domingo, 21 de agosto de 2011

Botafogo Vence Atlético No Engenhão: 3a1

O Botafogo fez valer o mando de campo e conquistou a quarta vitória seguida atuando no estádio Engenhão, dessa vez superando o Atlético Mineiro por 3a1, pela 18ª rodada no Campeonato Brasileiro 2011. O próximo compromisso dessas duas equipes é novamente em confronto direto e nesse mesmo campo: terça-feira, o Alvinegro Carioca e o Galo Mineiro decidem uma vaga na próxima fase na Copa Sul-Americana 2011 (a partida de ida, em Ipatinga, terminou em 2a1 para o Glorioso, que se classifica mesmo em caso de derrota por 1a0).


O jogo

Como característica dos times dirigidos por Cuca, o Atlético Mineiro iniciou a partida parecendo não se intimidar com o fato de o adversário atuar em seus domínios e atravessar melhor momento na temporada: tocando a bola, fazendo inversões e se movimentando para buscar espaços, a equipe visitante esteve perto de abrir o placar no Rio de Janeiro. Bernard, que se aproximava constantemente da dupla de atacantes formada por Magno Alves e Guilherme, chutou para fora a primeira grande oportunidade da partida, assustando os torcedores botafoguenses. Mas, para alegria da maioria dos 11.100 presentes na platéia, quem saiu na frente foi o Botafogo: aos 17 minutos, Bruno Cortês abriu na direita com Lucas e o camisa dois cruzou caprichosamente na cabeça de Elkeson, que mandou no contrapé de Renan Ribeiro para inaugurar o marcador.

O Atlético até tinha mais a bola consigo, mas os sucessivos erros de passes e de domínio de bola facilitaram o trabalho dos comandados de Caio Júnior, que conseguiam se defender com relativa tranqüilidade. Mais objetivo e funcional quando no campo de ataque, o Botafogo ampliou a vantagem aos 35 minutos: Renato cobrou arremesso lateral pelo lado direito entregando para Felipe Menezes, o camisa dez tabelou com Elkeson e chutou de fora da área, rasteiro, cruzado, no canto direito. Daí foi só alegria na comemoração com o treinador e festa nas arquibancadas.

Cuca buscou alternativas e preparou duas mexidas no intervalo, colocando André e Triguinho nos lugares de Mancini e Richarlyson. Mas quem atuava melhor era o Botafogo, que, mais solto em campo, chegou ao terceiro gol aos dez minutos: Maicosuel desceu pela direita e, mesmo perdendo o equilíbrio, conseguiu cruzar rasteiro para a área. Alex chegou na bola e ajeitou para que Felipe Menezes finalizasse a jogada com um chute firme, de primeira, estufando a rede mais uma vez.

O time da casa tinha tudo para construir uma nova goleada - a exemplo do que fizera diante do Vasco -, mas diminuiu o ritmo e permitiu que o Atlético crescesse na partida. A equipe visitante encontrou três gols: enquanto os dois primeiros foram anulados sob alegação de impedimento, o último foi validado e a equipe diminuiu a desvantagem após bonita finalização de André, que pegou de primeira a bola lançada por Daniel Carvalho, no último ato antes do apito final de Wilton Pereira Sampaio.

Se na terça-feira esses times voltam a duelar pela Sul-Americana, no final-de-semana o Campeonato Brasileiro reserva um clássico para cada um no encerramento do primeiro turno: sábado, Botafogo e Fluminense; domingo, Atlético e Cruzeiro. Seriam vitórias muito bem-vindas para dar moral para a segunda metade dos compromissos na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário