quinta-feira, 17 de março de 2011

Sentindo-se Em Casa No Castelão, Flamengo Goleia Fortaleza E Se Classifica

Disputando cada clube a sua 17ª Copa do Brasil, Fortaleza e Flamengo duelaram no estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (vulgo Castelão) e o Rubronegro Carioca conseguiu uma vitória por 3a0 que dispensa a partida de volta, já garantindo vaga na fase oitavas-de-final da competição. O resultado é o mesmo do da última vez que Fortaleza e Flamengo se enfrentaram, curiosamente nesse mesmo estádio e também pela Copa do Brasil (naquela oportunidade, as equipes haviam empatado sem gol no Rio de Janeiro e o Fla garantiu presença nas quartas-de-final com gols de Kléberson, Juan e Émerson, no dia 6 de maio de 2009).

O jogo

Pouco antes de a partida ser iniciada, o treinador Flávio Araújo foi perguntado sobre qual seria a tática da equipe da casa para a partida. E, de forma evasiva, respondeu que quando a bola rolasse todos tomariam conhecimento. O "Leão" até começou o jogo bem, colocando o goleiro Felipe para trabalhar aos 2 minutos, quando Bismarck chutou alto, de fora da área. Bismarck, aliás, estava orgulhoso da marca de 100 jogos no Fortaleza: vestia a camisa com 3 algarismos e raspou na cabeça o numeral centenário. Um feito que ganha destaque se levarmos em consideração a idade do atleta, que está com 20 anos.

Passada a empolgação inicial da equipe mandante, a superioridade técnica flamenguista foi sendo explicitada aos poucos. Até que aos 20 minutos ela foi revertida em gol: Thiago Neves recebeu de Ronaldinho Gaúcho e, dentro da grande área pelo lado esquerdo e próximo da linha-de-fundo, tocou atrás para Renato Abreu. Conhecido pelo potente chute com a perna esquerda, naquele momento Renato levou a direita para a bola e acertou um remate forte que leva a crer que o pé direito serve para algo mais do que subir em ônibus. 1a0 Flamengo.

O Fortaleza tentou responder aos 27 em chegada de Luciano Henrique, que recebeu pela esquerda, pegou embaixo na bola visando encobrir Felipe mas o goleiro conseguiu espalmar em escanteio. Escanteio. Algo que o Flamengo teria o direito de cobrar aos 43 minutos, quando Egídio cruzou da esquerda e um desvio na marcação de Roniery levou a bola até a rede externa. Mas o árbitro Nielson Nogueira Dias indicou tiro-de-meta. Nielson, aliás, experimentou uma suspensão no ano passado após apitar pênalti polêmico para o São Paulo em jogo onde o Tricolor venceu o Cruzeiro, em Minas, por 2a0. Dessa vez não vi má-fé no árbitro, pareceu um erro técnico mesmo.

Os times voltaram com os mesmos jogadores para o segundo tempo, mas algo mudou na equipe do Fortaleza: Reginaldo Júnior passou a atuar mais aberto pela direita e tornou-se um elemento que causava dificuldades ao sistema defensivo do Flamengo, sobretudo quando explorava as subidas de Egídio. Visando neutralizar essas investidas do adversário, Vanderlei Luxemburgo agiu aos 9 minutos trocando Egídio por Ronaldo Angelim, figura conhecida do futebol cearense e que reforçaria a marcação por aquele setor. Flávio Araújo também resolveu mexer e aos 12 minutos trocou Léo Andrade por Tatu. Mas antes que Tatu pudesse mesmo esboçar encontrar alguma toca, o Flamengo chegou ao 2º gol aos 14 minutos: Ronaldinho recolheu na esquerda, cruzou, Thiago Neves não pegou em cheio na tentativa de voleio e acabou dando um passe involuntariamente para Wanderley. Com o faro de gol típico de um centroavante, o xará do treinador cabeceou no contrapé do goleiro Fabiano para colocar 2a0 no placar.

O resultado de 2 gols de diferença nessa fase da competição elimina a necessidade de um jogo de volta. Aos 16 minutos, Flávio Araújo realizou sua 2ª mexida: saiu Luciano Henrique para a entrada de Adriano Pimenta. 7 minutos depois, Luxemburgo também mexeu: Wanderley pelo argentino Dario Bottinelli.

Sem apresentar jogadas coletivas que pudessem aproximar a equipe da área adversária, o Fortaleza limitáva-se a tentar em remates de longa distância. Num deles, aos 29 minutos, Gilmak chutou da intermediária e Felipe bateu roupa, mas a rebatida foi afastada pela defesa. 5 minutos mais tarde, Bismarck saiu para a entrada de Eduardo, meio-campista de 17 anos. Mais 5 minutos passados e veio a última substituição do jogo, Thiago Neves por Diego Maurício.

Pela postura do Fortaleza e supremacia do Flamengo em campo, o 2a0 já parecia assegurar a classificação. Mas, pra garantir de vez a vaga na próxima fase, veio o 3º gol aos 46 minutos: Ronaldinho Gaúcho tomou a iniciativa carregando a bola dominada, serviu Diego Maurício, e o atacante campeão no Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira chutou rasteiro no canto esquerdo, no contrapé de Fabiano. 3a0 e fim de papo no Castelão, que ficará aberto até o dia 31 de março e aí começará as obras visando o Mundial de 2014.

Outros resultados

Botafogo/PB 0a1 Caxias
Sampaio Corrêa 3a2 Santo André
Ipatinga 1a1 Avaí
Brasiliense 0a0 Ceará
Uberaba 0a4 Palmeiras (não haverá jogo de volta)
Bangu 0a2 Náutico (não haverá jogo de volta)

2 comentários:

  1. O Flamengo não fez uma partida excelente, não criou muito, mas algo me diz que essa equipe vai dar muito certo. Muita transpiração, muita marcação e muita qualidade. Pontos que aliados ao trabalho de Vandelei Luxemburgo podem dar muito certo.

    Um ponto que merece grande destaque é a vonatde demonstrada por Thiago Neves. Sempre defendi o futebol desse atleta. Grande nome da Libertadores 2008, vestindo a camisa do Flu, viveu por algum tempo, digamos no "anonimato" árabe e agora voltou em grande estilo. Técnico como poucos no Brasil, habilidade em excesso e grande disposição. Fica de olho nele Mano!

    Ronaldinho Gaúcho não fez uma boa partida, ams pasmem, participou dos três gols. Craques muitas vezes é assim, aparece pouco, mas em horas decisivas.

    Outro ponto que vale destaque é o sistema defensivo rubro negro. Calo da equipe em boa parte da temporada 2010, a zaga rubro negra se acertou. David parece um xerife e Wellinton se tornou em pouco tempo, um zagueiro muito bom. Dois jovens atletas que prometem muita evolução ainda. Falando em jovem, quero destacar também a evolução do Willians no fundamento passe. O ponto negativo da equipe hoje foi o Egídio, que errou muito e parece não ter se acertado ainda.

    Abraços futebolísticos
    www.oscraquesnarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É altamente positiva essa parceria entre Ronaldinho e Thiago Neves. A partida com a Cabofriense, para a qual ambos cumprirão suspensão, será um teste interessante para ver como o time se comporta na ausência deles.

    Apesar do início de temporada sem derrotas, ainda não vi no Flamengo um time com padrão definido. E tudo indica que essa equipe, quando encontrar uma maneira "ideal" de jogar, será ainda mais difícil de ser parada.

    Abraços.

    ResponderExcluir