quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dois Pra Lá, Dois Pra Cá - Passa O Ceará

Após quebrar a invencibilidade do Flamengo na quinta-feira passada e faturar o Campeonato Estadual pela 40ª vez no domingo, o Ceará deu seqüência a uma semana mágica ao arrancar um empate por 2a2 diante do Rubro-negro Carioca e garantir presença na fase semifinal da Copa do Brasil, quando enfrentará o Coritiba por um lugar na final.

O jogo

Muitos foram os ingredientes que indicavam uma partida relevante. Em campo, duas equipes que recentemente conquistaram títulos estaduais em suas unidades federativas. Nas arquibancadas, o público eufórico marcava presença com vibração e bandeirão. Some-se a isso a disposição dos jogadores em seguir na competição que dá vaga à Libertadores e não será difícil imaginar a boa partida que aconteceu no estádio Presidente Vargas, uma das sedes para a Copa do Mundo em 2014.

Melhor desde o apito inicial, o Flamengo era arisco e perigoso em suas empreitadas ofensivas, tanto que aos 5 minutos já colocaria o goleiro Fernando Henrique para praticar difícil defesa no canto esquerdo após chute de fora da área dado por Thiago Neves. Mostrando dificuldades para se defender, o Ceará de Vágner Mancini viu as coisas se complicarem quando o lateral-direito Boiadeiro precisou ser substituído, dando lugar para Diego Macedo.

Para sair o gol, precisaram aparecer os dois jogadores mais talentosos em campo numa mesma jogada: aos 18 minutos, Ronaldinho Gaúcho passou pelo alto para Thiago Neves, que dominou e finalizou com precisão e frieza rara a muitos centroavantes. 1a0 Flamengo.

Embora o revés ainda classificasse o Ceará, o time da casa passou a ser mais incisivo e partiu em busca do gol. Porém, o Flamengo voltaria a balançar a rede cearense aos 26 minutos. E dessa vez bastou o talento de Thiago Neves, que pegou a bola, procurou encontrar um espaço para chutar e, quando encontrou, descolou um remate cruzado da entrada da área, mandando no canto direito e colocando 2a0 no placar.

Com o adversário revertendo a vantagem tão rapidamente, Mancini decidiu mudar as coisas de maneira mais intensa: aos 30 minutos, saiu o lateral-esquerdo Vicente e entrou o atacante Osvaldo. Aos 34', o próprio Osvaldo sofreria uma falta que seria cobrada na cabeça de Washington, diminuindo para 2a1 e naquele momento gerando um resultado que levaria a partida para os pênaltis.

O momento era vantajoso ao time da casa: aos 39 minutos, Sandro Meira Ricci (o mesmo árbitro do polêmico Corinthians e Cruzeiro de 2010) deu o segundo cartão amarelo para Ronaldo Angelim, expulsando o zagueiro-lateral de campo, que na saída do gramado queixou-se alegando que nem falta havia cometido no lance. Para tentar diminuir o prejuízo naquele setor, Vanderlei Luxemburgo optou por trocar o argentino Dario Bottinelli por Egídio, lateral-esquerdo de origem. E eis que aos 42 minutos o Ceará teve escanteio para cobrar pelo lado esquerdo. Após a cobrança, Thiago Humberto escorou dividindo com a marcação e a bola chegou em Washington, que embora não tenha pego na bola do jeito que gostaria, acabou finalizando da forma que precisava para colocar a redonda na rede. 2a2 e tome festa no estádio.

O primeiro tempo ainda não tinha terminado e o Flamengo chegaria ao ataque ficando muito perto de retomar a vantagem no duelo: após a bola bater no travessão, Wanderley pegou o rebote sem goleiro e mandou na trave direita, perdendo gol incrível. Tão logo veio o apito anunciando o intervalo, uma confusão se estabeleceu no gramado, com o goleiro Felipe se desentendendo com alguns policiais que cercavam o árbitro. Ainda sobrou uma expulsão para o treinador Vanderlei Luxemburgo, que não pestanejou em acusar Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (CONAF), de perseguição.

Veio o segundo tempo e o ritmo não era tão intenso quanto o visto na etapa anterior. De toda forma, as chances continuavam a aparecer. Prova disso é que nos dez primeiros minutos os dois goleiros já haviam evitado novos gols adversários, merecendo destaque a defesa de Fernando Henrique em chute de Renato Abreu aos 3 minutos e a defesa de Felipe após chute de Geraldo, dado de fora da área aos 10.

Com 12 minutos, Luxemburgo tirou Leonardo Moura de campo (não me pergunte o motivo, até agora estou sem entender) e colocou o chileno Gonzalo Fierro. Três minutos depois, Mancini trocou Thiago Humberto por Eusébio. Aos 31, Luxa faria a última mexida do jogo trocando Willians por Negueba, figura bastante acionada pelo lado direito mas que mostrava severas dificuldades em efetuar cruzamentos - e Léo Moura no banco...

O cronômetro avançava e o desfecho era cada vez mais próximo. Embora precisando de um gol para se classificar, o Flamengo parecia esbarrar nas próprias pernas cansadas e ficava mais exposto a contra-ataques do que propriamente mostrava-se capaz de criar situações de gol. O Ceará, valente, contava com Geraldo para cadenciar o toque de bola no meio-campo quando o outrora atacante Iarley já havia sido deslocado para a função de ala-direito, mais focado na marcação do que em qualquer outra coisa. Valeu o esforço: Ceará classificado.

Outro resultado

Palmeiras 2a0 Coritiba (2a6 no agregado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário