domingo, 17 de abril de 2011

DRAMÁTICO. Empate entre Liverpool e Arsenal mexe com as emoções vermelhas neste domingo e no resto do campeonato.

Dramática... Essa única palavra é capaz de resumir uma partida inteira. Quantos jogos na sua cabeça você se lembra com dois gols que ultrapassam os 50 minutos do segundo tempo? Três das maiores torcidas inglesas sofreram até o último segundo de jogo. E quando eu digo 3, ressalto que além dos adversários desse domingo Arsenal x Liverpool, o Manchester United estava muito interessado nesta partida. Isto porque viu o time londrino, tropeçar dentro de casa mais uma vez e manteve uma vantagem de 6 pontos ao vice-líder. Tudo se encaminha para que os diabos vermelhos levantem seu 19º titulo inglês, e alcancem de vez a hegemonia na terra da rainha. E com uma ajuda hoje do time talvez mais interessado que isso não aconteça: o Liverpool.
Vamos então a eletrizante partida de hoje:

Para quem não viu o jogo, destaco o acompanhamento lance-a-lance feito belo blog no twitter. Para quem viu, sabe que estou falando de um jogaço... Gravado na história pelos últimos 10 minutos de jogo. UMA PRORROGAÇÃO. Mas até chegar nela, muita coisa iria acontecer. Mantendo o jovem Flanagan no time titular, o técnico liverpurdiano apostou na juventude na partida hoje no Emirates. O francês Arsène Wenger veio a campo com força máxima, confiando em Nasri, Walcott, Wilshere, Van Persie e Fàbregas para desequilibrar o clássico. Se o Liverpool desfalcado de Gerrard, apostava na juventude, viu o Arsenal ter a primeira boa chance do jogo. Logo aos três minutos de jogo, em falta cobrada por Nasri, Diaby cabecearia rente a trave. A resposta visitante viria aos 7 minutos. Em falta cobrada por Suaréz, o goleiro Szczesny encaixaria a bola.

Jogo movimentado tem polêmica. O Arsenal reclamaria um penâlti sofrido por Djourou. E o Liverpool um sofrido por Suaréz. E se os torcedores queriam ver pênaltis, valeria a pena esperar o fim da partida. Aos 15 minutos, teríamos a melhor chance do jogo. Em escanteio cobrado por Van Persie, Koscielny aproveitaria falha de Reina, mas a bola bateria no travessão. E só pra ter mais polêmica, o torcida londrina pediria penâlti quando no rebote desse lance Walcott chutasse forte e bola batesse no braço de Kuyt.

Aos 19, Nasri, fazendo excelente partida, ganha na corrida de Carragher, chuta cruzado e vê Reina fazer a defesa. Aos 22, mais uma vez na carreira o brasileiro Fábio Aurélio sai machucado, e Kenny Dalglish promove a entrada de Robinson. E se time da terra dos Beatles já estava jovem, fica ainda mais com entrada do defensor de apenas 17 anos. O fim do primeiro tempo seria de total domínio arsenalista. Com boas trocas de passes, o time envolve o Liverpool, mas peca no último toque. A equipe até balançaria as redes aos 24, porém em posição irregular do holandês Van Persie.

O segundo tempo começa do mesmo jeito que terminou o primeiro, travado no meio de campo, com um Arsenal melhor, mas sem conseguir finalizar. E se a força ofensiva londrina conseguia envolver o Liverpool, o mesmo não podemos dizer dos visitantes - apagado, Carroll quase não tocaria na bola, enquanto Suárez, bem marcado, também não renderia.

A pouco mais de 10 minutos do segundo tempo, uma emoção diferente tomaria conta do estádio. Carragher se chocaria com Flanagan e ficaria caído, a receber atendimento médico. O inglês é retirado de campo aplaudido, com aparelhos pra respiração, deixando o campo para a entrada do grego Kyrgiakos.

E o jogo segue sendo dominado pelo time londrino, embora não consiga chegar com tanto perigo ao gol defendido por Reina. Aos 25 do segundo tempo, sai o apagado Carroll e entra Jonjo Shelvey, mostrando ainda mais a juventude liverpurdiana. Dois minutos mais tarde Wenger promoveria a entrada de Arsharvin e Bendtner, aumentando a força de ataque e perigo do mandantes. É bom lembrar que o russo tem um alto aproveitamento quando o assunto é confronto contra o Liverpool. O Arsenal ainda promoveria a última substituição antes do fim do tempo regulamentar: Song no lugar de Diaby.

E a partir daí que o jogo mostra porque era um clássico. Aos 40 do segundo tempo, Van Persie sai na cara do gol, mas é parado brilhantemente por Reina - linda defesa do goleiro espanhol, que no rebote ainda encaixaria chute de Brendtner. Enquanto a partida se encaminhava ao 0x0 eis que surge o acréscimo de 8 minutos. Quem ligasse a TV naquele momento, iria ganhar um presente dos deuses do futebol.

Isto porque quase aos 8 minutos da prorrogação, Fàbregas faria boa jogada, e seria derrubado por Spearing. Pênalti convertido pelo holândes Van Persie. E ai de quem achasse que com isso acabaria. Ainda mais se tratando de Liverpool. Quando o jogo antige incríveis 100 minutos, o Liverpool atacara com tudo. Lucas cairia na entrada da área e pediria pênalti. Falta marcada (fora da área) e muita reclamação dos visitantes. Mas na cobrança de Suárez, ao bater na barreira a bola volta ao brasileiro, mais uma vez para ser derrubado. Dessa vez sem dúvida, dentro da área. E mais um holândes cravaria um gol e determinaria o empate de maneira hiper-dramática. Kuyt marca e comemora o empate com a torcida visitante. Último lance do jogo coroa um jogaço digno de um clássico tão intenso.

E com este resultado outro lado da Inglaterra também comemora. A torcida do Manchester se enche de felicidade, agora que vê o Arsenal distante na tabela. O Arsenal agora espera um milagre para levantar a taça, e o Liverpool espera outro milagre para se classificar a alguma competição européia ano que vem. O time está a 4 pontos do Tottenham, último classificado a Liga Europa, embora este adversário ainda tem 2 jogos a menos que o da terra dos Beatles.

3 comentários:

  1. Tudo decidido nos acréscimos o jogo de hoje. Mas eu achei que o juíz favoreceu ao Liverpool. Deu 8 minutos de acréscimos e marca o pênalti a favor dos Reds com 101 minutos de jogo. Bom, agora é levantar a cabeça pois quarta tem o North London Derby.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rafael. Além de tudo, houve vários lances polêmicos no primeiro tempo, como por exemplo a bola na mão de Kuyt. Os acrescimos do jogo de hoje foram pra mecher com quqlquer coração futebolístico.

    É bom lembar que o mesmo Emirates Stadium terá Arsenal x Manchester rodadas a frente. Então tudo ainda pode aconteçer. Nos resta torçer e acompanhar. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Rafael, é um absurdo esperar o Liverpool empatar pra acabar o jogo.

    Abraço.

    ResponderExcluir