terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Argentina Vence Brasil E Embola Hexagonal Final

A seleção brasileira sub-20 conheceu na 3ª rodada do hexagonal final a sua primeira derrota no Sul-Americano 2011. Não foi para um time qualquer e nem numa situação comum: diante da Argentina, o Brasil atuou com um homem a menos desde os 5 minutos de partida (Juan cometeu pênalti e foi expulso no mesmo lance).

O jogo

Não estou lembrado de alguma vez ter assistido uma partida de futebol onde uma mesma equipe realizasse duas substituições com 8 minutos de jogo, além de ter tido um jogador expulso nesse período. Pois foi isso que aconteceu ao time de Ney Franco. Por motivos físicos, o zagueiro Bruno Uvini deu o lugar e também a braçadeira de capitão para Saimon aos 5 minutos. No mesmo minuto, Juan foi expulso no lance em que cometeu pênalti. Aos 6 minutos, veio a cobrança de Rogelio Gabriel Funes Mori, que mandou um chute forte no meio do gol, com Gabriel se direcionando para o canto direito. Aos 8 minutos, por questão tática, Romário entrou no lugar de Oscar.

Oscar é um jogador que vem me agradando nesse torneio e à primeira vista poderia parecer ruim a mexida de Ney. Mas a seleção reagiu bem à alteração, por muitas vezes não dando a entender que estava em desvantagem numérica. Um jogador que estava "sentindo o clima" da partida era Neymar: bastante inquieto e às vezes agressivo, o atacante santista protagonizou lances onde demonstrava destempero emocional, como quando empurrou Lucas Nahuel Rodríguez aos 10 minutos. Embora fosse um jogo tenso, o Brasil conseguiu uma bela chance de empatar ainda no primeiro tempo: aos 34 minutos, Danilo passou por um adversário pela direita dando-lhe uma meia-lua, cruzou e Neymar fechou livre para cabecear no canto direito e parar em brilhante defesa de Esteban Andrada.

No segundo tempo, um erro de Saimon logo no primeiro minuto quase rendeu o segundo gol argentino, mas Gabriel conseguiu defender o chute de Funes Mori. Aos 3 e aos 7 minutos, Lucas protagonizou duas belas jogadas individuais: na primeira, entrou na área pela esquerda e chutou para defesa de Andrada; na segunda, fez fila pela direita driblando Nicolás Tagliafico e Leandro González e chutou cruzado perto do ângulo direito. Se faltava o detalhe do gol, aos 9 minutos não faltou mais: Neymar rolou para Willian José, que ajeitou e chutou de fora da área mandando no quadrante 15. Diria que foi um golaço, mas o sutil desvio na marcação argentina diminuiu minha empolgação com a finalização.

Com 15 minutos, a Argentina mexeu pela primeira vez: Bruno Zuculini por Adrián Cirigliano. E 6 minutos depois, Wálter Perazzo promoveu a segunda troca: Facundo Ferreyra no lugar de Mori. No minuto seguinte, foi a vez de Ney Franco realizar sua 3ª modificação, colocando Diego Maurício no lugar de Willian. Diego Maurício mal havia pisado em campo e, ainda na marca de 22 minutos, já veria a Argentina conseguir o desempate: Juan Manuel Iturbe Arévalo recebeu na intermediária, escapou de dois na base da velocidade e finalizou rasteiro. 2a1 Argentina.

Após tantas estripulias, aos 29 minutos Neymar finalmente recebeu o cartão amarelo quando empurrou o goleiro Andrada com a bola parada (cumprirá suspensão na próxima rodada). Se Neymar mostrava imaturidade, Iturbe demonstrava empenho com novo chute aos 30 minutos, dessa vez travado por Romário. Tanto empenho teve fim ali mesmo, pois o jogador caiu aparentemente sentindo cãimbras e foi substituído por Mauro Díaz.

Aos 39 minutos, Lucas ia fazendo fila até sofrer falta de Díaz. Casemiro caprichou na cobrança: a bola viajou carimbando o travessão e batendo nas costas do goleiro Andrada antes de sair em escanteio. Houve ainda uma oportunidade aos 47 minutos: Lucas colocou a bola na área e o cabeceio brasileiro foi defendido por Andrada. Naquela altura, até o goleiro Gabriel freqüentava a área argentina. Mas não deu para evitar a derrota. Agora, Brasil e Argentina encontram-se com 6 pontos ganhos e logo atrás do líder Uruguai, que aparece com 7. São duas vagas em jogo para as Olimpíadas de Londres em 2012.

Outros resultados

Uruguai (1º) 1a0 (6º) Chile
Equador (4º) 0a0 (5º) Colômbia

2 comentários:

  1. Não acho qu só por uma derrota, a seleção brasileira sub-20 é ruim, um lixo, etc. Até agora o desempenho da seleção está indo bem. Acredito que a seleção conquistará uma das vagas para Londres 2012.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    A derrota enganou, isso é fato. Essa geração Argentina você pode pinçar um ou outro (Iturbe, especialmente), já a brasileira é difícil dizer que algum não tenha futuro. Tanto é que, mesmo com 10, o Brasil jogou melhor, perdeu numa bobagem monstro do Casemiro e uma jogada fantástica do Iturbe.

    E será sensacional o Brasil x Uruguai, confronto das duas melhores seleções do torneio. É excelente ver o Uruguai voltando a revelar jogadores, como Cavani, Abel Hernández, Coates, Luna.


    Abraços!

    http://futebolaocuboita.blogspot.com/

    ResponderExcluir