segunda-feira, 4 de abril de 2011

Liga Dos Campeões Da Europa: Análise Prévia Da Fase Quartas-de-final

Coloque marcado carinhosamente na agenda cada uma das próximas terças e quartas-feiras, dias 5, 6, 12 e 13 de abril. Serão realizadas nessas 4 datas as 8 partidas de quartas-de-final pela Liga dos Campeões da Europa na temporada 2010-1. Sem mais delongas, vamos às análises.

Tottenham e Real Madrid


Não vou definir como surpreendente a presença do Tottenham Hotspur na fase quartas-de-final nessa Liga dos Campeões da Europa por um único motivo: desde antes de iniciar a fase de grupos, já colocava fé que a equipe comandada por Harry Redknapp teria reais condições de ficar entre as 8 melhores do continente.

Contando com um setor de meio-campo bastante dinâmico e com o talento individual de jogadores como o croata Luka Modric, o galês Gareth Bale e o holandês Rafael van der Vaart, os Spurs apresentam um futebol interessante, conciliando velocidade, precisão e disciplina tática invejáveis. Não por acaso, esse time liderou o grupo A, ficando na frente da Internazionale (a atual campeã da competição). E por falar em campeões da competição, nas oitavas-de-final o
Tottenham passou pelo Milan, detentor de 7 títulos.

Mas será, sem dúvida alguma, o Real Madrid de José Mourinho o grande adversário do Tottenham até aqui. Após superar a barreira psicológica das oitavas-de-final, o clube merengue avança para buscar o seu 10º título de Liga dos Campeões. Aliás, o Real atravessa um momento-chave na atual temporada: fará a final da Copa do Rei com o Barcelona, terá confronto direto com o rival "blaugrana" pelo Campeonato Espanhol, além desse duelo eliminatório com o Tottenham. É até difícil estabelecer uma prioridade nesse contexto. Suponho que, se todos os jogadores estiverem gozando de boa forma física, ninguém será poupado. Quem viver, verá.

Pitaco dos blogueiros: avança o Real Madrid.

Shakhtar Donetsk e Barcelona

Se há uma "grata surpresa" nessa fase da competição, esta é encarnada pelo Shakhtar Donetsk. Líder no grupo H - jogando o Arsenal para a 2ª posição na chave - e aniquilador pra cima da Roma nas oitavas (vitória por 3a2 na capital italiana e por 3a0 em Donetsk), o Shakhtar conta com uma legião brasileira para continuar surpreendendo a Europa.

Por não ter assistido a nenhum jogo da equipe ucraniana nessa temporada, o prognóstico fica enfraquecido. Mas, só de olhar para o adversário, não há como não apontar um favorito: o Barcelona de Josep Guardiola, campeão do torneio em 2008-9 e semifinalista na temporada passada (eliminado com arbitragens polêmicas diante da Internazionale), joga há alguns anos o melhor futebol do mundo. E por falar em "melhor futebol do mundo", foi exatamente o Barcelona quem eliminou o Arsenal tanto na edição passada da Liga dos Campeões quanto nessa atual.

Aliás, enfrentar o Barça parece que é o que ninguém quer. Dá só uma olhada na reação de alguns jogadores do Shakhtar quando souberam qual seria seu adversário na fase quartas-de-final. Da esquerda para a direita no vídeo: Andriy Pyatov (goleiro), Yaroslav Rakitskiy (zagueiro), Darijo Srna (lateral e capitão) e Dmytro Chygrynskiy (zagueiro, ex-Barça).

Pitaco dos blogueiros: avança o Barcelona.

Internazionale e Schalke 04

Atual campeã de tudo o que disputou recentemente (Campeonato Italiano, Copa da Itália, Liga dos Campeões da Europa e Mundial de Clubes), a Internazionale reencontrou a alegria de jogar futebol após o brasileiro Leonardo assumir o comando técnico da equipe em substituição ao espanhol Rafa Benítez. Desta forma, o "Nerazzurri" passou pelo Bayern de Munique na fase oitavas-de-final quando poucos acreditavam que a equipe pudesse reverter a situação jogando na Alemanha (havia perdido em Milão por 1a0 e foi para o intervalo no estádio Allianz Arena perdendo por 2a1). No Italiano, uma arrancada sensacional que coincidiu com a chegada de Léo coloca a Inter com ânimo renovado para faturar mais um "Scudetto".

Do outro lado está o Schalke, mais um alemão no caminho dos interistas (Werder Bremen na fase de grupos e Bayern nas oitavas foram os outros). Para tentar surpreender o atual campeão, a aposta da equipe comandada por Ralf Rangnick (Felix Magath foi recentemente demitido do cargo de treinador) gira em torno do atacante espanhol Raúl González Blanco, maior goleador na história da Liga dos Campeões. O goleiro Manuel Neuer, que faz ótima temporada, é outro destaque do time que pode ter papel decisivo. Fora da disputa pelo título alemão, arrisco dizer que uma eventual classificação para as semifinais continentais apareceriam para salvar a temporada do clube de Gelsenkirchen.

Pitaco do blogueiros: avança a Internazionale.

Chelsea e Manchester United

Senhoras e senhores, respeitável público boleiro, eis aí a reedição da final européia disputada na temporada 2007-8. Naquela oportunidade, o título dos comandados de Alex Ferguson aconteceu nas penalidades máximas, com direito a um escorregão de John Terry, que desperdiçou sua cobrança pelo Chelsea. Se naquela oportunidade já era difícil apontar um favorito por se tratar de uma final entre duas potências do futebol atual, creio que continua sendo complicado prever quem levará a melhor dessa vez.

O Chelsea, na obsessão de conquistar sua primeira Liga dos Campeões da Europa, trouxe o treinador Carlo Ancelotti, um profundo conhecedor dessa competição. A eliminação na temporada passada aconteceu na fase oitavas-de-final para a Inter, que viria a sagrar-se campeã. Daquela vez, a conquista da dobradinha "Campeonato Inglês-Copa da Inglaterra" amenizou a dor. Só que agora, já eliminado na "FA Cup" e correndo por fora na disputa pela "Premiership", o principal foco dos Azuis de Londres é a competição continental.

Mas no que depender da vontade do Manchester United, o "sonho europeu" do Chelsea terá de ser adiado. Se por um lado o United não faz uma temporada com o mesmo brilho de quando conquistou a Liga dos Campeões pela última vez, por outro ninguém seria insano de subestimar a capacidade de uma equipe tão acostumada a decisões como é o caso do Manchester. A experiência de atletas vencedores como o goleiro holandês Edwin van der Sar e do meio-campista galês Ryan Giggs, só para citar dois exemplos, é de grande valia para a equipe vermelha, que busca seu 4º caneco de Liga dos Campeões (o que seria o 3º nas últimas 13 edições).

Pitaco do blogueiros: para Soham e Lucas Vinícius avança o Chelsea, para Rodolfo e Lucas Peres avança o United.

2 comentários:

  1. 3 ingleses,
    2 espanhois,
    1 alemão
    1 ucraniano
    1 italiano.

    Os espanhois são francos favoritos ao titulo. Mas levo mt fé no bi nerazzurri. "Pazza Inter Amala"

    ResponderExcluir
  2. Barcelona, Internazionale e Real Madrid estão muito fortes. Mas seria um desafio tremendo encarar, numa eventual final, um clube inglês em pleno estádio de Wembley.

    Abraços.

    ResponderExcluir