sábado, 21 de maio de 2011

Brasileirão 2011, Será Dada A Largada

Faltam poucos minutos. Ainda hoje, às 18:30h, 3 jogos darão início ao campeonato mais disputado do mundo. Quando a bola rolar para Flamengo x Avaí, Ceará x Vasco e AtléticoMG x AtléticoPR, corações de 20 torcidas já começam a balançar. Será a 41ª edição do Campeonato Brasileiro, a 9ª na forma de pontos corridos. E por que esse campeonato é tão especial e diferente dos outros pelo mundo? Provavelmente em nenhum lugar do nosso planeta há um equilíbrio tão grande entre as equipes. Fato é que devido as dimensões continentais do nosso país, os campeonatos de nível estadual foram preferidos por muito tempo, apenas a partir de 1959 começaram competições constantes a nível nacional, data esta muito recente se comparada a outros países futebolísticos que chegam a ter torneios datados de 1890. Quando se iniciou no Brasil a corrida por um titulo BRASILEIRO já tínhamos inúmeros gigantes estaduais, o que se refletiria dentro de campo, fazendo com que o Brasil ganhasse uma verdadeira copa dos campeões, com um número enorme de times já grandes em seus estados. E essas equipes apenas confirmaram sua grandeza ao de maneira equilibrada irem adquirindo suas conquistas.
É com esse mesmo equilíbrio que inciamos mais um Brasileiro, embora duas ou três equipes são apontadas com favoritas pelos jornalistas, o que veremos em campo é uma decisão jogo-a-jogo.

E aqui vai na opinião do blogueiro uma análise dos 20 times da série A:

AméricaMG: Depois de muito tempo sem disputar a série A, e com passagens na série C, o Coelho retorna à primeira divisão, e provavelmente, retorna pra cair, é de todas as 20 equipes a mais desacreditada da competição. Irá apostar na experiência do seu time e no trabalho a longo prazo do técnico Mauro Fernandes, que é o treinador de um clube de série A há mais tempo no trabalho. A surpresa positiva deve ser Fábio Junior, que fez um excelente campeonato mineiro e planeia uma marca de 20 gols neste brasileiro. Além da própria dificuldade da competição, a equipe deve encontrar juízes que desfavorecerão o time. Nos resta aguardar a saga do Tricolor Mineiro.

AtléticoGO:
Foi por pouco que não caiu ano passado, se salvou de maneira heróica na última rodada após empatar com o Vitória em plena Salvador. Outro que junto com América deve brigar na ponta de baixo.

Atl
éticoPR: O Furacão é referência de? Boa administração, sempre o vemos com clube que arrecada bem, mas em campo, fica devendo. O imaginário futebolístico no Brasil é um título a qualquer custo. E esse clube do Paraná mostra como é possível equilibrar bem uma equipe, trabalho este já recompensado com uma conquista brasileira em 2001 e um vice em 2004. É bom lembrar que o time rubronegro é umas das equipes com mais tempo contínuo de série A, mesmo sem ter a banca de um Vasco, Palmeiras, Grêmio. Sempre incomoda, mas nesse ano deve brigar por Sulamericana.

AtléticoMG: Fez um bom mineiro e tem um bom técnico. Aposta na juventude da sua base. Sua últimas temporadas foram de dar medo ao torcedor, e esta não deve ser diferente. Não briga na parte de baixo da tabela diretamente, deve aparecer na zona da Sulamericana durante todo o campeonato.

Avaí: No catarinense não fez o que se esperava, acabou nem disputando a final. Mas na copa do Brasil tem mostrado sua força. O time costuma render com Silas, que em 2009 levou a equipe à 6ª posição. Suas boas partidas contra Botafogo, Vasco e São Paulo na copa do Brasil o crendeciaram a time combativo. Na opinião do blogueiro vai perigar na parte de baixo, mas acaba com um vaga na Sulamericana.

Bahia: Um dos times mais tradicionais do Brasil está de volta à primeira divisão (o Tricolor Baiano foi o primeiro time brasileiro a disputar uma Libertadores). Mas a disputa dessa competição está muito distante a equipe, que é forte candidata ao rebaixamento, e se escapar, não passa de uma 15ª colocação.

Botafogo: Vou relevar um medo enorme desse blogueiro: o futuro desse time. Ano passado fez uma boa campanha, mas não é visto na crítica com essa capacidade de repetir isso. A mudança de técnico e as constantes más administrações podem interferir no campo também. Na minha opinião, tem time pra lutar contra o reibaxamento e só. Nem mesmo Maicosuel em excelente fase pode reverter isso. Saga complicada a vida de um botafoguense que sonha com dias melhores.

Ceará: O time nordestino vem embalado pela boa campanha na copa do Brasil, respeito do resto do país, mas também entrará no campeonato desacreditado. Não acredito em rebaixamento, mas por pouco. Deverá figurá no meio da tabela.

Corinthians: Na opinião desse caro blogueiro é candidato ao titulo, desde a primeira rodada. Está montando um bom time, tem um candidato sério a artilheiro - o Liédson -, conta com a ajuda da fanática torcida, "dos juízes", e deve brigar constantemente na parte de cima da tabela.

Coritiba: Acho que nunca vi um começo de temporada tão bom como esse do Coxa Branca, que tem tudo pra fazer um excelente Brasileirão. É claro que seu resultado na copa do Brasil deve interferir diretamente, pois caso o time seja campeão, deverá figurar no meio da tabela, mas tem futebol para, no mínimo, um G6.

Cruzeiro: Tenho visto quase toda a crítica colocar os mineiros junto com o Santos ao favoritismo do campeonato. A raposa vai jogar a competição focada apenas no titulo desde essa primeira rodada. Na contra-mão, vem o fato que mesmo sendo considerada favorita nas últimas 5 edições, fez apenas boas campanhas, e a verdade é que desde 2003 não ganha nada. Resta esperar que esse excelente trabalho a longo prazo do time celeste seja coroado em 2011. De fato é candidato favorito, deve figurar sempre no G4.

Figueirense: Mais um sério candidato a rebaixamento. Fez uma temporada abaixo da crítica no Catarinense e deve fazer outra no Brasileiro.

Flamengo: O time da maior torcida do Brasil ganhou um carioca invicto, levou Thiago Neves a seleção, mas parece que nem isso faz os jornalistas o considerarem candidato ao titulo. Se se reforçar principalmente no ataque pode fazer um belíssimo campeonato, disputando rodada-a-rodada o título. Na minha opinião, entra como favorito a no mínimo Libertadores.

Fluminense: O Tricolor Carioca vem embalado pelo titulo, por jogadores como Fred - que deve brigar pela artilharia. Conta com a maestria do camisa 10 Conca. Tal como seu rival Flamengo em 2010, chega desacreditado no Brasileiro mesmo sendo o atual campeão. Mas é exatamente esse o perigo da coisa, desacreditar do Tricolor. Se fosse matemático diria que o Flu tem 2% de chances de ganhar esse campeonato. E é aí que mora meu medo.

Grêmio: Não tem mais o Jonas do ano passado, e sofre pra encontrar candidatos a artilheiros. Tem time e camisa pra fazer uma boa temporada. Mas como esse campeonato pesa pelo equilíbrio, o Grêmio sai um pouco atrás. Na minha opinião figura entre o G10 chegando a ameaçar o G4, mas seu lugar é o G10.

Internacional: Vem escrevendo uma belíssima história no continente e no mundo ao longo dos últimos 6 anos. Mas no Brasil anda sempre batendo na trave e na arbitragem. Como todo campeonato, é favorito de cara, pelo elenco de alto nível. Na opinião do blogueiro disputa o título rodada a rodada.

Palmeiras: Nem Felipão, nem Kléber, nem Valdivía. O Palmeiras não tem time pra nada acima de um G6. Se quiser ganhar alguma coisa, que se prepare pra jogar bem a Sulamericana. E só.

Santos: Sem dúvida, o melhor time do Brasil, os melhores jogadores, e time mais temido. Além de tudo, olhar pro banco é praticamente ter certeza de um titulo brasileiro. O Santos tem time pra no mímino um vice. O que pode atrapalhar a conquista nacional, é justamente a internacional. Estreia hoje com os reservas. E pode passar cada vez mais a menosprezar o Brasil a medida que o mundo pareça mais próximo. Mas mesmo seu time reserva impõe respeito. Favorito mor no Brasil.

São Paulo: Time tem, pra ser campeão. Luís Fabiano em campo qualifica muito o elenco não só ao caneco, mas como a artilharia, além do craque Lucas no meio. A desconfiança fica toda em cima do Professor Pardal P. C. Carpergiani. Se jogar bola como sabe, o Tricolor luta lá em cima.

Vasco: Joga todas sua fichas na copa do Brasil, no Brasileiro o credencio a ser coadjuvante. Deve, no máximo, alcançar a Sulamericana.

Opinião Final: Nada disso entra em campo. Jogo é jogo. E que venha o Brasileirão. O Jogada de (E)feito aguarda ansioso pela competição, da qual falaremos muito, e acima de tudo torceremos todos. Hoje será dada apenas a largada.

Um comentário:

  1. Das ligas nacionais que acompanho, essa é certamente a mais disputada (no sentido mais competitivo que a palavra admitir). Acho que Cruzeiro, Santos e Internacional estão pelo menos um degrau acima dos demais, com o São Paulo talvez sendo o time imediatamente atrás daqueles 3.

    Estou curioso para ver como se comporta o Coritiba (que ainda não vi jogar esse ano) e o América Mineiro (dado como rebaixado mas que deposito alguma crença de que possa surpreender, embora também sem vê-lo jogar).

    De resto, destaco aqui que há muita água pra rolar, incluindo negociações de jogadores que virão para o Brasil e que do Brasil sairão até o fechamento da janela européia. Como você bem definiu: "Hoje será dada apenas a largada".

    Abraços.

    ResponderExcluir