sexta-feira, 4 de março de 2011

OS BRASILEIROS NA LIBERTADORES 2011


Libertadores é um campeonato a parte. Parece que todos os times da América jogam cada jogo como se fosse o mais importante da história. Até agora a competição mais importante do continente tem garantido jogos de bastante emoção. (Quem viu Velez e Universidade Católica vai concordar definitivamente.) Destacamos sempre aos brasileiros e argentinos, tempero maior da competição. Embora nenhum time, ainda tenha demonstrado um futebol digno de favoritismo, (talvez a exceção do Cruzeiro), os times da terra tupiniquim moldam seus caminhos.



Vamos começar pelo Fluminense, o tricolor das laranjeiras, tem a situação mais desesperadora de todos, tendo feitos apenas dois pontos de 9 disputados, sendo estes em jogos dentro de casa, o nosso pó de arroz se vê com a complicada missão de recuperar uma desvantagem de 4 pontos, em apenas 3 jogos... Impossível? Bom isso foi o que disseram sobre esse mesmo time, a dois anos, sobre a chance de escapar do rebaixamento. Duvidar da capacidade de reação do Fluminense parece dar força a esse, e o time ressurge com uma fome de vitória inenarrável. É o que acreditam os tricolores, ainda mais sabendo o poder de um time regido por Conca. Não duvidar do fluminense é basicamente uma orientação fundamental a todos times do mundo... Embora, o caminho aponte uma eliminação, o tricolor tem histórico de reação. Mas pros secadores do flu de plantão sempre é bom lembrar: O tricolor só passou da primeira fase da libertadores, uma vez na sua história.

O Grêmio: Bah tchê, como esse time parece ter sorte com sorteio nas libertadores, depois de atropelar o Liverpool do Uruguai, o tricolor gaúcho tem tudo pra ser líder numa chave teoricamente tranquila... Mas como mostrou o Junior Barranquila, libertadores é um campeonato diferente, imprevisível. Enfim como sempre, se tratando dos gaúchos, temos um importante fator ao seu lado: Sua tradição: O Grêmio simplesmente tem 4 finais de libertadores, 2 títulos. É algo diferente, é como se o futebol conspirasse para manter tal competição e o time sempre unidos. E se a história conspira pra ajudar o grêmio, é sinal de merecimento, de tradição. Já considero o Grêmio nas oitavas. Adversário a ser temido para quem o encontrar em seu caminho. Ganhar do Grêmio no Olímpico é uma glória, um mérito tão grande quanto a dificuldade de acontecer.

Quanto ao paulista, sendo sincero, se alguém hoje me convidar pra assistir um jogo do Santos na libertadores, pensaria mil vezes antes de aceitar. Fato é que Adilson o transformou num time previsível. Sério, atualmente um time que escala diogo como titular, tá de brincadeira com o torçedor. Todavia, o alvinegro praiano tem em seu elenco um time de dar inveja: Neymar, Elano, Jonantham, Dracena, sem contar na volta de Ganso. Um novo técnico pode melhorar o conjunto de jogo, trazer de volta o futebol Santástico... Espero muito do Santos, que escalado com os titulares tem o melhor time do brasil, mas até agora, esse futebol burocrático não convence ninguém.

Cruzeiro, 77% de aproveitamento, 9 gols marcados, nenhum sofrido. Líder de um grupo super difícil. Credenciado ao titulo, que conquistaria pela terceira vez, o histórico da raposa ainda mostra que o time nunca foi eliminado na primeira fase, e em 2011, também não deve ser. O Cruzeirense está alegre e confiante. Não é pra menos, as vezes tenho a impressão que o Cruzeiro foi feito pra Libertadores, e a Libertadores pro Cruzeiro. São jogos a parte, são jogos que valem a pena ver. O técnico Cuca deu um padrão de jogo aos celestes incrível, prezando o ataque o e o gol. É um time pra se temer. Mas é libertadores, tudo pode acontecer; o próprio Cruzeiro, conseguiu seu ultimo titulo, depois de iniciar a competição perdendo os três primeiros jogos. Ser o melhor time da primeira fase da libertadores não parece credenciar time nenhum a nada. Embora, tradição credencie, e isso, o Cruzeiro tem. E tem mais do que qualquer outro brasileiro da atual disputa. Não é a toa que o chamam de La Bestia Negra das Américas!

Por fim, o atual campeão; Internacional. E bota internacional nisso. o atual dono da taça, confia em seus jogadores estrangeiros para o tricampeonato. E é sério candidato, nos últimos 5 anos, o colorado escreveu uma história que muitos times em cem anos não conseguem chegar nem perto. E essa história do Inter ainda está sendo escrita, desenhada a cada jogo de libertadores. Não é simples jogar contra o atual campeão. Na contra mão, caminha a desconfiança no trabalho de Celso Roth, e suas escalações tida como retranqueiras. Vale lembrar que uma libertadores, não é ganha por qualquer time, por qualquer jogador, por qualquer técnico. O Inter se credencia por ter um elenco cheio de jogadores vitoriosos na América. E se isso não faz do time o mais sério e temido candidato, nada mais faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário