quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Arsenal Vira Em Udine E Está Na Fase De Grupos

Em boa partida realizada no estádio Communale Friuli, o Arsenal virou o jogo pra cima dos donos da casa e garantiu a classificação para a fase de grupos na Liga dos Campeões da Europa. A Udinese ingressa na Liga Europa, segunda competição clubística mais importante no continente europeu.

O jogo

Uma Udinese sem o chileno Alexis Sánchez e um Arsenal sem o espanhol Francesc Fàbregas (ambos negociados com o Barcelona) foram a campo em Udine mostrando muita vontade de atacar o adversário. Para os donos da casa, nada mais que o natural, afinal, a equipe havia perdido o jogo de ida por 1a0 em Londres e necessitava de gols para avançar. Para o Arsenal, o cumprimento de uma filosofia de jogo adotada pelo técnico francês Arsène Wenger, que monta equipes jovens e com vocação ofensiva, valorizando a posse de bola e buscando pressionar o oponente.

A maior estrela da equipe italiana era o atacante Antonio Di Natale, que atuava justificando a idolatria que lhe é prestada pelos torcedores alvinegros: o camisa 10 de 33 anos de idade teve gol anulado, mandou bola na trave e, de tanto insistir, abriu o placar aos 38 minutos, cabeceando consciente após bonito lançamento de Giampiero Pinzi. Os goleiros Samir Handanovic e Wojciech Szczesny foram responsáveis diretos por não termos mais gols antes do intervalo, uma vez que oportunidades não faltaram para uma partida bastante movimentada.

No intervalo, Arsène Wenger promoveu uma troca: saiu o jovem Emmanuel Yaw Frimpong (ganês naturalizado inglês de 19 anos) e entrou o tcheco Tomas Rosicky, de 30 e no clube desde 2006. Além da mexida em si já ter proporcionado um efeito benéfico ao Arsenal, as trocas de posição entre Theo Walcott e Gervinho também foram relevantes para o crescimento de produção do time, que conseguia levar vantagem pelos flancos e atuava preferencialmente pelo lado esquerdo, dessa vez explorando as investidas de Walcott, que na etapa inicial se movimentava mais pelo lado direito. Porém, quem apareceria pela esquerda para fazer a jogada do gol de empate seria exatamente o marfinense Gervinho: ele foi à linha-de-fundo escapando da marcação e serviu o holandês Robin van Persie, que completou pra rede, aos 9 minutos.

Aquele placar de 1a1 obrigava a Udinese a buscar uma vitória por pelo menos dois gols de diferença, já que o Arsenal passava a levar vantagem no número de gols marcados fora de casa. E nada como uma penalidade máxima para reacender a esperança italiana no confronto: o belga Thomas Vermaelen supostamente colocou a mão na bola dentro da área (pelo menos foi isso que aparentou acusar um dos auxiliares). Aos 13 minutos, Di Natale foi pra cobrança, mandou forte e eis que Szczesny realizou defesa sensacional, conseguindo esticar o braço para cima e desviar uma bola que ainda tocou no travessão antes de sair em escanteio - muito mais um pênalti defendido pelo goleiro do que perdido pelo atacante.

Mesmo com o colombiano Pablo Armero se apresentando no campo de ataque e com o ganês Emmanuel Agyemang-Badu tendo destacável atuação no meio-campo italiano, o fato é que o Arsenal a cada momento se aproximava mais da virada, explorando a velocidade de Gervinho e Walcott, que se lançavam nas costas dos laterais e tinham bastante campo para percorrer em alta velocidade. Aos 24 minutos, Bacary Sagna, que jogou na lateral-esquerda, tabelou com Walcott colocando o camisa 14 de frente com Handanovic, situação que não teve perdão: com um chute no contrapé do arqueiro esloveno, Walcott virou o jogo praticamente definindo a classificação inglesa. O italiano Fabio Capello, técnico do "English Team", não tinha muitos ingleses para ver em campo, mas deve ter se deliciado com a partida e com a decisiva performance de Walcott, que tem tudo para ser titular na seleção num futuro não muito distante.

Handanovic ainda realizou outras belas defesas, incluindo chutes frontais, e evitou que a derrota fosse maior. No final, ecoaram sons de aplausos da torcida local durante uma belíssima troca de passes dos comandados de Wenger, com direito a toque de letra de van Persie. É fato que, após negociar Cesc Fàbregas e Samir Nasri, faz-se necessário o investimento em um ou outro reforço na equipe. Mas o mais importante é que o futebol arte segue firmemente representado por essa equipe londrina. Os dois jogadores, aliás, parabenizaram a equipe pela classificação e mostraram admiração pela performance do agora ex-clube.

Um comentário:

  1. Me surpreendeu essa vitória do Arsenal. Eita, Di Natale. Se convertesse aquele pênalti, o jogo iria pegar fogo! Mas quando errou, já não dava mais. A equipe não teria forças para fazer mais gols no Arsenal, tendo em vista que os Gunners "cresceram" para cima dos italianos, e que o gol dos donos da casa foi uma verdadeira cagada!

    Abraço
    @britfoot
    http://britfoot.blogspot.com/

    ResponderExcluir