domingo, 27 de março de 2011

Invencibilidade Flamenguista Balança Mas Não Cai

6 gols no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, no jogo entre Flamengo e Madureira, pela 5ª rodada na Taça Rio (o 2º turno no Estadual do Rio de Janeiro). Goleada rubronegra? Que nada! O Tricolor Suburbano saiu na frente, cedeu o empate ainda no primeiro tempo e, na segunda etapa, alcançou uma vantagem de 3a1 no marcador. Mas o Flamengo, invicto em 2011, correu atrás e conseguiu empatar a partida.

Com esse resultado combinado ao demais jogos nessa rodada, o campeão da Taça Guanabara aparece na 4ª colocação em seu grupo, com 1 ponto a menos que cada uma das 3 equipes que figuram à sua frente. Já o Madureira, em 6º lugar na sua chave, dificilmente se classifique para a fase semifinal mesmo no improvável caso de vencer os últimos 3 compromissos.

O jogo

Sem poder contar com Willians nem com Renato Abreu, que ostentam condição de titulares no meio-campo de sua equipe, o treinador Vanderlei Luxemburgo optou por dois jogadores jovens entre os onze iniciais: Thiago Galhardo e Lorran. Este último fez um ótimo primeiro tempo, mostrando desenvoltura quando carregava a bola e consciência no momento de distribuir os passes, além de ajudar na proteção à defesa. Talvez se não tivesse sido sacado por Luxemburgo no intervalo - em substituição de difícil compreensão -, o Flamengo poderia ter saído de campo com uma vitória.

Embora o Flamengo apresentasse maior volume de jogo (foi para o vestiário com 62% do tempo de posse de bola), a primeira finalização digna de registro foi ocorrer aos 27 minutos, quando o goleiro Cléber encaixou chute à meia-altura de Thiago Galhardo. O Madureira, que nem isso conseguia fazer, contou com a sorte para abrir o placar: aos 34 minutos, uma bola cruzada da esquerda foi interceptada pelo zagueiro Wellinton, mas o rubronegro desviou em direção à própria rede. 1a0 Madureira.

Leonardo Moura era elemento dos mais participativos na partida: bastante acionado pelo flanco direito, o habilidoso lateral mostrava agilidade para escapar da marcação e precisão no momento de cruzar. Mas foram tantos os desperdícios de seus companheiros que, aos 43 minutos, quando recebeu bom passe de Wanderley, Léo Moura tirou proveito de Nil não tê-lo acompanhado e soltou um chute forte para estufar a rede e empatar a partida. "Cruzar pra quê se eu mesmo posso resolver?". Não que ele tenha dito isso, mas é bem capaz de ter pensado em algo parecido.

O Flamengo voltou do intervalo com uma alteração: Diego Maurício no lugar de Lorran. Se a idéia de Vanderlei Luxemburgo era dar ofensividade ao time, o que acabou arrumando foi uma forma de bagunçar a mecânica de jogo rubronegra, comprometendo de uma só vez a marcação e também a criação. Aos 10 minutos, o Madureira desempataria a partida: Michel recebeu, escapou de Galhardo e Wellinton com extrema facilidade e chutou no canto direito, marcando bonito gol. Com 17 minutos, Michel puxou contra-ataque abrindo na direita com Adriano Magrão e de lá veio passe que encontrou Baiano em liberdade para chutar na saída de Felipe, colocando 3a1 no placar.

Antes mesmo de ver o adversário abrir dois gols de vantagem, Luxemburgo havia trocado seu xará Wanderley por Deivid. O time foi para a parada técnica sob vaias, num cenário que anunciava a queda de uma invencibilidade dentro das quatro linhas e de uma tranqüilidade fora delas, pois os gritos de "Adriano" (que deixou a Roma e assinou com o Corinthians) impactam questões políticas do clube: torcedores, jogadores e diretores de futebol do Flamengo queriam o retorno do atacante para a Gávea, mas o treinador mostrou-se publicamente contrário à contratação.

Mas, a mesma torcida que vaiava naquele momento, iria comemorar minutos depois. Aos 29, Thiago Neves passou para Diego Maurício na esquerda, o atacante avançou e cruzou encontrando Deivid, que escorou aparentemente com a canela para o fundo da rede. O Madureira parecia sentir o gol sofrido e, mais recuado do que outrora, deu campo para o Flamengo avançar. Aos 34 minutos, quem avançou foi o argentino Dario Bottinelli pela direita, tocou para Deivid e este rolou para Thiago Neves. O camisa 7 ajeitou e chutou cruzado, balançado a rede e empatando a partida pela última vez.

O treinador Antônio Carlos Roy foi filmado pedindo calma aos jogadores. É leviano dizer se a solicitação era visando a manutenção da igualdade no placar ou se para tentar chegar com tranqüilidade à vitória ou se um medo de levar a virada. De toda forma, a equipe do Madureira, que antes do jogo poderia ser considerada um adversário fácil de ser superado (este que aqui blogueia imaginava isso), acabou ficando muito perto de tirar a invencibilidade do Flamengo em 2011. Não foi dessa vez.

Outros resultados

Sábado

Olaria 2a0 Nova Iguaçu
Boavista 0a0 Botafogo

Domingo

América 1a2 Duque de Caxias
Resende 5a2 Macaé
Cabofriense 0a1 Americano
Bangu 2a1 Volta Redonda
Fluminense 0a0 Vasco

Nos pitacos para essa rodada, o blogueiro teve 50% de acerto: previu as vitórias de Olaria, Resende e Bangu, além do empate no clássico entre Fluminense e Vasco. Mas palpitou que o Boavista venceria o Botafogo, e que os jogos vencidos por Duque de Caxias e Americano terminariam empatados (além de imaginar uma vitória do Flamengo sobre o Madureira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário