segunda-feira, 21 de março de 2011

Benfica Sobra Em Campo E Goleia Paços De Ferreira

Se faltava a esse blógui a cobertura de alguma partida pela "Primeira Liga", agora não falta mais. Aceitando o convite de um amigo - que "cobrou" uma postagem referente a algum jogo do Campeonato Português -, lá fui assistir a partida entre Paços de Ferreira e Benfica, válida pela 24ª rodada da competição lusitana. E, tal como esperava, o Benfica não tomou conhecimento do adversário e venceu com tranqüilidade, abrindo 3a0 com 24 minutos de jogo e fechando a contagem em 5a1 nos acréscimos do segundo tempo. Com o resultado, o Benfica praticamente sacramenta a 2ª colocação no torneio: faltando 6 rodadas para o desfecho da competição, os "Encarnados" estão 13 pontos atrás do líder Porto e com 17 pontos de vantagem em relação ao Sporting (3º colocado). Já o Paços de Ferreira, que acaba de sair da zona de classificação para a Liga Europa, aparece em 6º lugar, com os mesmos 33 pontos do 5º colocado Vitória de Guimarães.

O jogo

A minha teoria de que, em Portugal, não há uma concorrência decente para Porto e Benfica (com todo o respeito ao Braga, que está nas quartas-de-final da Liga Europa) foi logo confirmada aos 3 minutos de jogo. De maneira bizarra e até certo ponto amadora, o zagueiro paraguaio Javier Antonio Cohene Mereles socou (isso mesmo, socou) o espanhol Francisco Javier García Fernández: pênalti e cartão amarelo para Cohene, que poderia - e deveria - ter sido expulso pela agressão. Óscar Cardozo, compatriota do infrator, colocou a bola no quadrante 12 e abriu o placar no estádio da Mata Real.

O 2º gol benfiquista saiu aos 12: em jogada argentina, Javier Pedro Saviola tocou para Pablo Aimar com uma cavada e o camisa 10 finalizou rasteiro para ampliar a diferença no placar. Aos 24 minutos, veio o 3º gol. Gol não, um golaço: o uruguaio Maximiliano Pereira avançou pela direita, rolou pra área, Cardozo tocou atrás de primeira e o argentino Nicolas Gaitán colocou caprichosamente no ângulo direito, sem qualquer possibilidade de defesa para o goleiro brasileiro Cássio Albuquerque dos Anjos.

Pela leitura das nacionalidades dos jogadores, já deu para perceber que havia muitos sul-americanos em campo (15 dos 22 que iniciaram a partida são naturais da América do Sul). Falando nisso, aos 27 minutos o brasileiro Maykon Daniel Araújo cobrou falta pela direita e um desvio de cabeça do francês Lionel Carole contra o próprio patrimônio enganou o goleiro espanhol Roberto Jiménez. Ou seja, mesmo com o 3a1 no placar, os 4 gols foram marcados por atletas benfiquistas. Dois minutos depois do gol, o Paços de Ferreira só não marcou o segundo porque Roberto Jiménez fez grande intervenção ao desviar no canto direito uma bola que ainda tocou na trave antes de sair.

Tão lembrados da agressão bizarra aos 3 minutos de partida? Pois aos 36 tivemos novo episódio daquela natureza: Maykon, sem mais nem menos, rebocou (isso mesmo, rebocou) o argentino Franco Jara, que estava de costas para o agressor. É difícil entender como o árbitro deu somente um cartão amarelo em vez de expulsar o jogador de campo. Mas mais difícil de entender é o que passa pela cabeça de um jogador para desferir uma agressão daquele jeito e naquele contexto.

Com 40 minutos, Javier Cohene - aquele mesmo do soco aos 3 minutos - recebeu o segundo cartão amarelo e foi finalmente expulso de campo. Na volta para o segundo tempo, o treinador Rui Vitória trouxe para campo o zagueiro Bura no lugar do meio-campista brasileiro Bruno, recompondo a defesa que perdera um jogador.

O Benfica voltou em ritmo mais lento e o Paços de Ferreira continuou apostando na mesma receita do primeiro tempo: chutes de fora da área. A pontaria da equipe é digna de elogios, com uma proporção admirável de remates bem direcionados. Aos 3 minutos, o atacante venezuelano (olha outro sul-americano aí!) Mário Júnior Rondon Fernandez chutou de fora da área no canto direito e Roberto foi até lá espalmar. Na marca de 7 minutos, Pizzi ganhou dividida dentro da área pelo lado esquerdo e chutou firme, rasteiro, parando em nova grande defesa de Roberto no canto direito.

Rui Vitória voltou a mexer aos 15 minutos, colocando Rui Caetano (atacante de 19 anos membro da seleção sub-20) no lugar de Nélson Oliveira. Já Jorge Jesus mexeu pela primeira vez aos 19 minutos, quando entrou César Peixoto no lugar de Cardozo. Aos 25 minutos, os treinadores substituíram simultaneamente: no Paços de Ferreira saiu Pizzi para a entrada do irlandês Padraig Amond e no Benfica Nico Gaitán deu lugar para Carlos Martins.

Mas foi a sexta e última troca de jogadores que trouxe novo ânimo para um jogo naquele momento monótono: aos 31, Saviola saiu para dar lugar ao veterano centroavante Nuno Gomes, de 34 anos. O Benfica ficou perto de marcar o 4º aos 35 minutos, quando em contra-ataque Pablo Aimar ficou de frente com Cássio, chutou cruzado e o goleiro defendeu com o pé. Ficou guardado para o minuto seguinte: aos 36, bola alçada da direita, César Peixoto tenta a primeira... e fura. Tenta a segunda... e Cássio rebate. Nuno Gomes pega o rebote e tenta a primeira... é bloqueado na marcação. Tenta a segunda... e aí é bola na rede, com finalização forte e rasteira no canto direito.

Na marca de 46 minutos, o brasileiro Jardel Nivaldo Vieira ergueu o pé e a bola acabou chegando em Nuno Gomes, que como um típico goleador, esticou a perna e colocou no canto direito. 5a1 Benfica e fim de papo. Na próxima rodada, o Benfica recebe o Porto e, se não pode impedir o adversário de ser campeão, pelo menos pode adiar a conquista do título para um outro território que não seja o estádio da Luz.

Ah! Uma curiosidade para reforçar a minha teoria sobre o nível de competitividade no Campeonato Português: a defesa do Paços de Ferreira entrou em campo como a 4ª menos vazada na competição. Fico tentando imaginar o nível daquelas com maior número de gols sofridos...

Outros resultados

Sexta-feira

Portimonense (15º) 2a1 (5º) Vitória de Guimarães

Sábado

Sporting (3º) 0a0 (8º) União de Leiria

Domingo

Vitória de Setúbal (14º) 2a1 (7º) Nacional
Naval 1º de Maio (16º) 2a2 (9º) Beira-Mar
Marítimo (10º) 4a0 (11º) Olhanense
Porto (1º) 3a1 (13º) Académica

Segunda-feira

Braga (4º) 1a0 (12º) Rio Ave

Um comentário:

  1. Meu nome é lucas, gosto muito desse blog, e tbm adoro futebol, teria como eu poder participar do blog?Eu adoraria contribuir, meu MSN é Sorriso_Op@hotmail, falem comigo.

    ResponderExcluir