sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Entrevista Com Marcos Timóteo

Conforme prometido no início desse mês de fevereiro de 2011 (quando este blógui completou 10 meses de inaugurado), aqui está a mais nova seção do Jogada De Efeito: uma área onde serão feitas entrevistas com pessoas que de alguma maneira tenham algum tipo de ligação com o futebol.

Com alegria e satisfação, venho com prazer anunciar que a "estréia" dessa série de entrevistas foi feita com o simpaticíssimo Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa, preparador de goleiros, o qual tive oportunidade de conhecer recentemente através do blógui "Goleiros Mais Goleiros" e que aceitou prontamente participar desse espaço, concedendo gentilmente a entrevista. Uma curiosidade: para quem acredita em coincidência, fui descobrir depois da entrevista que, assim como eu, Marcos Timóteo também é formado em Geografia.

Espero que todos os eventuais leitores que passarem por esse presente tópico possam saborear essa breve conversa, que a mim possibilitou aprendizado como pessoa, como blogueiro e também como mero "curioso do futebol". Divirtam-se!

Apresentando o entrevistado

Nome: Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa
Idade: 40 anos
Preparador de Goleiros das categorias de base do Flamengo de Guarulhos/SP
Professor da Faculdade Unicid e Uniban
Especializado em Fisiologia do Esporte
Trabalhou no AD Guarulhos e no Esporte Clube Itaúna/MG
Foi goleiro na década de 1980 nas categorias infantil e juvenil no Nacional e na Portuguesa em São Paulo
Administra o blógui "Goleiros Mais Goleiros" e faz trabalho de "personal trainner" com goleiros e lutadores (Jiu-Jitsu, Judô e Boxe)
Formado em Engenharia de Transportes pela Unicamp

A entrevista

Jogada De Efeito: Muitos analistas do futebol afirmam que o passe é o fundamento básico desse esporte. No trabalho como preparador de goleiros, quais são os atributos mais exigidos do atleta que está treinando?

Marcos Timóteo: Os atributos básicos são variações de defesas rasteira, meia-altura e alta. Cada tipo de defesa tem um tipo de fundamento que é treinado desde as categorias de base até o profissional. Para efetuar estes tipos de defesa é necessário que o goleiro tenha uma boa performance física e técnica. Quanto à questão do passe, acredito que todos os goleiros também devam ter um bom fundamento de jogadas com os pés. Atualmente a boa batida na bola na reposição não é mais um diferencial, e sim, fundamental para as pretensões de um goleiro.

Jogada De Efeito: Na Copa SP de Juniores, o Flamengo conquistou o título (2a1 sobre o Bahia) numa partida que ficou marcada pela grande atuação do goleiro César. Gostaria de saber quais foram os goleiros que mais lhe chamaram atenção na competição e onde eventualmente podem chegar a médio ou longo prazo.

Marcos Timóteo: Realmente o César é um goleiro diferenciado, com certeza ele terá boa carreira. Vários goleiros se destacaram, podemos citar os atletas do Desportivo Brasil, Vitória e América/MG, mas, posso especificamente apontar o goleiro Renan do Bahia, acredito que o clube deva apostar neste jovem atleta.
César, campeão com o Flamengo na Copa São Paulo de Juniores 2011: na visão de Marcos Timóteo, o goleiro terá uma promissora carreira pela frente.

Jogada De Efeito: Recentemente, o treinador Luiz Felipe Scolari deu declarações à imprensa elogiando o jovem goleiro Fábio, que está na base do Palmeiras e que, segundo Felipão, poderá se tornar um dos maiores goleiros da história do clube. Na sua opinião, esse tipo de comentário vindo do treinador da equipe principal desempenha um papel motivacional ou coloca pressão sobre o garoto? Aproveitando o embalo da pergunta, gostaria de saber se considera mais benéfico para um jovem goleiro ser reserva num time de maior expressão ou atuar regularmente em competições menos badaladas.

Marcos Timóteo: Com certeza, a motivação é um dos melhores remédios para o desempenho dos atletas. O goleiro do Palmeiras não pode se iludir e nem ficar apenas na motivação, ele deve trabalhar muito e ficar tranqüilo em relação às cobranças, todos os atletas devem ser cobrados e exigidos, se ele agüentar a pressão, estará pronto para assumir diversos problemas. Sobre a questão da reserva no grande time ou a titularidade em menores clubes penso da seguinte forma. Veja o exemplo do Lauro, atualmente no Internacional. Ele foi titular por um bom tempo na Ponte Preta e logo foi contratado pelo Cruzeiro. Não teve muitas oportunidades no clube mineiro, ou seja, por algum motivo não pode mostrar seu trabalho. Depois vi o Lauro jogando o campeonato paulista como titular do Sertãozinho, perfeito, ele veio para um time de menor expressão e teve paciência. Logo estava no Internacional como titular, perdeu a vaga e pode reconquistá-la. Este é um clássico exemplo de persistência e visão de profissional.
Lauro, hoje no Internacional: "é um clássico exemplo de persistência e visão de profissional".

JdE: Hoje o bom condicionamento físico é parte fundamental para o sucesso do atleta futebolístico. No último Campeonato Brasileiro, um único jogador de linha atuou nas 38 partidas da competição (o argentino Darío Conca, meio-campista do Fluminense e nomeado "Craque do Brasileirão"). Você acha que o calendário atual (que atende a uma demanda televisiva de dois jogos semanais, às vezes sob o sol escaldante do verão brasileiro) pode repercutir negativamente na saúde do atleta? Se sim, como reverter esse cenário?

MT: Realmente, o calendário do futebol brasileiro, em muitas ocasiões, atende aos anseios da televisão e dos anunciantes. Acredito que este tipo de entrave está muito longe das nossas mãos. Nossas que eu digo, preparadores, treinadores e atletas, pois, a briga lá em cima é muito forte. Para resolver este problemão a solução é ter um grande elenco. Um bom elenco com uma boa estrutura logística e médica. Infelizmente é uma das soluções mais rápidas.

JdE: Parece-me raro (mas posso estar enganado) ver um treinador de futebol que na carreira como jogador tenha atuado na posição de goleiro. Como explicar esse "fenômeno", tendo em vista que, pelo menos teoricamente, o goleiro é exatamente aquele indivíduo que assiste a partida de uma posição privilegiada, com a visão quase total do campo à sua frente.

MT: Vamos lembrar alguns nomes que estão em atividade: Leão, Sérgio Guedes, Geninho, PC Gusmão, Zetti, Veloso e Mazzaropi. Tem poucos ex-goleiros atuando em grande clubes como treinador. O goleiro tem uma boa visão de jogo e com grande freqüência sabe se expressar muito bem. Acredito que isso se deva a maior quantidade de atletas de linha em comparação com a quantidade goleiros. Outro fator é que boa parte dos ex-goleiros logo vão trabalhar como preparador de goleiros.

JdE: A pergunta que não podia faltar: quem são, na sua opinião, os melhores jogadores de cada posição na atualidade? Pode escalar o seu "time dos sonhos" com a tática que preferir.

MT: Um time dos "sonhos" ou um time "guerreiro" 4-4-2
Casillas, Maicon, Puyol, Lúcio e Bale. Van Bommel, Xavi, Iniesta e Messi. Neymar e Drogba.
Espanhol Iker Casillas, um dos destaques na Copa do Mundo 2010, é o goleiro titular na escalação de Marcos Timóteo.

Jogada De Efeito: Obrigadão, parabéns pelo trabalho e pelo ótimo blógui. Fique à vontade para deixar uma mensagem para os leitores e amantes do futebol.

Marcos Timóteo: As perguntas foram bem legais e isso faz com exercitamos o nosso cérebro. Além de divertido também faz parte da nossa profissão. Obrigado pela oportunidade e respeito. Parabéns e vida longa ao seu site/blog.

(entrevista realizada entre os dias 30 e 31 de janeiro de 2011)

8 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Soham. O Marcos Timóteo é um ótimo preparador de goleiros e tenho certeza que você se sentiu muito feliz por fazer uma entrevista com ele. Eu já ouvi falar muitas coisas boas sobre ele.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista com ele. Soham, espero que seja a primeira de muitas entrevistas para você.
    Parabéns.
    Abraço.

    http://thegunnersbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Legal a iniciativa do blog de trazer entrevistas como essa, muito interessante mesmo! Nova seção estreou com pé direito hein =)
    Parabéns ao blog!

    allaboutfootballandarsenal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Soham,

    Realmente foi uma ótima entrevista, parabéns pelo blog. Espero que tenham mais como essa.

    Equipe Blog Gol de Mão
    www.bloggoldemao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fala, cara!

    Muito legal, escolheu ótimas perguntas, fugindo do óbvio, e o Marcos Timóteo demonstrou conhecer bem o futebol, a lembrança do Gareth Bale é de quem realmente acompanha.

    Gostei do exemplo que ele cita do Lauro, que pra mim jamais deveria ter virado reserva no Inter. Não é espetacular, mas muito regular, bem mais que Renan e Abbondanzieri.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelos comentários! Foi muito legal entrevistá-lo e fico contente que vocês também tenham curtido. Espero que venham outras por aí!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Soham, obrigado pela oportunidade. Vida Longa ao seu Blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Parabéns!!

    Ótima entrevista, os profissionais sérios e que procuram fazer o um trabalho buscando novas técnicas, merecem sim ter destaque.

    ResponderExcluir