou pra rede, marcando seu primeiro gol na temporada e o 28ª com a camisa do Inter.

Não parecia que o Flamengo tinha um homem a mais dentro de campo, e Vanderlei Luxemburgo resolveu tentar uma reação à subida de produção dos donos da casa promovendo duas mexidas: saíram Luiz Antônio e o argentino Bottinelli para as entradas de Luiz Philipe (vulgo "Muralha") e Jael. Não que o Rubronegro tenha necessariamente melhorado com essas substituições, mas o fato é que não demorou a sair o gol de desempate da equipe carioca: aos catorze, Jael abriu na direita com Deivid, a bola foi pra área e acabou retornando em Jael, que recebeu de Júnior César e pegou mal na bola, mas acabou tendo a alegria de vê-la entrar no canto direito. Aquela típica finalização que se ele quisesse, dificilmente conseguiria.

O jogo não era fácil, mas poderia ter sido praticamente resolvido aos trinta minutos: em jogada cheia de erros, a sorte parecia sorrir para o Flamengo, mas o cruzamento certeiro de Ronaldinho Gaúcho e a liberdade de Deivid para cabecear ao gol escancarado não foram suficientes para que o camisa nove marcasse. Desperdício que cobrou um preço dois minutos mais tarde: Andrezinho avançou pela direita, pôs na área, Dellatorre deu belo toque pelo alto para o lado e Leandro Damião concluiu de bicicleta. Golaço. Após o término da partida, Andrezinho declarou que as palavras de Dorival Júnior no intervalo foram importantes, quando o treinador teria dito que, mesmo com um homem a menos, o Inter podia buscar a virada. Não rolou a virada, mas bem que o empate teve um gostinho de ponto conquistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário