terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Em Jogo Morno, Torcida Do Aris Rouba A Cena

Aris Thessaloniki e Manchester City duelaram na Grécia nessa terça-feira e não saíram de um empate por 0a0. Uns podem pensar que o resultado é interessante aos "Citizens", que dependem de uma vitória qualquer em Manchester para avançar às oitavas da Liga Europa. Outros podem achar que os gregos conseguiram um placar interessante, já que se garantirão na próxima fase caso empatem com gols na Inglaterra. Opiniões à parte, o fato é que somente assisti ao segundo tempo dessa partida de ida e achei o jogo lento, de poucas alternativas e, pelo menos naquilo que tange à etapa complementar, o resultado caiu como uma luva. Se os donos da casa atuavam com um único atacante (o argentino Raul Marcelo Bobadilla), o time comandado pelo italiano Roberto Mancini pouco criava, com o centroavante Edin Dzeko tendo de sair da área para ficar perto da bola. Como se não bastasse, Mancini no final do jogo trocou o bósnio pelo argentino Pablo Zabaleta, dando a entender que o 0a0 lhe agradava.

Se dentro das quatro linhas não havia muitas razões para nos empolgarmos (houve uma linda defesa do goleiro Michalis Sifakis em cabeceio de Dzeko, esse sim um lance digno de nota), nas arquibancadas o que se via era um espetáculo fantástico dos torcedores gregos. Olhando para aquele uniforme que incluía camisas amarelas e ouvindo os belos cânticos entoados pelos adeptos, parecia que a partida ocorria em La Bombonera. Mesmo com o time pouco inspirado e raramente dando trabalho para o goleiro Joe Hart, a torcida cumpriu o seu papel muito bem, cantando e vibrando mesmo após o apito final, quando pôde-se ver uma chuva de papéis brancos. E olha que o Aris está longe de ser uma das principais forças da Grécia: clubes como AEK Atenas, Olympiakos e Panathinaikos são os mais badalados por aquelas bandas. De toda forma, aí está o Aris, conservando uma invencibilidade de 40 anos (25 jogos) sem perder dentro de casa em partidas válidas por competições européias. Para alegria de uma belíssima torcida, que sonha voltar de Manchester com a classificação e poder retornar mais vezes ao estádio Harilaou Kleánthis Vikelídis.

Um comentário:

  1. Exatamente o que eu ia citar, é absurdo uma equipe do tamanho do Aris não perder em casa há 25 jogos em competições europeias. Torcidas gregas e turcas são sensacionais, sempre que sai um sorteio tipo Galatasaray x Panathinaikos já dá aquele receio de confusão.

    E sou adepto do 0 a 0 ser bom resultado pra quem joga em casa, jogará fora se classificando com qualquer empate, mesmo o sem gols é bom negócio, já que tem essa falha terrível no regulamento da UEFA do gol fora de casa também valer na prorrogação. Ou seja, um time tem obrigatoriamente 90 minutos pra fazer um gol fora, o outro pode vir a ter 120.


    Abraços!

    ResponderExcluir