quarta-feira, 30 de março de 2011

ABC 0a0 Vasco: Dia Das Defesas

Como era de se esperar, o estádio Frasqueirão recebeu grande público na noite dessa quarta-feira para a partida entre ABC e Vasco, pela 2ª rodada eliminatória na Copa do Brasil. No final, um empate sem gol refletiu o que foi o jogo em Natal: apesar das muitas finalizações que ambos os times tiveram (dados majoritariamente de fora da área), a maioria das tramas ofensivas esbarravam na marcação adversária ou em erros individuais. No jogo de volta, o ABC tem a vantagem de, caso marque ao menos um gol, se classificar com um empate (novo zero a zero levará a disputa para as penalidades).

O jogo

O clima do duelo alvinegro foi apimentado na véspera da partida: uma declaração do zagueiro vascaíno Dedé desagradou o atacante abecedista Leandrão que, indignado por ver seu time ser tratado como "de menor expressão", respondeu que o defensor cruzmaltino iria conhecer a força do ABC no Frasqueirão.

De fato, o Vasco teve dificuldades na partida: com menos tempo de posse de bola do que o adversário e sucumbindo ao forte poder de marcação dos comandados de Leandro Campos, a equipe carioca ainda levou dois sustos em chutes do lateral-direito Pio: aos 40 minutos, o camisa 2 emendou uma finalização que, embora rumasse para fora, fez uma curva para dentro e passou muito perto da trave direita; 2 minutos depois, Pio pegou de primeira uma bola que atravessou a beirada da área vascaína e dessa vez chutou na paralela, mandando perto da trave esquerda.

As equipes que terminaram o primeiro tempo voltaram para o segundo, com a única substituição tendo ocorrido com a etapa inicial ainda em andamento: Felippe Bastos entrou no lugar de Eduardo Costa, que pedira para sair. Com as defesas seguindo soberanas no que tange a proteção da grande área, a alternativa preferida para tentar o gol seguia sendo os chutes de longa distância. E, confirmando a boa técnica no remate que pôde-se observar no primeiro tempo, Pio voltou a levar perigo aos 7 minutos, quando em chute de fora da área colocou Fernando Prass para esquentar as luvas, desviando para escanteio.

Com 15 minutos foi a vez de Felippe Bastos tentar de fora e a bola passou perto do ângulo esquerdo. 3 minutos depois, Alecsandro teve rara oportunidade e mandou um chute cruzado perigosíssimo, na chance mais clara de gol da equipe visitante, passando a milímetros da trave direita.

Leandro Campos colocou Ray em campo no lugar de Éderson e a troca de atacantes melhorou a dinâmica ofensiva dos donos da casa. Aos 28 minutos, pouco depois de entrar, Ray recebeu passe primoroso de Cascata, ficou cara-a-cara com Fernando Prass mas foi bloqueado pelo goleiro vascaíno, que rebateu a finalização frontal. O camisa 10 Cascata ainda aprontaria em lance individual pelo lado esquerdo quando fintou Dedé mas, no momento de desfazer-se da bola, foi desarmado pelo zagueiro vascaíno.

Depois do 0a0 com o Fluminense (domingo, pelo Estadual), o Vasco volta a vivenciar um placar inalterado nessa quarta-feira. Sinal de alerta para os atacantes, mas boa notícia para os defensores que, desde a vitória por 2a0 sobre o Botafogo, totalizam 3 partidas com a meta inviolável. Eu disse 3 partidas? É esse, também, o período atual do ABC sem levar gols.

Outros jogos

Paraná 1a2 Botafogo

Caio Júnior, que assumiu o Botafogo após a saída de Joel Santana, estreou no Alvinegro Carioca justamente diante de um ex-clube que o projetou como treinador. Com a vitória por 2a1 na Vila Capanema, o Botafogo não evita o jogo de volta mas deixa a classificação encaminhada: mesmo perdendo por 1a0 no Engenhão, a equipe avançará na competição.

Guarani 2a2 Horizonte (3a3 no agregado)

O Guarani, clube que completará 100 anos no próximo dia 2 de abril, amargou uma eliminação surpreendente para o Horizonte, clube cearense fundado no ano de 2004. E em pleno estádio Brinco de Ouro da Princesa, com o Bugre indo para o intervalo vencendo por 1a0... Agora, o Horizonte terá pela frente na seqüência da competição o Flamengo.

Ceará 2a1 Brasiliense (2a1 no agregado)

No Castelão, o Ceará foi buscar a virada e a classificação para a próxima fase na Copa do Brasil com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Nas oitavas, o Vozão terá pela frente o vencedor de Atlético Mineiro e Grêmio Prudente.

Coritiba 3a1 Atlético/GO (5a2 no agregado)

Depois de já ter vencido o jogo de ida em Goiânia, o Coritiba confirmou a classificação diante do Atlético e, invicto na temporada 2011, segue o embalo com essa que é a 16ª vitória consecutiva do Alviverde Paranaense. Próximo adversário na Copa do Brasil é o Caxias, do Rio Grande do Sul.

Avaí 4a1 Ipatinga (5a2 no agregado)

O Ipatinga até abriu o placar na Ressacada, mas os 3 gols marcados por Rafael Coelho fizeram a diferença em Santa Catarina a favor dos donos da casa. Agora, o time comandado por Silas aguarda o desfecho do duelo entre Botafogo e Paraná para saber quem enfrentará nas oitavas.

Paysandu 0a0 Bahia

No duelo Norte-Nordeste, nada de gol em Belém. A vaga na fase oitavas-de-final entre o Papão da Curuzu e o Tricolor de Aço será decidida em Pituaçu, onde o Alvi-celeste se classificará em caso de empate com gols.

Santa Cruz 1a0 São Paulo

O pernambucano Rivaldo enfrentou seu time de coração e, tal como a maioria dos são-paulinos, foi surpreendido pelo Santa Cruz. A próxima parada é no Morumbi, mas vale lembrar: ano passado, mesmo na Série D brasileira, o Santa, que havia perdido no jogo de ida no estádio Arruda por 1a0, foi ao Engenhão e eliminou o Botafogo com uma vitória por 3a2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário