domingo, 15 de maio de 2011

Ajax Supera Twente Na Rodada Derradeira E É Campeão Holandês Pela 30ª Vez

Se alguém acredita em superstições como aquela dos "sete anos de azar", então o Ajax pode-se considerar liberto: após 7 anos sem ganhar a "Eredivisie" (a 1ª divisão holandesa), o tradicional clube da capital Amsterdã venceu o atual campeão Twente por 3a1 e, na última rodada da competição, assumiu a liderança para abraçar o troféu nacional. Aliás, o Campeonato Holandês 2010-1 é mais um torneio de pontos corridos que confirma como esse modelo de disputa é altamente emocionante: em plena rodada derradeira, o líder visitava o vice-líder num confronto direto pelo caneco, enquanto o 3º colocado PSV tentava a segunda vaga do país na próxima Liga dos Campeões da Europa (fracassando ao empatar fora de casa com o Groningen em 0a0).

O jogo

Logo no primeiro minuto, uma bola lançada encontrou o costa-riquenho Bryan Ruiz González e deixou o camisa 10 na cara do gol, mas o arqueiro Kenneth Vermeer atuou bem para bloquear a finalização. Imagina o que seria da partida caso o Twente abrisse o placar tão depressa!

Com uma torcida presente, vibrante e sedenta pelo título, o Ajax não tardou a circular a bola com qualidade e mostrar atributos ofensivos dignos de um time que pleiteia o título holandês. Pelo lado direito, Gregory van der Wiel marcava presença e alimentava o ataque com cruzamentos bem feitos. As aproximações de Demy de Zeeuw auxiliavam a criação de jogadas, que contava com o talento do dinamarquês Christian Eriksen para buscar qualquer brecha no sistema defensivo oponente. Siem de Jong já havia desperdiçado uma chance chutando por cima do travessão, mas aos 22 minutos não teve erro: o camisa 10 recebeu cruzamento certeiro de van der Wiel e escorou caprichosamente no contrapé do goleiro búlgaro Nikolay Mihailov. 1a0 Ajax e delírio na Arena de Amsterdã.

O Ajax seguiu melhor que o adversário, mas sem estabelecer uma pressão daquelas que justificasse crer que o placar deveria ser mais dilatado. Veio a segunda etapa e dois gols nos dois minutos iniciais agitaram a partida. No primeiro minuto, van der Wiew cruzou da direita e dessa vez a assistência acabou sendo para um golaço contra de Denny Landzaat, que cabeceou na própria rede. Mas antes que Landzaat pudesse se entregar às lamentações, o Twente diminuiu o prejuízo no minuto seguinte: Luuk de Jong colocou na área e Theo Janssen pegou bonito na bola para colocar no canto direito. Vermeer até estava bem posicionado, mas optou por fazer um "golpe de vista" e apenas assistiu a bola entrando.

O domínio territorial que o Ajax apresentara na etapa inicial já não era tão explícito naquele momento e o Twente buscava o empate que lhe daria o bicampeonato. Bryan Ruiz era figura acionada no ataque e dava uma canseira na defesa alvirrubra, mas sem conseguir finalizar. Com 21 minutos, Frank de Boer mexeu no time onde é ídolo: saiu o atacante sérvio Miralem Sulejmani e entrou o meio-campista camaronês Eyong Tarkang Enoh. O ex-goleiro belga Michel Georges Jean Ghislain Preud'homme (para alguns um dos maiores da história) trocou Landzaat pelo austríaco Marc Janko, centroavante de 1,96m e que aumentaria a presença de área da equipe visitante. Literalmente. Janko, aliás, fez o gol do título da Copa da Holanda no domingo passado, marcando 3a2 para o Twente sobre o próprio Ajax aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.

De Boer voltou a mexer na equipe da casa aos 27 minutos, quando trocou um jogador da linha de defesa por outro - o jovem dinamarquês Nicolai Boilesen (de 19 anos) por Daley Blind (de 21). E lá na frente, a combinação da visão de jogo de Eriksen com o oportunismo de de Jong encaminharam de vez o 30º título do Ajax na "Eredivisie": aos 32 minutos, o camisa 8 deu enfiada de bola precisa e deixou o camisa 10 na cara do gol. A finalização foi categórica, na saída do goleiro Mihailov. 3a1, para delírio da maioria do público presente numa Arena de Amsterdã lotada.
Siem de Jong acompanha a trajetória da bola após toque categórico para o 3º gol do Ajax na partida, naquele momento praticamente definindo o título holandês.

A entrada do zagueiro Andre Ooijer no lugar do atacante Lorenzo Ebecilio aos 35 minutos deram o tom de que o negócio era defender-se para segurar a vantagem. Preud'homme ainda tentou uma alternativa colocando o meio-campista sueco Emir Bajrami (natural do Kosovo) no lugar do também meio-campista Nacer Chadli, belga de 22 anos de idade. O espírito de liderança de Ooijer foi exposto com vigor depois de um princípio de desentendimento, onde o defensor afastou quem chegasse perto com empurrões que direcionavam os adversários de volta para o lugar de onde vinham. Era apenas mais um ingrediente de um jogo decisivo, que rumou ao apito final de Pieter Vink promovendo reações opostas nos rostos flagrados nas arquibancadas: torcedores do Twente choravam a perda do título enquanto os adeptos do Ajax festejavam o 30º caneco de Campeonato Holandês, após 7 anos de espera. Ou de azar?

Outros resultados

Willem II (18º) 0a1 (13º) NAC Breda
Roda JC (6º) 0a0 (12º) Heerenveen
Heracles (8º) 3a0 (7º) ADO Den Haag
Feyenoord (10º) 1a1 (11º) NEC
De Graafschap (14º) 1a0 (17º) VVV
Utrecht (9º) 5a1 (4º) AZ
Vitesse (15º) 1a4 (16º) Excelsior
Groningen (5º) 0a0 (3º) PSV

Nenhum comentário:

Postar um comentário