sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Valeu, Coração Valente!

No dia 1º de abril de 2011, quando o Jogada De Efeito completará 1 ano no ar, Washington Stecanela Cerqueira completará 36 de vida. Enquanto este blógui está buscando humildemente o seu espaço no mundo virtual, o "Coração Valente" anunciou, ontem, a despedida do futebol profissional.

E aí você pergunta: "mas e daí?". Realmente, aposentar-se do futebol é um fato comum: para retirar-se, basta um dia ter iniciado a carreira. Mas para o centroavante que é o protagonista nesse tópico, alguns ingredientes tornaram o fato especial, dignos de uma postagem.

Nascido em Brasília no ano de 1975, Washington teve dois clubes na juventude: o Brasília (1989-90) e o Caxias (1991-2). Em 1993, iniciou no próprio Caxias a carreira como profissional. Mas foi somente no período em que vestiu a camisa da Ponte Preta (entre 2000 e 2002) que Washington passou a se destacar no âmbito nacional. Com 34 gols em 50 jogos com a Macaca, chamou a atenção de clubes estrangeiros e foi negociado com os turcos do Fenerbahçe, onde marcou 10 gols em 12 partidas. No retorno ao Brasil, um fatídico exame médico mudaria o curso da carreira do atleta: ao ser examinado no Atlético Paranaense, Washington foi reprovado no diagnóstico cardiovascular, submetendo-se a uma cirurgia de cateterismo. Talvez para uma pessoa comum aquele seria o fim da jornada como futebolista profissional. Mas não para o "Coração Valente": após um ano de trabalho de recuperação, Washington voltou a atuar em 2004. E o que aconteceu? Simplesmente o camisa 9 marcou 34 gols em 38 jogos com o Furacão e tornou-se o maior goleador de uma edição de Campeonato Brasileiro.

Isso daí já dava um roteiro cinematográfico, mas Washington conseguiu ainda tornar-se ídolo no Fluminense, por onde teve duas passagens (a primeira em 2008, quando teve participação determinante na campanha vice-campeã na Copa Libertadores, e a derradeira em 2010, longe de ter a mesma eficiência, mas ainda nas graças da torcida tricolor graças ao título brasileiro).

Contesto a capacidade técnica de Washington, acho-o um jogador com grandes limitações. E isso também ajuda a aumentar a minha admiração por ele: mesmo longe de ser um craque e com situações adversas no seu quadro clínico, Washington conseguiu uma carreira recheada de grandes feitos. O depoimento de Thiago Silva, hoje no Milan mas que em 2008 jogou no mesmo Fluminense de Washington, reforça a idéia da grande pessoa que é Washington. O defensor "rossonero" disse que Washington serviu-lhe de inspiração quando teve diagnosticado um quadro de tuberculose.
"O que ele passou na vida, superando o problema no coração e voltando a jogar, dificilmente alguém conseguiria suportar. Ele foi um dos meus maiores exemplos quando eu tive tuberculose (2005), e uma médica disse que não teria mais condições de jogar futebol. Eu lembrava daquele cara da Ponte Preta, do Atlético Paranaense. Se ele superou, eu conseguiria superar também".
E Thiago Silva completou dizendo o seguinte.
"Eu nunca vou esquecer do Washington, daqueles jogos contra o Boca, contra o São Paulo, de toda a nossa convivência. Ele é tão iluminado que deixou o Flu, voltou e conseguiu reconquistar nossa torcida. Queria deixar um grande abraço e dizer que ele vai deixar saudades".
Diante dessas palavras, nada mais a acrescentar. Apenas um agradecimento: valeu, Coração Valente!
Washington, abraçado pelas filhas, desaba em lágrimas na coletiva onde anunciou sua repentina aposentadoria: jogador limitado tecnicamente, mas de grandes conquistas futebolísticas e incríveis superações de obstáculos.

2 comentários:

  1. É verdade, Washington irá fazer muita falta. Eu como torcedor do Fluminense sinto isso. E só mais uma coisa: Vocês e esse craque irão fazer aniversário no dia da mentira! hehe

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Haha... É verdade! Colocar o blógui no ar logo no dia 1º de abril é um tanto simbólico.

    Se o Washington resolvesse anunciar a aposentadoria no dia do aniversário, acho que muita gente não levaria a sério.

    Abraços.

    ResponderExcluir