domingo, 1 de maio de 2011

Revejam O Regulamento: Empate É Do Flamengo


Foi assim na semifinal da Taça Guanabara. Foi assim na semifinal da Taça Rio. Foi assim na final da Taça Rio. Após um novo empate no tempo regulamentar, o Flamengo foi disputar mais uma vez um desempate via cobranças de pênaltis. E como sempre vem acontecendo nos últimos 7 anos, o Rubro-negro da Gávea levou a melhor na dita loteria, sagrando-se campeão no Estadual 2011.

O jogo

O Flamengo jogando para conservar a invencibilidade na temporada corrente e o Vasco para confirmar a ascensão desde a saída do treinador Paulo César Gusmão. Vanderlei Luxemburgo experimentou o Flamengo com 3 jogadores na armação (o argentino Dario Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho) e Deivid mais à frente do trio. Já Ricardo Gomes trouxe o Vasco com o quadrado formado por Diego Souza, Felipe, Éder Luís e Alecsandro. Embora o estádio Olímpico João Havelange não estivesse lotado (foram 33.946 pagantes), os torcedores de ambos os times cantaram para suas equipes e mostravam confiança no sucesso de seus clubes.

Com mais posse de bola, o Flamengo aparentava estar mais ciente do que fazer para chegar ao ataque. No melhor lance da equipe no primeiro tempo e também no jogo, aos 25 minutos Thiago Neves passou para Ronaldinho Gaúcho pela esquerda, o camisa 10 encontrou Deivid e o atacante agiu com rapidez e precisão para deixar Bottinelli em ótimas condições de abrir o placar. Mas o argentino parou em defesa de Fernando Prass.

O Vasco era mais objetivo quando tinha a bola, mas só foi conseguir uma chegada mais interessante aos 43 minutos: Ramón cruzou da esquerda e Diego Souza, livre de marcação no miolo da área, cabeceou onde estava posicionado Felipe, que defendeu sem dar rebote. No segundo tempo o Vasco ficou perto do gol logo com 1 minuto: Alecsandro recolheu a bola na meia-lua, fez duas embaixadinhas e chutou para defesa tranqüila de Felipe.

Visivelmente mais presente no campo ofensivo, o Vasco não era mais perigoso porque Éder Luís parecia fora de sintonia com relação aos companheiros de ataque, levando inclusive bolada nas costas. Provavelmente visando aumentar a proteção a uma defesa mais exposta que antes do intervalo, Luxemburgo colocou o chileno Gonzalo Fierro no lugar de Bottinelli, que foi irritado ao banco de reservas. Já a primeira mexida do Vasco foi de caráter mais ofensivo: saiu Diego Souza para a entrada de Bernardo, que logo na primeira participação colocou Felipe para trabalhar após chute à meia-altura no canto direito.

O Flamengo ainda contaria com as entradas de Wanderley (no lugar de Deivid) e Fernando (saiu Galhardo). O Vasco mexeria somente mais uma vez, com Éder Luís saindo de campo para entrada de Élton, deixando o time com dois centroavantes de ofício. Com Willians inspirado no combate e mostrando um fôlego excepcional, era difícil chegar à área flamenguista. E cada time teve uma última oportunidade em bolas paradas. Após escanteio cobrado por Ronaldinho aos 45 minutos, Thiago Neves pegou a sobra do jeito que veio e mandou perto da trave direita. No último lance da partida, Felipe estava na bola para cobrar uma falta pelo lado direito. Falta essa que deu origem a um desentendimento estúpido entre Allan e Willians, ambos corretamente expulsos pelo árbitro Luís Antônio Silva Santos. Veio a cobrança, a bola foi atravessando a área passando por todos - inclusive por Felipe, que mergulhou e acabou se chocando com um adversário - e ninguém concluiu a jogada. Fim de papo e tome pênaltis no Engenhão.

Nas cobranças, 3 jogadores do Vasco chutaram para fora: Bernardo, Fellipe Bastos e Élton. É muito desperdício diante de um time acostumado a levar a melhor nesses eventos. Coube, então, a Thiago Neves converter e definir a parada antes mesmo da 5ª cobrança, para as quais estavam relacionados Felipe e Ronaldinho (cabe colocar que Ronaldinho teve sorte de não ser expulso de campo após pisão desleal em Ânderson Martins no segundo tempo).

É o 32º título - o 5º de forma invicta - do maior campeão estadual fluminense. Falando nisso, o vice-campeão da competição é o Fluminense, dado o somatório dos pontos nos dois turnos. Colocação que o Vasco da Gama não faz a menor questão de ostentar...

Seleção do Estadual RJ 2011

Vamos montar aqui uma seleção com aqueles que considero os melhores da competição. A análise tem como fator limitante o fato de o blogueiro não ter assistido muitos jogos, numa média entre uma e duas partidas por rodada.

Titulares

Goleiro: Jéfferson (Botafogo)
Lateral-direito: Leonardo Moura (Flamengo)
Zagueiro: Dedé (Vasco)
Zagueiro: David Braz (Flamengo)
Lateral-esquerdo: Cortês (Nova Iguaçu)
Volante: Willians (Flamengo)
Volante: Diguinho (Fluminense)
Meia: Thiago Neves (Flamengo)
Meia: Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Atacante: Sebastián "El Loco" Abreu (Botafogo)
Atacante: Frontini (Boavista)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo (Flamengo)

Suplentes

Goleiro: Felipe (Flamengo)
Lateral-direito: Lucas (Botafogo)
Zagueiro: Antônio Carlos (Botafogo)
Zagueiro: Gum (Fluminense)
Lateral-esquerdo: Ramón (Vasco)
Volante: Maldonado (Flamengo)
Volante: Fellipe Bastos (Vasco)
Meia: Bernardo (Vasco)
Meia: Thiago Galhardo (Bangu)
Atacante: Fred (Fluminense)
Atacante: Somália (Duque de Caxias)
Técnico: Alfredo Sampaio (Boavista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário