terça-feira, 1 de março de 2011

Robben Faz A Diferença E Bayern Vence Em San Siro

Seguindo o exemplo dos compatriotas Milan e Roma, a Internazionale também foi derrotada em território italiano pelo jogo de ida na fase oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. O gol da vitória do Bayern de Munique saiu aos 44 minutos do segundo tempo, dando aos alemães a vantagem de se classificar mesmo com um empate na Allianz Arena, nesse que é o duelo que reedita a final da competição na temporada passada.

O jogo

Não sei muito bem qual foi a intenção de Leonardo ao escalar o time com Thiago Motta, Javier Zanetti, Esteban Cambiasso e Dejan Stankovic juntos - ao meu ver bastariam dois, no máximo três, desses jogadores. O fato é que, mesmo com as boas atuações de Wesley Sneijder e sobretudo Samuel Eto'o, a Internazionale não conseguia envolver a defesa adversária. E olha que a dupla de zaga escalada por Louis van Gaal era improvisada: o volante Anatoliy Tymoschuk ao lado do lateral Holger Badstuber. Enumerei quatro chances de gol interistas no primeiro tempo. Com 1 minuto de jogo, Sneijder colocou a bola na área em cobrança de falta pela direita, Andrea Ranocchia apareceu livre escorando de primeira com o pé direito e mandou perto da trave esquerda. Aos 21 minutos, Eto'o atraiu a marcação pela direita e passou para Cambiasso, que chutou sendo bloqueado pelo goleiro Kraft. Aos 32 minutos, Eto'o recebeu belo passe de Lúcio, virou fugindo de dois marcadores e chutou firme, para linda defesa de Kraft com o braço esquerdo. Aos 45 minutos, Dejan Stankovic enfiou para Maicon em contra-ataque e o chute do lateral-direito brasileiro saiu forte, mas para fora.

O Bayern, por sua vez, contava com a boa presença de Luiz Gustavo no setor de meio-campo e o talento indiscutÌvel de Arjen Robben para atormentar o sistema defensivo "nerazzurri". Enquanto Luiz Gustavo dava chutes de longa distância que assustavam Júlio César, o habilidoso holandês trocava passes, descolava enfiadas de bola, fazia cruzamentos e partia em jogadas individuais. A maior chance de gol na primeira etapa nasceu de seus pés: aos 23 minutos, Robben cruzou da direita na cabeça de Franck Ribèry, que mandou a bola no travessão de um estático Júlio César. Aos 37 minutos, Danijel Pranjic, machucado, deu lugar para o zagueiro brasileiro Breno. A entrada do ex-jogador do São Paulo deu uma organizada na defesa bávara, que na volta para o segundo tempo concedeu poucas oportunidades de gol para o time da casa.

Bem postado lá atrás, o Bayern saía para o jogo buscando preferencialmente o seu camisa 10, Arjen Robben. Com 1 minuto do segundo tempo, ele cruzou da direita, Thomas Müller resvalou de cabeça e a bola passou à direita, com Mario Gómez acompanhando o lance. 6 minutos depois, Robben tabelou com Müller centralizado, avançou em diagonal para a direita escapando de Ranocchia e Christian Chivu e, com o pé direito, carimbou a trave esquerda. Um chute daquele faz-nos pensar se, em vez de canhoto, o holandês não seria ambidestro.

A Internazionale teve sua primeira chegada interessante aos 11 minutos, quando Maicon acionou Eto'o com uma cavadinha, o camaronês dominou no peito, amorteceu na coxa e chutou com o pé direito - Thomas Kraft rebateu e Cambiasso apareceu para conferir, mas mandou por cima do travessão. No minuto seguinte, resposta do Bayern, resposta de Robben: o ponta carregou a bola pra esquerda e, da meia-lua, chutou por cima. Aos 22 minutos, Luiz Gustavo voltou a aparecer com chutes de fora da área, com Júlio César indo defender na esquerda. No minuto seguinte, Müller colocou Gómez na cara do gol, mas havia impedimento do atacante no lance, corretamente assinalado pela arbitragem.

A Inter era dominada pelo adversário e aos 28 minutos Ranocchia precisava ser substituÌdo por motivos clínicos. Leonardo tratou de soltar o time e optou por colocar o meio-campista Houssine Kharja no lugar do zagueiro. E o time pareceu reagir bem à mexida, saindo mais para o jogo e voltando a colocar o goleiro Kraft para trabalhar. A maior oportunidade interista de abrir o placar deu-se aos 41 minutos, quando Sneijder cobrou falta pela direita, a defesa tentou afastar mas a bola desviou em Kharja e chegou em Eto'o, que chutou desviado perto da trave esquerda.

A gente ficou falando de Kharja, Sneijder e Eto'o no parágrafo anterior, mas não podemos esquecer que do outro lado há alguém como Arjen Robben. Aos 44 minutos, ele carregou a bola da direita para o centro, chutou firme, Júlio César não segurou e Mario Gómez conferiu no rebote para dar a vitória aos visitantes. Aí já era tarde para chamar Goran Pandev, né, Leonardo?

Outros resultados

15.02.2011: Milan 0a1 Tottenham e Valência 1a1 Schalke 04;
16.02.2001: Roma 2a3 Shakhtar Donetsk e Arsenal 2a1 Barcelona;
22.02.2011: Lyon 1a1 Real Madrid e Copenhagen 0a2 Chelsea;
23.02.2011: Olympique de Marselha 0a0 Manchester United.

Nenhum comentário:

Postar um comentário