quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dragão Cospe Fogo E Empata No Engenhão

Frustração e esperança - esses devem ter sido os dois sentimentos preponderantes, vivenciados respectivamente pelos botafoguenses e pelos atleticanos que assistiram ao empate de 1a1 entre Botafogo e Atlético Goianiense. Enquanto os mais de 13.500 alvinegros que compareceram ao Engenhão não puderam ver uma nova boa atuação da equipe comandada por Caio Júnior, os tricolores devem ter ficado contentes com o desempenho da equipe em pleno campo oponente, lamentando somente não ter conseguido a vitória.

O jogo

Saindo na frente logo aos 4 minutos (o argentino Germán Herrera abria o placar quando o blogueiro se aproximava das arquibancadas, ouvindo os gritos eufóricos pelo gol recém-marcado e conseguindo assistir a comemoração dos jogadores com o camisa 17), tudo levava a crer que o Botafogo confirmaria o favoritismo e descolaria mais uma vitória na competição, seguindo em direção ao topo da tabela de classificação. Mas as coisas não foram assim - muito pelo contrário.

Aceitando a saída do Atlético ao campo de ataque, o Botafogo dava terreno ao adversário e, quando recuperava a bola, tinha dificuldades de encaixar jogadas ofensivas: algo muito em função de erros individuais mas também devido a uma falta de organização tática flagrante. E foi após um erro individual de Somália, que perdeu a bola e proporcionou o contra-ataque ao adversário, que o Botafogo cedeu o empate: aos 15 minutos, Thiago Feltri recebeu na esquerda, cruzou mesmo acompanhado por Alessandro e a bola encontrou Anselmo, que mandou no canto direito. Cabe colocar que o goleiro Renan agiu mal nas escolhas feitas no lance: a primeira foi a de não ter saído para interceptar o levantamento e a segunda foi a de não se mover em direção à finalização.

Ainda no primeiro tempo, uma contusão em Éverton forçou Caio Júnior a fazer a primeira substituição. E ele escolheu colocar em campo Lucas, improvisando um lateral-direito no meio-campo mesmo contando com jogadores como Cidinho, Caio e Alex no banco de reservas. A maior chance alvinegra de desempatar a partida ocorreria aos 40 minutos, mas acabou não ocorrendo porque o árbitro José de Caldas Souza ignorou uma penalidade máxima sofrida por Herrera e ainda aplicou cartão amarelo ao argentino, entendendo simulação. Veio o segundo tempo e o Botafogo foi mais incisivo nas suas tentativas de ataque. Mas o Atlético Goianiense conseguia manter-se seguro na defesa e ligeiro nos contra-ataques, equilibrando a partida e causando dificuldades aos donos da casa.

Aos 15 minutos o Atlético já era flagrantemente superior na partida e teve chance clara de virar o jogo: Juninho fez ótima jogada individual se livrando de quem viesse dar combate, passou pelo goleiro Renan e chutou ao gol. Mas não contava com a intervenção providencial de Márcio Azevedo, que conseguiu desviar para escanteio. A opção por trocar Alessandro por Cidinho (trazendo Lucas para sua posição de origem) acabou deixando o lado direito de defesa alvinegra ainda mais exposto ao ligeiro ataque atleticano, que não cansava de explorar aquele setor. Se o Botafogo apostava na velocidade de Cidinho para conseguir seus objetivos, o fato é que a equipe carecia de uma referência na área: Herrera, voluntarioso, deslocáva-se para buscar jogo e em alguns momentos fazia boas jogadas que, quando colocadas na área, não encontravam nenhum companheiro para finalizá-las.

Caio Júnior tardou para identificar que não fazia o menor sentido insistir no uso de dois volantes quando o time era envolvido na defesa e não tinha um elemento na área adversária. Aos 36 minutos, trocou Somália por Caio. Pouco tempo para que algo fosse modificado e o empate de 1a1 se manteve até o apito final. Com os resultados da rodada, o Botafogo deixa a zona da Libertadores e o Atlético deixa a zona de rebaixamento. Um prêmio sob medida para o que cada um apresentou nessa noite de quinta-feira.

Outros resultados

Quarta-feira

Cruzeiro 2a0 Grêmio
Avaí 2a2 Bahia
Internacional 1a0 Atlético/PR
Ceará 3a0 Atlético/MG
Flamengo 1a0 São Paulo
Corinthians 2a1 Vasco

Quinta-feira

Coritiba 3a0 Figueirense
América/MG 1a1 Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário