quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Eliminação Brasileira Na Copa América 2011 Diretamente De La Plata

No momento em que estas palavras são digitadas, o Paraguai está na final da Copa América 2011 (passou pela Venezuela no desempate por pênaltis, numa partida em que diz-se que os paraguaios foram beneficiados pela arbitragem). O adversário será o Uruguai (que após superar a Argentina nas penalidades máximas, passou pelo Peru com vitória por 2a0 no tempo regulamentar). Então, falar sobre o jogo entre Brasil e Paraguai, jogado pela fase quartas-de-final, parece fora de propósito. Resumidamente, tratou-se de uma partida onde apareceram os talentos individuais brasileiros mas faltou um jogo coletivo que mostrasse que aquele grupo de jogadores convocados por Mano Menezes formava um legítimo time de futebol. Aplicado, o Paraguai conseguiu suportar a pressão brasileira e, se por um lado escapou de levar o gol, por outro também teve chance de vencer a partida sem necessitar da disputa por pênaltis. Mas não é sobre os acontecimentos internos às quatro linhas que esse tópico versará: vamos, a partir de agora, compartilhar um pouco do que foi a atmosfera vivida naquele domingo, dezessete de julho de dois mil e onze, data em que o blogueiro desfrutou a memorável experiência de marcar presença no estádio Ciudad de La Plata.
Por volta das 14h, descemos na estação de trem em Tolosa (uma anterior à estação de La Plata), após cerca de uma hora de viagem desde que o transporte ferroviário partiu de Buenos Aires, na estação Constitución. Um dia muito bonito e de temperaturas baixas se comparadas às que estamos acostumados no Brasil.

Diferentemente do clima de tensão que pode ser visto ainda no futebol quando facções oponentes se enfrentam nos dias de jogos de "seus" times, um clima amistoso tomava conta do ambiente no caminho para o estádio Ciudad de La Plata. A foto a seguir demonstra a descontração entre brasileiros e paraguaios, unidos por uma mesma paixão.
Brasileiros e paraguaios a caminho do estádio: clima de festa serve como exemplo de conduta.

A baixa temperatura e os ventos constantes que sopravam na região convidavam os torcedores a manterem-se devidamente agasalhados. Mas a imagem ao lado, capturada por volta das 15:30h, pouco antes de uma das entradas ao estádio, mostra que nem todos parecem preocupados com o frio.
 
Já do lado de dentro do estádio, os amigos brasileiros registram a presença instantes antes de as equipes entrarem em campo.

O Paraguai tinha a seu favor uma torcida que estava em maior número que a brasileira (talvez numa proporção de 3 para 1). Tudo bem que esse tipo de coisa não ganha jogo, mas não tenho dúvidas de que exerce um papel importante pelo menos do ponto de vista emocional. E o jogo teve muitas emoções durante as mais de duas horas de duração, sendo decidido somente no desempate por pênaltis, momento em que a seleção brasileira foi bizarra, desperdiçando todas as quatro cobranças e acabando eliminada nas quartas-de-final numa competição onde é atual bicampeã.
Goleiro paraguaio Justo Villar prepara o chute (visão da Popular Sul): Brasil teve mais chances, mas não foi capaz de tirar o zero do placar durante os mais de 120 minutos de jogo.

Enfim, foi maravilhoso viajar pela Argentina e assistir esse jogo entre Brasil e Paraguai. Uma experiência que transcende qualquer registro fotográfico e que considero merecedora de ser compartilhada. Em breve, serão anexados vídeos exclusivos nessa postagem. Aguardem e, é claro, retornem.
[Vídeo 1] Caminhando em La Plata rumo ao estádio que carrega o nome da cidade: paraguaios em maior número que brasileiros.
[Vídeo 2] Atmosfera contagiante no momento em que os times entram em campo e tocam os hinos nacionais (diretamente do setor Popular Sul no estádio Ciudad de La Plata).
[Vídeo 3] Fred cobra o quarto pênalti brasileiro e, seguindo o exemplo de Elano, Thiago Silva e André Santos, também desperdiça. O resto é festa paraguaia no estádio Ciudad de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário